Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2009 - 12:22

Vendas nos supermercados terão crescimento de até 7% em 2009

Em palestra realizada na APAS, em parceria com a Gateway Security, o ex-ministro da Fazenda Delfim Netto apresentou previsão de crescimento entre 3% e 7% para o segmento . Apesar das previsões otimistas, margens de lucro continuarão baixas. Além das vendas, empresas precisam investir na eficiência operacional para manter a competitividade. Prevenção de perdas e combate aos furtos deverão ser o foco das atenções do varejo em 2009.

Se as previsões se concretizarem e o PIB apresentar aumento de 2% em 2009, o faturamento dos supermercados poderá chegar a 7% (descontada a inflação), um dos maiores da economia no ano. E mesmo em caso de cenário pessimista, com PIB sofrendo regressão de -1%, as vendas do setor ainda podem bater a casa dos 3%. A previsão é do ex-ministro da Fazenda, Antonio Delfim Netto, apresentada em uma palestra especial promovida pela Gateway Security (www.gateway-security.com.br) e a APAS - Associação Paulista de Supermercados para empresários e dirigentes varejistas.

Na sua avaliação, um dos principais fatores que sustentarão este crescimento é a imagem altamente positiva que os consumidores fazem do segmento. “No que se refere à confiança dos clientes, os supermercados brasileiros encontram-se em posição privilegiada em relação à Rússia, Índia e China, tanto quantitativa quanto qualitativamente”, considera.

O varejo, entretanto, não pode se iludir com as perspectivas otimistas. As margens de lucro continuarão baixas e tendem a cair ainda mais devido ao aumento da concorrência, que vai pressionar a queda de preços. “A saída para o setor será investir na eficiência operacional e, principalmente, na prevenção de perdas, responsável por prejuízos de R$ 322 milhões no auto-serviço em 2008”, alerta o diretor da Gateway Security, Luiz Fernando Sambugaro.

Na opinião de João Sanvozo Neto, presidente da APAS, o empenho do setor de supermercados ao longo da sua história no Brasil é que faz a diferença. “O varejo brasileiro se destaca pela eficiência, geração de empregos e contribuição à economia do País, afirma. “Neste momento de apreensão sobre os rumos da economia, a palestra do professor Delfim Netto tranqüilizou nosso setor, pois reforçou as perspectivas de crescimento.”

De acordo com estudos do Programa de Administração do Varejo (Provar), o índice de perdas nos supermercados chegou a 2,15%, ultrapassando inclusive margem de lucro histórica do setor, que varia de 1,5% a 2%. “Neste momento de crise, mais do que nunca combater as perdas irá representar a diferença entre o lucro e o prejuízo para o varejo”, afirma Sambugaro.

Integrante do grupo sueco Gunnebo AB, líder na Europa em sistemas de segurança para a área corporativa, a Gateway desenvolve soluções contra furtos de mercadorias (etiquetas antifurto, protetores, circuito fechado de TV), responsáveis por quase 40% das perdas no varejo. No Brasil, a empresa atende as principais redes de varejo em diversos segmentos, como Besni, C&A, Daslu, Emporio Armani, Fnac, Hering, Marisa, Riachuelo, Drogarias Farto, Panvel, Supermercados Batista, Covabra, Farinha Pura, Guanabara, Lagos, Russi, Wal-Mart, Y. Yamada, Casa & Vídeo, Center Castilho, Ransons, Roldão, TIM, VIVO, OI e CLARO.

Gateway Security (www.gateway-security.com.br) - Uma das líderes no desenvolvimento de soluções técnicas e de design para proteção eletrônica de mercadorias no varejo, a Gateway Security integra o grupo sueco Gunnebo AB, uma das maiores da Europa na área de segurança. No Brasil, a Gateway Security oferece soluções em prevenção de perdas através de produtos que atendam às necessidades específicas de cada segmento. Antenas, acessórios, etiquetas anti-furto rígidas e adesivas, circuito fechado de TV (CFTV) e monitoramento de PDV entre outros, permitindo adequar custos e viabilizar a implantação de soluções eficientes seja qual for o tamanho da sua loja.

Entre os clientes da empresa estão as principais grifes de moda e redes de varejo, entre elas: Marisa, C&A, Riachuelo, Besni, Zoomp, Ellus, Emporio Armani, Drogarias Farto e Y. Yamada.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira