Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2009 - 10:05

O filantropo norte-americano Mortenson recebe o maior prêmio civil do Paquistão


Oo Sitara-E-Pakistan (Estrela do Paquistão), por seus dezesseis anos de esforços para promover a educação e a alfabetização para meninas nas áreas rurais .

Islamabad, Paquistão -No dia 23 de março de 2009 (segunda-feira), o filantropo Greg Mortenson recebeu o maior prêmio civil do Paquistão, o Sitara-e-Pakistan ("Estrela do Paquistão") por seus dezesseis anos de esforços para promover a paz através da educação e da alfabetização de meninas da área rural, em uma cerimônia oficial em Islamabad.

Somente três estrangeiros receberam o prêmio Sitara do Paquistão.

"Essa é uma grande honra e bondade", afirma Greg Mortenson, atualmente em Cabul, "mas o crédito real deve ser dado aos milhões de incansáveis professores, alunos e ao bom povo do Paquistão, que persevera e deseja ter esperança através da educação, apesar dos enormes obstáculos."

Mortenson frequentemente cita um provérbio africano que ele aprendeu quando criança, "se você dá educação a um menino, você educa um indivíduo, mas se você dá educação a uma menina, você educa uma comunidade."

Greg Mortenson é o cofundador da organização sem fins lucrativos Central Asia Institute http://www.ikat.org, deu início à Pennies For Peace http://www.penniesforpeace.org, e é coautor do bestseller internacional 'Three Cups of Tea' (‘Três Xícaras de Chá’) http://www.threecupsoftea.com que é atualmente o número 1 na lista de bestsellers de não-ficção do New York Times (na lista por mais de dois anos), e publicado em 29 países.

Mortenson acredita que educar meninas deveria ser uma das maiores prioridades globais, e menciona estatísticas mostrando que, em países onde há maior alfabetização entre as mulheres, a mortalidade infantil diminui significativamente, a explosão populacional é controlada, e a qualidade de vida e saúde em geral melhora. Ele acredita que a educação e a alfabetização são o principal caminho para a paz, pois a ignorância promove somente o ódio.

Mortenson cresceu próximo ao Monte Kilimanjaro, Tanzânia (1958 a 1973). Seu pai foi cofundador do Kilimanjaro Christian Medical Center (Centro Médico Cristão de Kilimanjaro), e sua mãe, Jerene, deu início à International School Moshi (Escola Internacional de Moshi).

Em julho de 1992, a irmã de Mortenson, Christa, morreu de um ataque após batalhar a vida inteira contra a epilepsia na véspera de uma viagem para visitar Dyersville, Iowa, onde o filme sobre baseball, 'Field of Dreams', foi filmado em um milharal. Um ano depois, em honra da memória de sua irmã, Mortenson tentou escalar o K2, no Paquistão, a segunda mais alta montanha do mundo.

Após a subida do K2 em 1993, enquanto se recuperava em uma cidade local, Mortenson encontrou um grupo de crianças sentadas no chão escrevendo com gravetos na areia, e fez uma promessa de ajudá-las a construir uma escola.

Dessa ousada promessa nasceu uma campanha humanitária de uma vida inteira, dedicada a promover a educação, especialmente para meninas, no Paquistão e no Afeganistão.

Mortenson construiu mais de 78 escolas na área rural do Paquistão e do Afeganistão, que dão educação a mais de 30.000 crianças, incluindo 22.000 meninas, onde antes havia poucas oportunidades para educação.

Seu trabalho não foi sem dificuldades. Em 1996, ele sobreviveu a um sequestro armado de oito dias nas áreas tribais da província da fronteira noroeste do Paquistão, escapou de um tiroteio em uma rixa entre contrabandistas de ópio escondendo-se por oito horas no meio de fétidas peles de animais em um caminhão que ia para uma fábrica de curtimento de couro. Ele superou dois fatwehs (decretos religiosos) de clérigos muçulmanos, foi investigado pela CIA, e recebeu três ameaças de morte de americanos após o 11 de setembro, por ajudar crianças muçulmanas.

Mortenson é um herói vivo para as comunidades rurais do Afeganistão e Paquistão, onde ganhou a confiança dos líderes islâmicos, comandantes militares, autoridades governamentais e chefes tribais.

Quando não está no exterior durante metade do ano, Mortenson, com 51 anos, vive em Montana, EUA, com sua mulher, Dr. Tara Bishop, e dois filhos.| Livro http://www.threecupsoftea.com | http://www.ikat.org | Programa para crianças Pennies For Peace http://www.pennniesforpeace.org | Por: PR Newswire.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira