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20/03/2009 - 10:13

Nativ Pescados participa pela primeira vez da Super Rio Expo Food

A empresa lançará linha de peixes premium durante a feira e pretende conquistar o mercado carioca.

A Nativ Pescados chegou recentemente ao mercado, mas já ganhou espaço em alguns estados do país como São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e agora pretende conquistar definitivamente o paladar dos cariocas.

Para isso, a empresa participa, pela primeira vez, da 21ª Super Rio Expo Food, uma das maiores feiras do segmento alimentício da América Latina. Organizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro – Asserj e pela Escala Eventos, a feira reúne empresários do setor de alimentos, bebidas, equipamentos, serviços e tecnologia.

A Nativ Pescados iniciou sua distribuição em outubro de 2008 e mesmo em tempos de crise já negocia com grandes empresas do exterior para iniciar a exportação dos seus produtos.

Os países escolhidos para essa primeira fase de negociação são Alemanha, Suíça, França, Estados Unidos e alguns do Oriente Médio. As negociações estão a todo vapor e em breve mais uma empresa brasileira conquistará espaço no mercado internacional.

O presidente da Nativ, Pedro Furlan Uchôa Cavalcanti, aposta nessa feira como uma grande oportunidade de chegar com força total no Rio de Janeiro.

“É a nossa primeira participação em feira setorial e acreditamos que este espaço dará visibilidade aos empresários do segmento, facilitando a informação e principalmente apresentando a nossa linha de produtos que é bem diferenciada”.

A Nativ já iniciou suas vendas na capital do Rio de Janeiro, que superou as expectativas da empresa no primeiro mês. A linha de pescados de água doce já está disponível nas principais redes de supermercados da capital, em mais de 50 lojas. A projeção mensal para a capital era de vender em torno de 10% da produção da Nativ direcionada para todo o Estado, porém a aceitação dos produtos foi tão positiva que nesse primeiro mês as vendas na capital já representam 20% das vendas totais da Nativ para o Estado do Rio.

A idéia de participar da Super Rio Expo Food é parte da estratégia de marketing para fixar a marca Nativ como a primeira marca em peixes de cultivo a ser lembrada pelo consumidor na hora da compra. Durante os quatro dias de feira haverá degustação para os visitantes e parceiros da feira, um público completamente focado nas áreas de interesse da empresa. “O nosso grande objetivo é o de estabelecer bons contatos, conhecer as pessoas e se fazer conhecer. Temos expectativa de realizar ótimos negócios, não necessariamente em volumes de vendas, mas em relacionamento”, diz Cavalcanti.

A 21ª Super Rio Expo Food é um evento que se consolidou como um excelente encontro de negócios para o setor de varejo. Estima-se, que em 2008, a Super Rio tenha negociado cerca de R$ 35 milhões em três dias de eventos, 40% a mais do que em 2007. A expectativa de negociação para 2009 é a de aproximadamente R$ 80 milhões, o dobro do ano passado, e cerca de 40 mil pessoas circulando pelo Riocentro.

Nativ Pescados: Visando a pesca sustentável a Nativ – Indústria Brasileira de Pescados – se apresenta no mercado quebrando paradigmas que rondam os peixes de água doce. Afinal, em matéria de nutrientes, esses peixes não deixam nada a desejar aos que habitam o mar. Eles são fontes de proteína de excelente qualidade, comparável aos da carne de frango ou de vaca.

Apostando na praticidade e no alto padrão de qualidade a Nativ lança sua linha Premium, de peixes originários da região Amazônica, chamada de “Segredos da Amazônia”com o Surubim, Pintado da Amazônia e o Tambaqui, e também trabalha com uma linha composta de 4 produtos de Tilápia, chamada de “Sabores do Mundo”. A linha completa é composta por 17 produtos congelados, sendo nove in natura e oito empanados para a versão varejo e 22 produtos para o Food Service

A garantia de sabor inquestionável e total praticidade na hora de cozinhar, são as principais preocupações da empresa durante o processo de produção. As espécies utilizadas na produção são: Surubim - peixe de couro, de carne clara, sabor suave e consistência tenra , é isento de espinhos; Pintado da Amazônia - peixe híbrido, resultado do cruzamento do Surubim com o Jundiá da Amazônia - peixe de couro, carne de coloração clara, de sabor suave e consistência tenra é isento de espinhos; Tambaqui – peixe de escamas, de carne branca e sabor bem suave,de consistência firme porem tenra; e Tilápia - peixe de água doce com carne bastante apreciada por ser leve e saborosa.

A linha de produtos In Natura (todos sem pele) é composta de Filé e Filezinho de Surubim, Filé de Pintado da Amazônia (inteiro ou em porções), Lombo de Tambaqui e Costela de Tambaqui ( inteira e em ripas) Filé de Tilápia, pedaços de filé de Tilápia.

A linha de produtos industrializados, todos empanados, tem opções a base de carne de peixe para atender os mais diversos hábitos de consumo. Para aqueles que gostam de lanche, a dica é o Hambúrguer e o Fish Bits. Mas se são os aperitivos que apetecem o paladar, as Tirinhas de Filé de Tambaqui ou de Pintado da Amazônia e os Fish Bits são uma ótima pedida. Para o prato principal, os deliciosos Filés de Tambaqui e Pintado da Amazônia, Crispy Fish, filé de Tilápia empanado e tirinhas de Tilápia empanadas.

Que a carne de peixe é extremamente benéfica ao corpo humano, isso todo mundo sabe. A novidade é que agora, com os produtos Nativ, é possível manter a alimentação saudável com praticidade, segurança alimentar e muito sabor.

Produção do pescado Nativ: O investimento em maquinário de ponta, qualificação de pessoal e produtos de alto padrão dão condições à empresa de oferecer aos clientes da Nativ o que há de mais saudável quando o assunto é pescado.

Os peixes são transportados vivos em caminhões tanque até o Frigorífico, descarregados em tanques de espera e só são abatidos após um período de descanso. Esse tempo é extremamente importante para manter todas as qualidades do pescado, garantindo todas as características organolépticas (sabor, tato e odor) preservadas, além da garantia da segurança alimentar.

Após a sensibilização por meio de imersão em tanque com água e gelo a 0°, o peixe fica atordoado e é feita a sangria, sem que haja sofrimento. A próxima etapa é a esteira para lavagem e em seguida a máquina de remover as escamas, quando houver. O peixe segue então para as mesas de filetagem, um processo manual em que a carne é cortada em porções já pré-estabelecidas. São diversos cortes, entre eles o lombo, costela, filé, entre outros.

Após essa etapa, segue para classificação, pesagem, embalagem e congelamento, cujo processo é o IQF (Individual Quick Frozen), ou seja: congelamento rápido individual (peça a peça), garantindo assim total praticidade para o consumidor. Importante destacar que neste processo não existe a possibilidade de adição de água ao produto, prática ilegal que algumas empresas utilizam, garantindo assim total rendimento ao produto.

É importante destacar que todo o processo de industrialização leva em média uma hora até o congelamento, portanto, é impossível ter um peixe congelado mais fresco que os produtos Nativ.

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