Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2009 - 10:13

Alunas de moda do SENAI/SC expõem criação para indústria no SCMC

Balneário Camboriú (SC) - As estudantes Camila Roberta Pereira, Giovanna Paschoali Bertolotto, Vivian Cristina Alves, do curso técnico de Moda e Estilismo do SENAI de Joinville encontraram um novo desafio: produzir moda para uma indústria de cerâmica de mesa. As peças desenvolvidas para a Oxford, de São Bento do Sul, ganharam a passarela no primeiro dia do evento de encerramento demais uma edição do Santa Catarina Moda Contemporânea, no dia 21 de março (sábado), em Balneário Camboriú. "Foi um grande desafio, mas o projeto nos mostrou que temos oportunidade de trabalhar em outros setores e não apenas na indústria de vestuário", salienta Vivian.

O projeto Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC) tem o objetivo de aproximar estudantes de moda e o setor industrial. Durante cerca de um ano, alunos de várias instituições desenvolvem coleções conceituais para empresas. Eles interagem com as áreas de criação, marketing e industrial das organizações. Os estudantes pesquisam perfil dos consumidores, características das empresas, aplicando na prática a teoria aprendida nas aulas. Nesta edição, iniciada em abril de 2008 e encerrada agora, o SENAI possui oito grupos de alunos desenvolvendo para oito empresas.

"Mesmo sendo uma indústria cerâmica, aplicamos todos o processo de desenvolvimento do produto que aprendemos para o setor da confecção", expica Camila. É provável que o resultado não chegue as linhas de produção das indústrias, mas para os estudantes é uma conquista saber que a empresa pode estudar a adoção em suas linhas comerciais de alguns elementos criados no projeto. É o que está ocorrendo com os produtos desenvolvidos pelas alunas do SENAI/Joinville para a Oxford.

Camila, Giovanna e Vivian usaram o tema Fractal Art para o desenvolvimento das peças. A geometria fractal é resultado de cálculos matemáticos aleatórios, que dão origem a imagens únicas e exclusivas. É praticamente impossível de se repetirem, exatamente pela infinidade de possibilidades. "Queríamos uma arte abstrata e encontramos esta alternativa. Ela tem 350 anos de história e continua contemporânea".

As alunas criaram motivos decorativos para peças nas formas tradicionais da Oxford. Elas também criaram peças em formas alternativas, produzidas no laboratório de prototipagem do SENAI/Joinville. São pratos em formatos alternativos e uma caneca sinuosa.

As formas da arquitetura brasileira de Oscar Niemeyer e dos irmãos Campana serviram de inspiração para a estudante Jéssica Boca Santa, do curso técnico em estilismo do SENAI de Brusque, no desenvolvimento de coleções de moda praia masculina para a TKT'S. O desafio de Jéssica foi grande, pois tanto ela, quanto a unidade do SENAI de Brusque como a empresa estrearam no SCM nesta edição.

Alexandra Caroline Pacher, Aline Ludmila Hardt e Rubia Dorigatti, do curso superior de produção do vestuário do SENAI de Rio do Sul, buscaram a inspiração no Taj Mahal para a coleção desenvolvida para a Villa Confecções. Eles se sentem felizes por terem percebido que a Índia estaria em evidência, ainda antes de a TV Globo anunciar que faria uma novela ambientada naquele país asiático.

"O Taj Mahal é talvez a maior prova de amor que a humanidade já registrou", afirma Rubia. Ela lembra que o suntuoso palácio foi construído por um príncipe indiano para abrigar os restos mortais de sua mulher. As estudantes de Rio do Sul utilizaram elementos da arquitetura nas peças confeccionadas. Exemplos são as pedras, para lembrar as pedras preciosas incrustadas na parede e a textura de uma saia feita com um conjunto de origamis produzidos em tecido e sem qualquer elemento de fixação. As estudantes também retrataram o principal sentimento presente na concepção do templo indiano: o amor, representado pelo vermelho, cor bastante freqüente na coleção.

A beleza e ousadia das coleções dos estudantes do SENAI/SC.: SENAI/Brusque: Empresa: TKT'S | Coleção: Brasilidade "Enquanto Arte, Arte que Não É Arte" | Aluna: Jessica Boca Santa | Professora orientadora: Heloisa Testoni. A coleção procura trabalhar com a arquitetura e o design brasileiro, tendo como base para a criação das modelagens a visão única, perspicaz, da sensibilidade e do apurado senso estético, juntamente com as linhas curvas e sinuosas das obras de Niemeyer.

SENAI/Joinville.: Empresa: Oxford: Coleção: Fractal Art: Alunos: Camila Roberta Pereira, Giovanna Paschoali Bertolotto, Vivian Cristina Alves. Professora orientadora: Regina Santos: A coleção Fractal Art. se origina de fórmulas matemáticas que se transformam em imagens atraentes e surpreendentes. A cada mudança de cálculo surge uma imagem única. É uma coleção atemporal, assim como a geometria fractal que tem mais de 350 anos, mas sua arte continua contemporânea.

Com inspiração no design orgânico e na hibridez dos fractais a coleção é apresentada por peças com formas e decorações expressivas e inovadoras. A cartela de cores, enfatizada pelas cores verde, amarelo, azul e vermelho, surgiu da falta de limites que os fractais proporcionam, remetendo ao psicodélico e sua infinita possibilidade de combinações. A auto-similaridade, a irregularidade e a criatividade presentes na coleção atingem um público ousado e que tem desejo pelo exclusivo.

SENAI/Rio do Sul.: Empresa: Villa Confecções: Coleção: Taj Mahal : Alunos: Alexandra Caroline Pacher, Aline Ludmila Hardt e Rubia Dorigatti. Professora orientadora: Graziela Cicatto: O Taj Mahal foi edificado, com estrutura de mármore branco, contém caligrafias retiradas do Corão pintadas no chão e nas paredes, é incrustado com pedras semipreciosas trazidas de várias partes do mundo. Sua cupúla é costurada com fios de ouro, as paredes foram esculpidas com flores de lótus, as janelas delicadamente lapidadas formam lindos mosaicos ao nascer e ao por do sol. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.

Inspiradas na magnitude e beleza do Taj Mahal foi criada uma coleção, com calças, vestidos, saias e tops afim de que estas fossem capazes de transportar o espectador a um passeio pelo monumento e assim sentir a grandiosidade de um amor sem limites. O Taj Mahal: uma lágrima na face da eternidade.

SENAI/Criciúma: Empresa: Per te: Coleção: Lady Butterfly: Alunos: Yelena Taylor Lenczak Zanette: Professora orientadora: Angela Cristina. Durante todo o século XX as mulheres passaram por várias metamorfoses: de moças frágeis e submissas a mulheres fortes, independentes e livres de preconceitos. Em tons pastéis, contemplando o prata, Lady Butterfly apresenta o lado delicado e feminino da mulher contemporânea; já as cores escuras, como preto, verde e vermelho - demonstram o seu lado sexy e decidido - e a mistura de tecidos leves e pesados reafirmam essa dualidade. A coleção Lady Butterfly é representada por calças e vestidos leves e soltos acompanhados por casacos bem estruturados.

SENAI/Blumenau.: Empresa: Dudalina: Coleção: Humor: Alunos: Élin de Godois, Giselle Tarnowski, Daniella Wessler. Professores Orientadores: Rosenei Terezinha Zanchett, Silvio Cezar Sanches. Um toque de humor é a proposta da coleção. A conexão entre os trabalhos eloqüentes do designer Karim Rashid com as produções surrealistas e provocadoras do fotógrafo David LaChepelle são os ingredientes principais para compor um humor inteligente e inusitado. Formas desconstruídas, bolsos diferenciados, sobreposição de tecidos com cores vivas e contrastantes combinando com o estilo das marcas da Dudalina e apresentados numa coleção marcada pela possibilidade de aliar o design com a fotografia sendo ao mesmo tempo lúdico, irônico, provocador e sofisticado.

SENAI/Blumenau.: Empresa: Buettner: Coleção: Brincadeira de gente grande: Alunos: Juliana Cruz Krupsky, Aline Brito Fialho, Bruna Lenhardt Soares. Professores Orientadores: Rosenei Terezinha Zanchett, Silvio Cezar Sanches. A coleção inovadora e contemporânea Brincadeira de gente grande, aposta em peças com design exclusivo, explorando o conceito de modelagens ousadas e criando com toque de humor, uma atmosfera sensual e misteriosa. Num exercício que mistura formas clássicas e geométricas, combinado às possibilidades criativas das cores preto e branco, a coleção elegeu como símbolo, a singular e cativante, imagem do gato noturno. Um verdadeiro jogo de percepções para um público que preza elegância e conforto, sem deixar de lado a ousadia e as fantasias da infância.

SENAI/São João Batista.: Empresa: Marisol: Coleção: Estrelinhas do cinema: Alunos: Andréia Pizzolo, Elisa Dalsenter, Nathalya Puel. Professor Orientador: Renato Ruiz. A coleção `'Estrelinhas do cinema'' é voltada para o público infantil, buscando as estrelas mirins que marcaram época no mundo artístico, com seus personagens de maior destaque. A coleção divide-se em quatro momentos: Inspirado no cinema mudo, a primeira linha traz quatro modelos de sapatos-botinhas em sola de TR translúcida. A segunda linha aborda as "Estrelas", com quatro modelos inspirados no brilho de Hollywood. A proposta traz solado rasteirinho, em botas, botinas e sapatinhos. Desbravadores é a proposta da terceira linha, quando o cinema ficou conhecido por seus filmes de ação e aventura como destaque as botinas com o solado evidenciado pela mistura de materiais como crocos e camurça. A quarta linha traz o mundo lúdico das crianças. Buscando inspiração nos desenhos animados, onde as crianças trabalham sua imaginação, em três modelos de cabedais.

SENAI/Jaraguá do Sul.: Empresa: Dalila: Coleção: Banana Nada Banal: Alunos: Luciane Lenz, Sally Neitzel Caropreso. Professora orientadora: Anna Paula Cavalcanti. Banana Nada BanaL representa um novo olhar sobre a cultura regional e nacional e uma fuga ao mito da igualdade imposta pela globalização. Onde o cultivo da banana torna-se o tema de uma coleção sofisticada, artesanal e com forte apelo ecológico. Em que as formas trazem as sobreposições e camadas da bananeira, além de serem uma reverência ao centenário de nascimento de Carmen Miranda.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira