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20/03/2009 - 10:39

Cartões de Crédito e Meios de Pagamento em tempos de crise serão temas abordados em conferência em São Paulo

“Mercado de R$ 387,5 bilhões será o tema de conferência entre o especialista em consumo popular Renato Meirelles e diretores de empresas de cartões de créditos”.

São Paulo– Diretores de cartões de crédito e especialistas discutirão entre os dias 24 e 25 de março, em conferência anual organizada pelo IQPC, as novas metodologias, estratégias, parcerias, tecnologias, fidelização de clientes e ferramentas de marketing para gerenciar produtos no setor de cartões e formas de pagamentos. Os debates acontecerão no contexto da atual situação do mercado e do cenário da crise mundial, refletindo sobre as tendências da área e inclui na programação, temas como mobile payment, private label e cartões híbridos.

Para o consultor Renato Meirelles, sócio-diretor da Avenida Brasil, única agência de propaganda especializada em consumo de baixa renda no País, o crescimento da faixa da população considerada a nova classe média brasileira, pode ajudar o setor de cartões a driblar as possíveis dificuldades do mercado. “Diante da pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas que aponta o crescimento da classe média brasileira (considerando famílias com renda entre R$ 1.064 e R$ 4.591), essa é uma hora importante para analisarmos como o consumidor das classes C, D, E se relaciona com os meios de pagamento e como essas empresas pensam seus produtos diante desse tipo de público”, afirma Renato.

Segundo dados informados recentemente pela FGV a faixa da população que incluía a classe C, considerada a nova classe média brasileira, em dezembro de 2008, passou a representar 53,8% da população. No mesmo período de 2007, esse percentual era de 51,8%. Diante desses dados e da previsão de 6,1 bilhões de transações com cartões no Brasil, para este ano, segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, Meirelles, que também é um dos palestrantes, mostrará como os meios de pagamentos eletrônicos estão cada vez mais presentes na vida do consumidor da classe média e apresentará aspectos do consumo da população em contraste com a segmentação de renda. “Para o consumidor da classe C, o cartão de crédito é realmente utilizado como instrumento de crédito, enquanto para as classes A e B, o uso do cartão é uma questão de comodidade. Antes, quem tinha cartão pertencia ao topo da pirâmide, mas atualmente a maioria dos cartões está dentro da classe média e as empresas precisam levar isso cada vez mais em consideração”, acrescenta o especialista.

Importantes empresas do setor como Mastercard, VISA, Mastercard Advisors, Verdecard, Redecard, Banco do Brasil, Citibank, Caixa Econômica Federal, AME Eletrônica, Validata Meios de Pagamento, HSBC Losango e Lojas Renner terão representantes durante o evento.

Realização: IPQC – International Quality and Productivity Center “Conferência: Cartões & Meios de Pagamento”, de 24 e 25 de março de 2009, das 8h30 às 17h, no Blue Tree Towers Morumbi, Avenida Roque Petroni Júnior, 1000 – Brooklin Novo– São Paulo – SP. Mais informações: www.iqpc.com/br/cartoes

Agência Avenida Brasil: A Avenida Brasil Comunicação é a única agência de propaganda do país especializada no mercado de baixa renda. e possui experiência de oito anos no mercado desde 2001 realizando estudos e pesquisas junto ao consumidor para oferecer aos seus clientes opções de publicidade focada na base da pirâmide da renda brasileira

Sobre Renato Meirelles: Publicitário formado pela FAAP com MBA em gestão de negócios pela ESPM, colaborou no livro Varejo para Baixa Renda, publicado pelo Centro de Excelência em Varejo da FGV – EAESP (GVcev) e é autor do livro “Um jeito fácil de levar a vida - O guia para enfrentar situações novas sem medo”, publicado pela Saraiva. É também colunista de diversas revistas e editor do site ‘brasildeverdade’. Meirelles foi diretor do instituto de pesquisa Data Popular e conduziu mais de 200 estudos sobre o comportamento do consumidor de baixa renda. Atendeu em sua carreira, clientes como C&A, Unibanco, Coelce, Gol, Positivo Informática, BIC, Eurodata, Grupo Silvio Santos, Banco iBi, Klabin Segall, Pernambucanas, Portal Terra e Camargo Corrêa. Atualmente é sócio-diretor da agência de propaganda, Avenida Brasil.

O IQPC é uma multinacional de informação empresarial, com sede nos E.U.A. e escritórios em 11 países. No Brasil, a empresa segue a missão do grupo de levar conteúdo atrativo e atualizado para executivos, promovendo, assim, o desenvolvimento de diversos setores da economia. A elaboração de nossos produtos é baseada na imparcialidade e na qualidade do conteúdo, respeitando as expectativas e as necessidades de informação de cada mercado.

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