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23/03/2007 - 08:52

Consultor entrega projeto de Educação Financeira a vereador de RP

O Consultor Financeiro e presidente da Boriola Consultoria, Dr. Cláudio Boriola, entrega dia 23 de março, ao vereador Pedro Roberto Gomes (PSOL) de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, o Projeto de sua autoria sobre a implantação da disciplina Educação Financeira nas escolas, que foi promovido através de um abaixo assinado por iniciativa popular lançado publicamente no dia 27 de janeiro de 2004.

No mesmo ano, a proposta foi entregue pessoalmente ao Secretário Executivo Sr. Jairo Jorge do Ministério da Educação em reunião realizada na sub-sede da Federação dos Empregados do Comércio do Estado de São Paulo - FECESP no dia 29 de agosto, através do seu Presidente Dr. Paulo Fernandes Lucania, o qual encontra-se em análises técnicas pelos técnicos do Ministério da Educação.

De acordo com Boriola, o objetivo de se entregar o Projeto a Câmara de Rio Preto é fazer com que o conteúdo seja analisado pelo Poder Legislativo para que possa ser implantando futuramente no Município. “Educar a arte de poupar dinheiro cabe aos pais, mas seria essencial que as escolas ensinasse essa teoria, portanto, falta iniciativa do Poder Público quanto a este assunto, uma vez que ter uma vida financeira equilibrada é a essência para um futuro digno e promissor de conquistas. E, ensinar os pequenos de hoje a utilizar bem o dinheiro lhes concederá as melhores condições de vida material e muito mais equilíbrio emocional quando se tornarem os grandes de amanhã”, comenta o Consultor.

Segundo o especialista, ao se analisar o atual estágio da educação financeira no Brasil, observa-se que a abordagem do assunto ainda é incipiente em relação aos demais países desenvolvidos, como os Estados Unidos e o Reino Unido. Isso pode ser explicado pelo longo período de inflação no Brasil, que levou a uma preocupação maior com a preservação do poder aquisitivo do patrimônio em detrimento do planejamento de longo prazo. Contudo, com o processo de estabilização e de abertura econômica, o mercado financeiro nacional se modernizou, de modo que os indivíduos e as suas famílias passaram a demandar conhecimento e informação atualizada para tomarem as suas decisões financeiras.

“Diante desse quadro, algumas ações podem ser sugeridas: incentivar a cultura de poupança na população e os conceitos de crédito e de economia nas escolas e nas universidades. Para que isso seja efetivo, deve-se envolver a ação de setores organizados, como as universidades e a mídia. Além disso, deve-se inserir a educação financeira nos programas de todos os níveis de ensino. No âmbito informal, promover a coordenação de esforços e monitoramento da qualidade dos programas, inclusive, quanto ao quesito de responsabilidade social e de respeito à cidadania dos indivíduos; inclusão da educação financeira no sistema de ensino oficial. Nas universidades, a educação financeira pode ser incluída nos programas de ensino para que a academia desenvolva esse tipo de conhecimento. Em seguida, é recomendável o envolvimento do corpo docente e discente na elaboração de programas que visem divulgar o conhecimento”, explica.

Ainda de acordo com ele, no Brasil, há uma situação preocupante, demandando urgência na inserção da educação financeira em todas as esferas: “Em um país com desequilibrada distribuição de renda, onde representativa parte dos recursos produtivos é direcionada ao Estado, tornando imprescindível a excelência na gestão de recursos escassos por parte dos indivíduos e de suas famílias. Além de ser necessária uma coordenação maior de esforços e monitoramento das iniciativas do setor privado, o papel do setor público será de extrema importância para a propagação, fortalecimento e consolidação duradoura da educação financeira, sendo a participação das escolas e das Universidades de grande relevância para o seu êxito”, conclui Boriola. | Por: Fabrício Andrade/Boriola Consultoria.

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