Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2009 - 09:57

Alberto Santos-Dumont. Novas Revelações

O maior prazer de Alberto Santos-Dumont era voar suas próprias aeronaves. Mas ele também se dedicou aos esportes, à solidariedade e às mulheres. É o que o jornalista Cosme Degenar Drumond retrata em seu novo livro, uma interessante biografia do "Pai da Aviação".

Durante os cinco anos de preparação de Alberto Santos-Dumont. Novas Revelações, Degenar Drumond concentrou o seu trabalho de pesquisa na figura humana do inventor brasileiro. Nas diversas viagens que fez a Paris, Londres, Buenos e Santiago do Chile, descobriu fatos e documentos inéditos, inclusive sobre os casos amorosos vividos por Santos-Dumont no Brasil e no exterior.

Na opinião de Degenar Drumond, Santos-Dumont foi de fato um conquistador, em todos os sentidos. Elegante no vestir e no trato com as pessoas, o histórico aviador brasileiro praticou várias modalidades de esporte, entre as quais automobilismo, tênis e esgrima.

Santos-Dumont não fazia distinção entre personalidades ilustres e pessoas simples; tratava a todos com a mesma fidalguia. Praticou ações de benemerência e sempre defendeu o emprego pacífico do avião, sobretudo para a integração dos povos. Curiosamente, porém, faleceu no momento em que a aviação era utilizada como instrumento bélico na Revolução Constitucionalista de 1932.

Aberto Santos-Dumont. Novas revelações| Autor: Cosme Degenar Drumond | Editora de Cultura | 296 páginas | R$ 50,00. Informações: (11) 2894-5100 | Site: www.editoradecultura.com.br

O autor: Cosme Degenar Drumond é carioca, nascido em 1947. Jornalista, iniciou sua carreira no então Ministério da Aeronáutica, como redator, no período 1974-1983. Técnico em Assuntos Culturais pelo Museu Histórico Nacional integrou a equipe que organizou e inaugurou, em 1976, o Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro.

Atua na imprensa especializada desde 1985, cobrindo os setores de defesa e aeroespacial no Brasil e no exterior. Possui artigos em publicações nacionais e internacionais. Foi diretor de redação da revista Tecnologia & Defesa até dezembro de 2008.

Por duas vezes, recebeu o Prêmio Santos-Dumont de Jornalismo. É condecorado pelo governo brasileiro com a Medalha do Pacificador, Medalha Santos-Dumont e Medalha do Mérito Aeronáutico nos graus de Cavaleiro e Oficial.

É autor dos livros O Museu Aeroespacial Brasileiro / The Brazilian Aerospace Museum, de 1984, e Asas do Brasil, uma história que voa pelo mundo, de 2004.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira