Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2009 - 10:53

Equipes da FEI conquistam 2º e 4º lugares em competição nacional de bajas


15ª Competição SAE BRASIL-PETROBRAS terminou no dia 22 de março (domingo), em Piracicaba, e reuniu estudantes de mais de 40 instituições de todo o Brasil

As duas equipes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) subiram ao pódio no dia 22 de março (domingo), ao conquistarem o segundo e o quarto lugares na 15ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP. Com 925,15 pontos, a equipe FEI Baja 2 ficou com a segunda colocação e a equipe FEI Baja 1 conquistou a quarta posição, com 799,90 pontos. Por ter vencido a competição internacional em 2008, no Canadá, a equipe da FEI representará o Brasil, também como convidada especial, na Baja SAE Wisconsin, que será realizada pela SAE International, de 11 a 14 de junho, em Milwaukee, EUA.

As equipes da FEI também foram premiadas nos quesitos conforto de operador (equipe FEI Baja 2), na qual um juiz especializado em testes de veículos dirige o baja para avaliar se é confortável ao piloto, e melhor apresentação de projeto (equipe FEI Baja 1), uma em que os estudantes são sabatinados sobre o desenvolvimento do projeto. A competição, realizada pela SAE BRASIL, começou na quinta-feira (19) com as provas de segurança e terminou no domingo (22) com o enduro de quatro horas, numa pista de terra de 2,1 mil metros de extensão, cheia de obstáculos.

Ficar entre os cinco primeiros colocados era o objetivo das duas equipes da FEI, que levaram para o interior de São Paulo bajas com tecnologias que beneficiam o meio ambiente. Os dois veículos ganharam placas para o aproveitamento de energia solar para carregar as baterias, dispensando a utilização da energia do motor. Outra novidade foram os faróis de lâmpadas LED instalados nos carros e alimentados por energia solar. “Os principais fatores que contribuíram para o resultado foi organização e trabalho em equipe. Todos nós trabalhamos com o mesmo ideal”, destaca o capitão da equipe FEI Baja 2, Eric Noguchi, 22 anos, aluno do curso de Engenharia Mecânica.

Eric também afirma que o novo projeto de suspensão dianteira - tipo duplo braço triangular – e traseira, que ganhou nova geometria, a McPherson, também foi determinante para a conquista do troféu. “Com o carro mais leve, melhoramos a aceleração. Agora, nos Estados Unidos, pretendemos conquistar os mesmos resultados anteriores e alcançar mais um título internacional para o nosso país", disse o capitão. Atualmente, o Brasil possui quatro títulos no mundial da SAE International, o primeiro com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1998, e os demais com a FEI, em 2004, 2007 e 2008. A FEI também possui quatro títulos nacionais na categoria, em 2001, 2002, 2005 e 2007.

Os dois veículos estavam mais leves, sendo que cada baja pesava 220 kg carregado (com o piloto). Além de tecnologia GPS, desenvolvida pelos alunos em parceria com o IPEI (Institutos de Pesquisa e Estudos Industriais) da FEI, os veículos possuem sistema de telemetria, que gerencia e transfere ao box, em tempo real, informações como velocidade, rotação do motor, níveis da bateria e do tanque de combustível.

A 15ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS também homenageou um grupo de engenheiros responsáveis pela criação em 1995 do Projeto Baja SAE no País, um deles o professor Ricardo Bock, coordenador do curso de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI. O Projeto Baja SAE é inspirado em competição similar realizada há 40 anos na América do Norte, principalmente Estados Unidos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira