Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2009 - 12:16

BASF lança, em parceria com a Fujiwara, a primeira bota de poliuretano da América Latina

BASF faz parceria com a Fujiwara, empresa de equipamentos de segurança, para lançar o produto no mercado, a bota de poliuretano é uma alternativa às atuais que são feitas de outras matérias-primas, é um produto inovador e exclusivo, pois não existe nenhuma outra empresa fabricante de botas de poliuretano.

Lançada na FISP – Feira Internacional de Segurança e Proteção –, a bota de poliuretano é mais uma inovação da BASF e nasceu da parceria com a empresa de equipamentos de segurança Fujiwara. Este novo produto é feito de poliuretano, uma matéria-prima nunca usada antes para esta aplicação e que pode trazer benefícios em seu uso.

A Fujiwara trabalhou por mais de um ano no projeto do produto e quando estavam na fase de desenvolvimento a parceria com a BASF veio para ajudar na melhor formulação. A BASF da Itália, que já possuía expertise em calçados, pois era fornecedora para as principais marcas de calçados européias, foi quem forneceu o poliuretano adequado para a realização dos testes. O resultado foram botas de poliuretano testadas e aprovadas pelas normas vigentes e totalmente inovadoras, pois não existe nenhum produto semelhante no mercado.

A bota de poliuretano tem características diferentes e melhores do que as feitas com outras matérias-primas, como por exemplo, as feitas com PVC. Elas são mais confortáveis, mais leves, possuem mais resistência a baixas temperaturas, a agentes químicos e biológicos, a abrasão e flexão, e têm também tratamento antifungo e antibactéria, que são grandes diferenciais.

O poliuretano empregado no calçado como solado proporciona mais conforto para todo o corpo. Além de ser mais leve que as outras matérias-primas utilizadas em calçados de segurança, suas características diminuem a pressão na planta do pé, eliminando as vibrações que vão para a estrutura músculo-esquelética, principalmente nos tornozelos, joelhos e quadris. O conforto é sempre um fator a ser considerado em um calçado, e por isso, o poliuretano é, sem dúvida, o componente mais indicado.

“Calçados de segurança, principalmente botas, são geralmente utilizados em locais de manuseio de agentes químicos e com a temperatura bem abaixo do normal. O poliuretano já é utilizado para isolamento térmico de diversas formas e a aplicação deste componente nestas botas evita que a temperatura baixa penetre no calçado”, afirma Marcos Fernandes Carreiro, químico de desenvolvimento da BASF Poliuretanos. “Com relação aos agentes químicos, o poliuretano tem apresentado excelente resistência a maioria deles”, completa Carreiro.

É comum acontecer, com o constante uso do calçado, o desgaste do solado do sapato. Este desgaste, chamado de abrasão, juntamente com a flexão, indicam dois itens essenciais para a qualidade do produto, inclusive porque são exigidos quando submetidos a aprovação dos órgãos reguladores. O poliuretano tem se mostrado extremamente resistente à abrasão e flexão, principalmente se comparado a outros materiais.

Outra questão importante com relação a calçados de segurança é a proliferação de fungos e bactérias, pois em muitos casos estas botas são utilizadas em frigoríficos e câmaras frias, ambientes onde o desenvolvimento destes micro-organismos é propício. Desta forma, é necessário que todas as roupas e acessórios utilizados não deem condições de proliferação dos fungos e bactérias. Este é mais um diferencial do poliuretano, pois ele se mantém neutro no ambiente e atua como antifungo e antibactéria.

“Analisamos o cenário internacional e visitamos as principais feiras do setor para verificar em quais tipos de indústria existe a procura por este produto”, afirma Miguel Vieira Filho, gerente de desenvolvimento de produto da Fujiwara. E foi com base nesta pesquisa que o foco inicial de distribuição serão as indústrias petroquímicas, alimentícias, de agronegócios e serviços, pois necessitam de produtos altamente seguros e de boa qualidade.

As botas de poliuretano são a grande inovação no que diz respeito a calçados industriais. Além de possuir todos estes diferenciais de performance, fazem parte da linha Eco-Boots da Fujiwara.

Fujiwara - Considerada a maior exportadora de Equipamentos de Proteção Individual do Brasil, além de ser uma das marcas mais reconhecidas no território nacional, a Fujiwara fabrica, mensalmente, cerca de 600.000 pares de calçados e 300.000 pares de luvas de proteção. Toda essa produção garante mais de 2.500 empregos diretos e indiretos.

Qualidade, inovação, criatividade e a capacidade de atender a todas as exigências do mercado mundial fazem da Fujiwara uma empresa arrojada, sempre atenta às tendências e necessidades do mercado global. Seus produtos previnem e evitam danos à saúde e garantem a segurança de todo trabalhador, sempre atendendo aos critérios técnicos e de performance.

Sua missão é oferecer produtos e serviços que proporcionem a melhoria da qualidade de vida dos clientes e colaboradores por meio do trabalho comprometido com os valores de integridade, respeito, humildade e criatividade.

Perfil da BASF - A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. Como uma parceira confiável, a BASF ajuda seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF conta com aproximadamente 97.000 colaboradores e contabilizou suas vendas em mais de 62 bilhões de euros em 2008. As ações da BASF são atualmente negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). | www.basf.com.

. As vendas na América do Sul totalizaram aproximadamente €2.99 bilhões de euros em 2008 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás). - Na América do Sul, a BASF contava com mais de 5.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2008

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira