Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2009 - 10:07

Reforma tributária para baratear medicamentos será defendida durante a Abradilan 2007 em Florianópolis

Novos produtos e lançamentos de medicamentos e cosméticos serão apresentados a 10 mil visitantes da feira.

Em tempos de crise econômica internacional, o preço dos medicamentos à população pode representar uma pressão maior sobre o orçamento doméstico Ainda mais com o reajuste de 5,9% a partir de 31 de março para 20 mil tipos de medicamentos, conforme liberação feita pela Câmara de Regulação do Mercado de medicamentos (Cmed), vinculada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Por isso, durante a Abradilan Farma 2009 – maior feira do setor farmacêutico do país - que acontece de 25 a 27 de março em Florianópolis, será defendida a importância da reforma tributária para desonerar o setor e tornar mais fácil o acesso a medicamentos pela população como um todo, sobretudo a de baixa renda. Também será realizada a 5ª Convenção Nacional da Indústria, Distribuição e Varejo do Setor Farmacêutico, para discutir o panorama do mercado farmacêutico.

A feira, juntamente com a primeira edição da Abradilan HPC (Higiene, Perfumaria e Cosméticos), vai reunir 10 mil visitantes dos laboratórios, distribuidores e redes de farmácias, com 140 estantes e uma previsão de um volume de negócios fechados de R$ 130 milhões – 20% a mais que no ano passado.

“A alta carga tributária impacta diretamente no acesso a medicamentos, um produto básico e vital. E isso causa um efeito drástico para o sistema de saúde público, já que o meio melhor e mais barato para restabelecer a saúde é tratá-la com medicamentos no início da enfermidade, evitando assim agravamentos que levam a internações, custos mais elevados e até a morte precoce”, afirma o presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais (Abradilan),

A Abradilan, em conjunto com outras entidades, desenvolve um estudo em todo Brasil, sobre a a tributação de medicamentos, e seu impacto no orçamento do individuo. “Assim que esse estudo estiver pronto, vamos apresentar uma proposta de tributação justa, que desonere o contribuinte e que os mesmos possam repassar para os consumidores através de redução nos preços”, explica Galindo.

Sobre o reajuste na tabela de medicamentos, o presidente considera a medida irreal. “Existem medicamentos que precisavam ter um reajuste maior, devido a aumentos de matéria-prima. Outros não necessitam de reajuste, haja vista que são oferecidos com descontos bastante elevados no mercado”, analisa Galindo. Segundo ele, o que se faz necessário é a liberação do preço de medicamentos, com controle somente sobre os medicamentos com patentes ou exclusivos. “A liberação dos preços impactaria na tributação de alguns estados e por isso a livre negociação é saudável para a população e para os pequenos empresários”, assegura o presidente da Abradilan.

Para Galindo, apesar das incertezas da economia, o setor farmacêutico deve ser um dos menos prejudicados pela crise, pois os medicamentos são itens indispensáveis à saúde do consumidor, sendo priorizados no orçamento doméstico. No ano passado, o setor expandiu as vendas em 26%, em relação a 2007, com faturamento de aproximadamente R$ 10 bilhões.

Lançamento e Novidades - Entre os destaques estão medicamentos, produtos de homeopatia, produtos importados, linha de cosméticos e softwares para logística e vendas no atacado.

Novos genéricos - Durante o evento, o laboratório Medquímica apresentará a linha de genéricos, que já possuia o Cloridrato de Tetraciclina, e agora incorporou três últimos lançamentos: Paracetamol, Carbocisteína e Cloridrato de Ranitidina. Outra novidade é Cefalina, que está sendo relançada em nova embalagem. A Medquímica terá um estande temático, em estilo colonial. Ao longo dos três dias de feira, várias atrações estarão presentes no local, para animar o público e descontrair o ambiente.

Aparelho contra ronco e apnéia - A importadora 2Brasil Trade, trará os lançamentos No Ronco Apnéia, aparelho desenvolvido para tratamento do ronco, apnéia e bruxismo e o Claredent, sistema de clareamento dental.

A Bras-Asia Comercial traz a linha de preservativos Studex e a linha de barbeadores Viktra e Viktra Plus.

Homeopatia - Na linha de medicamentos de homeopatia, o destaque está na linha Dr..Wlademiro Pereira, que tem como carro-chefe o Forteviron, conhecido por ser um poderoso revigorante. No estande da empresa também estarão expostos outros 14 medicamentos que atuam em diversas disfunções do organismo como cólica, gastrite, alergias, reumatismo etc. A ideia do laboratório é apresentar soluções que proporcionem equilíbrio ao organismo.

Cosméticos - Entre as fabricantes de cosméticos, está a Vedis Cosméticos, que este ano terá dois grandes lançamentos. Um na tradicional linha de Calêndula e outro na linha de protetores labiais. Para o público infanto-juvenil a novidade é uma parceria com a marca Red Nose e para o público infantil, os desenhos da marca Warner - Scooby Doo, Tom e Jerry e Penélope Charmosa -, estamparão as embalagens.

Na área de tecnologia e informática, a WMW Sistens, desenvolvedora de sistemas para as empresas atacadistas, trará no estande 104, as novidades em softwares facilitadores de logística e distribuição.

. [ Abradilan Farma 2009 HPC, dias 25 a 27 de março de 2009, das 14h às 21h, no Centrosul, Florianópolis (SC)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira