Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2009 - 09:46

Explicando o Equinócio no meio do mundo


O evento turístico “Equinócio das águas, descobrindo o mundo da Astronomia", promovido pela Secretaria de Turismo do Estado do Amapá aconteceu de 20 a 22 de março (sexta a domingo), no complexo Monumento Marco Zero, com extensa programação para o publico na capital Macapá. O evento foi um sucesso.

O Equinócio é o conhecido fenômeno astronômico, causado pela inclinação da Terra em sua orbita, que em seu caminho em torno do Sol (o ano), visto daqui anda de um trópico a outro, e duas vezes por ano cruza a linha do Equador, saindo do hemisfério Sul e entrando Norte, ou vice-versa, originando a primavera e o Outono. Como Macapá está cortada pela linha do Equador, e parte do Estado, na verdade teve o início ali as duas estações do ano. Parte da população que mora no hemisfério Sul começou o outono e a outra parte a primavera. em 22 de setembro próximo será o inverso.

Ano Internacional da Astronomia - O tema escolhido foi em comemoração ao Ano Internacional de Astronomia, outorgado pela Unesco e a União Astronômica Internacional, pelos quatro séculos do uso da luneta astronômica na observação dos astros, iniciado em 1609 pelo astrônomo italiano Galileu Galilei.

Monumento Marco Zero - O Monumento Marco Zero é um complexo turístico, em Macapá, com salas para conferencias, eventos, shows, que tem no terraço um grande obelisco, de 27 metros de altura, com uma abertura circular no alto. Somente nos Equinócio, em 20 março e 22 de setembro, quando o Sol, que está perfeitamente posicionado na linha do Equador, e ao jogar a sua luz na sua abertura, projeta uma bola de luz no chão, bem em cima da linha equatorial, demarcada no chão. Isso acontece porque o Sol nasce perfeitamente no Leste e vai se por a Oeste, andando na linha do Equador, que está em cima da cabeça dos habitantes da capital do Estado do Amapá. O fenômeno poder ser visto também um dia antes e depois, com certo deslocamento do centro do círculo. Mas é válido.

Olhando a natureza - Durante todo o dia as pessoas puderam observar o deslocamento do círculo de luz solar em cima da linha do Equador, entre uma chuva e outra, que é um fenômeno natural, entre sessões de planetário móbile, apresentações culturais, grupos folclóricos, exposições do meio ambiente e artesanal; esportes radicais, cinema (filme Tainá 2), gastronomia e venda de artesanato.

Cortado pela linha do Equador e as margens do rio Amazonas - Macapá é a única capital do Brasil cortada pela linha do Equador e as margens do rio Amazonas e o evento turístico desse ano, em Macapá, contou com a presença do do Ministro Gilmar Mendes, presidente do Superior Tribunal Federal, do ex-presidente da República e Senador José Sarney, presidente do Senado Federal e do governador do Estado do Amapá, Valdez Goes entre outras autoridades. A atriz Eunice Baía, a Tainá, também esteve no Equinócio, para promover o terceiro filme do tema.

Durante a abertura, no Marco Zero, no dia 20 de março, (o fenômeno do cruzamento do Sol pela linha equatorial, que ,ocorreu as 8 horas e 44 minutos) foi feito uma explanação para as autoridades e o público presentes do fenômeno Equinócio, o Marco Zero, e sobre a importância de sua promoção turístico e científica, pelo físico Marcomede Rangel, do Observatório Nacional, do Ministério da Ciência e Tecnologia, que a dez anos vem estudando o local, acompanhando o fenômeno.

[Foto: esq/dir, o senador José Sarney, presidente do Senado Federal com o físico Marcomede Rangel, do Observatório Nacional – MCT, em frente ao Marco Zero, em Macapá].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira