Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2009 - 10:06

Nádia Menezes recebe prêmio de Gestora de RH mais admirada do Sistema Coca-Cola Brasil

A gerente de Pessoas da distribuidora de refrigerantes Brasal, Nádia Menezes, foi vencedora do concurso: Gestor (a) de RH mais admirado (a) do Sistema Coca-Cola Brasil.

O concurso foi lançado em 2008, com base no que a companhia chama de “Novos Contornos”, que são comportamentos e competências que a Brasal busca em seus funcionários.

O processo de avaliação contou com três etapas. Primeiro os participantes realizaram uma avaliação 360º, da qual serviu como base de eliminação. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas com todos os diretores, gerentes, subordinados, pares e clientes internos na planta onde cada candidato trabalhava. Por fim, houve uma reunião na sede da Coca-Cola Brasil no Rio de Janeiro com todos os participantes, exceto os finalistas, onde foram escolhidos os vencedores.

Nádia foi a Gestora Mais Admirada no contorno “Inconformismo Construtivo”, mas seu caminho a este título não foi fácil. Além de sua experiência e persistência, Nádia contou também com um curso para desenvolver sua liderança, O Líder do Futuro. Em entrevista exclusiva, ela narra como foi sua mudança e o que fez com que ela alcançasse mais esta conquista.

Foi uma surpresa ser reconhecida pelo Programa do Gestor de RH Mais Admirado do Sistema Coca-Cola Brasil? . Certamente! Tenho idéia de que contribuo muito com os objetivos que queremos alcançar, mas como temos pessoas muito competentes em nosso grupo, foi sim uma grande e grata surpresa! Mais feliz do que ter sido reconhecida Gestora Mais Admirada, fiquei feliz pelo comportamento “Inconformismo Construtivo”. Questiono muito meu jeito de ser, de não ficar calada, de sempre procurar entender o sentido das coisas, de não me conformar com o status quo das situações e por acreditar que a melhoria sempre deve ser buscada. Entretanto, as pessoas como eu, são muitas vezes incompreendidas, pois podemos passar a percepção de que somos reclamões.

O que você fez de diferente para obter esse reconhecimento? . Sinceramente, olhando o contorno “Inconformismo Construtivo”, nada! Brinco que, apesar de estar com 35 anos, continuo invariavelmente na fase do “por quê” das coisas. Não me convenço fácil! Não porque eu queira questionar tudo, mas por entender que sempre podemos buscar formas diferentes para fazer coisas diferentes e construir resultados diferentes! Agora, pensando em como trabalhar esse comportamento, certamente tenho buscado apresentá-lo de uma maneira mais positiva! Com uma atitude mais positiva, expondo meu pensamento de maneira mais adequada com o objetivo de não causar nas pessoas impressões negativas.

O Líder do Futuro te ajudou nessa conquista? Como? . Com certeza! Precisaria de um livro para contar como cheguei ao Líder do Futuro, à Crescimentum e o como me ajudaram.

O Líder do Futuro foi a semente robusta e saudável que me foi disponibilizada com todo carinho. Uso a metáfora da semente, porque de nada adiantaria ter ido ao treinamento, passado por aquela semana enriquecedora e, ter saído de lá sem a intenção de mudar, adaptar e rever meu comportamento. Lembro que nos primeiros dias pós Líder do Futuro, eu ficava eufórica porque queria fazer tudo de uma vez, mas, ao mesmo tempo, com a constante preocupação de fazer de maneira consistente, pois não queria que as pessoas pensassem que eram mudanças sazonais e, que passados alguns dias eu voltaria ao modus operandi anterior.

No Líder do Futuro, revi conceitos e ferramentas de liderança que podem e devem ser usadas por nós a todo tempo, não só no trabalho, mas, sobretudo, vi que se tudo isso não fizer sentido e não tiver valor para mim, de nada adiantará! O maior diferencial do Líder do Futuro é que ele nos permite pensar: “Sou humana, humanos erram, mas podem também acertar! A liderança está dentro de nós e devemos buscá-la, não somente para sermos chefes, gestores, líderes, mas para sermos felizes, primeiro com nós mesmos e, depois com aqueles que nos cercam!”

O que você passou a fazer de diferente na sua liderança após o Líder do Futuro? . Passei a tentar ser uma melhor ouvinte, a dedicar mais tempo para a interação com as pessoas, a perceber melhor o funcionamento de cada pessoa, a buscar aplicar e dividir com minha equipe ferramentas que podem nos ajudar em nossas interações com nosso cliente interno. Aprendi que podemos alcançar os resultados de uma forma mais leve, para mim, para minha equipe e para nosso cliente!

Qual o impacto dessa diferença de comportamento sobre você, sua equipe de trabalho e sua família? . Pelos feedbacks que recebo, acho que eles percebem tais mudanças e, principalmente, percebem meu esforço para acertar, e isso sim tem importância! Tenho certeza de que não vou acertar sempre, mesmo que eu queira. Por outro lado, ter a certeza de que todos estão percebendo meu esforço e intenção positiva tem muito mais valor para mim.

Já o impacto em mim... Certamente, estou mais feliz, mais leve, mais altruísta com certeza e, isso tem me feito um bem enorme!

Se você pudesse resumir o Líder do Futuro em uma palavra, qual seria ela? O que ela representaria para você? Renascimento, que representa para mim, ter a certeza que sempre podemos começar tudo de novo!.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira