Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2009 - 12:41

Petrobras: projeto Cidades da Solda do Rio de Janeiro em espaço de 500 m²

O projeto adotará a metodologia do SENAI, com conteúdos programáticos adequados à construção da autonomia do aluno durante sua formação.

O projeto Cidades da Solda do Rio de Janeiro foi inaugurado, no dia 17 de março (terça-feira), em Campos Elíseos, Duque de Caxias. Erguido em espaço de 500 metros quadrados com capacidade para comportar o público-alvo de cerca de 250 pessoas, a Cidade da Solda de Duque de Caxias vai abrigar oficinas de formação de soldadores, que serão qualificados para o trabalho nas áreas de petróleo e gás, siderurgia, mineração, além de papel e celulose na região.

De acordo com o gerente geral da Refinaria Duque de Caxias (Reduc) e coordenador do Fórum Regional do Prominp de Duque de Caxias, João Ricardo Lafraia, o projeto representa uma conjugação de esforços no sentido de levar melhor qualidade de vida e qualificação profissional para os moradores de comunidades do entorno da Reduc. “Este será um espaço de cidadania. A idéia é implantar uma série de outras oficinas e atividades sociais, de forma que os moradores encontrem qualificação para usufruir dos benefícios das obras e empreendimentos da região”, afirmou Lafraia.

Representando o coordenador nacional do Prominp, o secretário executivo do Comitê Setorial de Abastecimento, Michel Fabianski, observou que existe grande demanda por este tipo de mão de obra. "Certamente os bons alunos terão oportunidade de trabalho, pois contamos com um banco de dados disponibilizado para diversas empresas”.

Presentes no evento, alguns dos futuros alunos da Cidade da Solda de Duque de Caxias não escondiam o entusiasmo: "É a oportunidade que eu esperava. Vai me ajudar na faculdade de Engenharia de Petróleo que começo agora”, comemorou Amanda Santana, 21 anos, uma das representantes femininas do grupo, moradora de Duque de Caxias.

Moradores de Bom Retiro, Cláudio Boechat, Jeferson Moreira e Igor da Silva, todos com 19 anos, sonham em encontrar, no futuro, emprego em uma refinaria como a Reduc: "Nos sentimos privilegiados por termos sido selecionados”. As aulas totalizarão 300h/curso e estão previstas para começar no dia 06 de abril.

Representando o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, o secretário de Trabalho e Renda Jorge Cezar de Abreu afirmou que o projeto é inovador e ousado. "Andaremos juntos, somos parceiros de vocês", disse. Para o presidente do SITICOMMM, Josimar Campos, trata-se da concretização de um sonho: "O movimento sindical deve buscar a educação profissional dos trabalhadores, que hoje estão se sentindo contemplados”.

Histórico - Iniciado em 2005 em Contagem, Minas Gerais, o Cidades da Solda conquistou São Paulo e, devido ao sucesso no alcance de seus objetivos, está sendo agora implantado no Rio de Janeiro. Vale destacar que a Cidade da Solda do Fórum de Duque de Caxias tem uma abrangência ainda maior que as demais já implementadas, pois desenvolverá cursos para níveis básico, médio e avançado da área de soldagem.

O projeto adotará a metodologia do SENAI, com conteúdos programáticos adequados à construção da autonomia do aluno durante sua formação. Atualmente existem três Cidades da Solda nos municípios de Contagem, Betim e Coronel Fabriciano (MG); além de uma unidade em São José dos Campos (SP). A unidade de Duque de Caxias será a quinta.

Implementado no Rio de Janeiro pela Petrobras/Reduc, através do Fórum Regional do PROMINP de Duque de Caxias, em parceria com o SITICOMMM (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Montagem Industrial, Mármore e Granito, Mobiliário e Vime de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Magé e Guapimirim), o projeto conta, ainda, com o co-patrocínio de empresas como White Martins e Esab.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira