Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2009 - 09:59

INCA inaugura Emergência Pediátrica

Novo setor atenderá exclusivamente crianças e adolescentes .

As crianças e adolescentes assistidos pelo Instituto Nacional de Câncer – INCA contarão, a partir de 24 de março, com um setor próprio exclusivamente voltado para o atendimento de emergência. A previsão é que, com a abertura da Emergência Pediátrica, que funcionará 24 horas por dia, haja aumento de 25% no número desse tipo de atendimento, que atualmente é de 200 por mês. Além disso, a expectativa é reduzir em 50% o tempo de espera e em 10% o número total de internações infantis.

A Emergência Pediátrica funcionará num espaço confortável e com ambientação própria para os pacientes infanto-juvenis, localizado no térreo do edifício-sede do INCA, na Praça Cruz Vermelha 23 – Centro. O ambiente ganhou decoração especial, com painéis com temas infantis, do arquiteto Jairo de Sender e do artista plástico Rudi Diel.

A criação do novo setor foi possível graças ao apoio da Fundação do Câncer, Instituto Ronald McDonald e do INCAvoluntário (o voluntariado da instituição). A emergência infantil contou com investimento de R$ 882 mil, incluindo a realização das obras, a compra dos equipamentos e os primeiros 12 meses de funcionamento.

Antes da iniciativa, o atendimento de emergência de crianças e adultos era realizado num mesmo espaço. “A nova emergência infantil propiciará, ambiente adequado, com equipe especializada, maior agilidade no tratamento e, consequentemente, maior bem-estar para as crianças e melhores resultados dos tratamentos”, observa Sima Ferman, chefe do Serviço de Pediatria do INCA.

A infraestrutura do novo setor, que atenderá crianças da pediatria e da hematologia do INCA, inclui um consultório e três leitos, além de equipamentos de suporte e de transporte para atendimento de casos graves. A equipe é formada por pediatras e enfermagem especializada.

No ano passado, o setor pediátrico do INCA realizou 9.120 atendimentos ambulatoriais e 5.556 em quimioterapia, além de 1.056 internações. Foram abertos 280 prontuários. São realizados anualmente 2.400 atendimentos de emergência no ambulatório de Pediatria e, com a abertura da emergência pediátrica, se espera aumentar para 3.000 atendimentos/ano.

O câncer destaca-se como a mais importante causa de óbito dentro da faixa etária de 1 a 18 anos. O câncer pediátrico representa cerca de 3% de todos os cânceres que acometem a população. No Brasil, excluindo-se as causas externas, é a principal causa de morte, por doença, na faixa etária de 5 a 18 anos.

De modo diferente de diversos tipos de câncer do adulto, não há confirmação de que existam fatores ambientais envolvidos no aparecimento do câncer infanto-juvenil, para que sejam desenvolvidas estratégias de prevenção específicas. Portanto, a forma mais efetiva de controlar a doença em crianças e adolescentes é o diagnóstico precoce, aliado ao tratamento adequado num centro especializado e qualificado para esta assistência.

“Com esse modelo de atenção, aliado a diversas formas de suporte social para as famílias, que necessitam um longo período de dedicação ao paciente em tratamento, é possível alcançar os melhores resultados, como nos países desenvolvidos”, afirma Sima Ferman.

Oncologia Pediátrica do INCA - A Oncologia do INCA foi criada em 1957, consolidando-se como centro de referência para o tratamento de neoplasias malignas na infância. A Seção de Oncologia Pediátrica é responsável pelo atendimento de crianças portadoras de tumores sólidos. O atendimento às neoplasias hematológicas em crianças é realizado pelo Serviço de Hematologia.

A Oncologia Pediátrica conta com UTI Pediátrica, Ambulatório Pediátrico, Hospital Dia (Quimioterapia) e Consultório Odontológico, além de Sala de Recreação, Brinquedoteca e Sala de Aula, em parceria com a Secretária Municipal de Educação, para as crianças internadas no Instituto. Possui ainda um Consultório Oftalmológico, único no Estado do Rio especializado no tratamento de crianças portadoras de retinoblastoma, tumor oftalmológico mais frequente na infância. | Site: www.inca.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira