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24/03/2007 - 07:32

LANXESS: Desempenho bem-sucedido em 2006

Brasil superou o Canadá e já representa o segundo mais importante mercado para a empresa no ranking de vendas nas Américas.

Destaques para o primeiro dividendo proposto: EUR 0,25 por ação, EBITDA antes dos excepcionais aumentou 16,2%, indo para EUR 675 milhões, margem EBITDA antes dos excepcionais avança para 9,7%, lucro líquido de EUR 197 milhões, e débito financeiro reduzido para EUR 511 milhões.

No Brasil, as vendas aumentaram 11.2% em 2006 (já considerados os ajustes no portfólio), atingindo EUR 163.3 milhões (2005: EUR 146.8 milhões), o Brasil superou o Canadá no ranking de vendas nas Américas, passando a ocupar a segunda posição em vendas na Região.

As unidades de negócio Leather e Inorganic Pigments, seguidas pela unidade Lustran Polymers foram os destaques da empresa no Brasil, as vendas de produtos químicos para tratamento de couros cresceram 22%, unidade de pigmentos inorgânicos bateu recorde de produção com sua fábrica de Porto Feliz.

São Paulo - A LANXESS, empresa especializada em produtos químicos plásticos e borrachas, apresentou um ótimo desempenho em 2006, registrando um aumento substancial na sua receita (EBITDA antes dos excepcionais). Ao anunciar os resultados de 2006 em Düsseldorf, o Chairman da empresa, Axel C. Heitmann comentou: “A LANXESS segue firme na rota par diminuir a distância em relação aos seus concorrentes internacionais.”

No Brasil, onde a empresa está representada por meio da totalidade de suas 14 unidades de negócio, a LANXESS conseguiu um crescimento nas vendas de 11.2% em 2006, atingindo EUR 163.3 milhões (2005: EUR 146.8 milhões), já considerados os ajustes no portfólio. Desde que iniciou suas atividades no Brasil a empresa tem atingindo crescimento de dois dígitos, ano após ano. Como resultado, a operação brasileira já ultrapassou o Canadá, ocupando o segundo lugar no ranking de vendas da empresa nas Américas.

Comparado ao ano anterior, a unidade de negócios Leather obteve uma ótima performance, com crescimento de vendas de 22%.

No último trimestre de 2006, a unidade de pigmentos inorgânicos conseguiu aumentar sua participação no mercado e atingiu recordes de produção e vendas em virtude do aumento na demanda. Novos investimentos de já foram aprovados pela matriz para viabilizar o aumento na capacidade de produção da planta instalada em Porto Feliz, em São Paulo.

Indicadores de desempenho - O principal indicador de desempenho do Grupo LANXESS, o EBITDA antes dos excepcionais, melhorou substancialmente em 16,2% em 2006, indo para EUR 675 (2005: EUR 581) milhões. A margem EBITDA antes dos excepcionais subiu 1,6 pontos percentuais, indo para 9,7% (2005: 8,1%). As receitas do resultado operacional (EBIT) aumentaram significativamente, indo para EUR 376 (2005: EUR 28) milhões. A tendência positiva também se refletiu nas receitas líquidas, já bem dentro do azul, com EUR 197 milhões, depois das perdas líquidas de EUR 63 milhões no ano anterior. A LANXESS obteve uma redução significativa no seu débito financeiro, que caiu de EUR 680 milhões em 2005 para EUR 511 milhões em 2006.

As vendas em 2006 desenvolveram-se da forma esperada, caindo 2,9%, indo para EUR 6,94 (2005: EUR 7,15) bilhões em virtude das mudanças no portfólio e dos efeitos negativos do câmbio, especialmente em relação ao dólar americano.

Entretanto, ajustadas para o desinvestimento nas unidades de negócio Fibras e Papel e na subsidiária RheinChemie iSL, bem como para as mudanças adversas no câmbio, atingiram um pequeno aumento de 1,2%.

Dividendo proposto pela primeira vez - Considerando a situação muito melhor da receita, a LANXESS pela primeira vez vai propor o pagamento de dividendos para 2006. “Este é um pequeno reconhecimento à lealdade dos nossos acionistas”, disse Heitmann. O Conselho de Administração e o Conselho Consultivo da LANXESS AG vão pedir na Assembléia Geral dos Acionistas de 31 de março de 2007 que os acionistas aprovem o pagamento de um dividendo de EUR 0,25 por ação.

Perspectivas para 2007 - Até 2009 o Grupo pretende atingir uma margem EBITDA antes dos excepcionais igual à média dos seus principais concorrentes, que em 2006 ficou entre 12% e 14%. Alinhada com este objetivo, a LANXESS espera que sua margem tenha uma tendência melhor do que a média dos concorrentes nos próximos três anos.

Para 2007 a LANXESS prevê um ambiente econômico estável, e espera um desempenho operacional ainda melhor. A companhia está prevendo um crescimento moderado nas vendas em 2007, depois do ajuste dos efeitos no portfólio. “A LANXESS já registrou um bom início de ano”, disse Heitmann. Serão dadas diretrizes específicas sobre a margem EBITDA antes dos excepcionais para todo o ano de 2007 quando os resultados do primeiro trimestre forem publicados. Os investimentos em 2007 devem exceder EUR 300 milhões.

Resultados de 2006 por segmento -A LANXESS melhorou o seu principal indicador de desempenho, o EBITDA antes dos excepcionais, em todos os quatro segmentos em 2006.

Os números do ano passado mostram uma posição forte no mercado do segmento Performance Rubber, que inclui todas as atividades da LANXESS na fabricação e comercialização de borracha sintética. As vendas do segmento cresceram 5,8% em 2006, atingindo EUR 1,78 (2005: EUR 1,68) bilhões. O aumento de quase 16% no EBITDA antes dos excepcionais, EUR 248 (2005: EUR 214) milhões, deveu-se parcialmente à contenção dos custos e a melhorias na eficiência. Os aumentos nos custos da matéria prima, que em alguns casos foi significativo, foram repassados para o mercado. Em 2006 o segmento foi recompensado com todos os benefícios da reestruturação e das medidas de contenção de custos iniciadas na unidade de negócio Technical Rubber Products. A margem EBITDA antes dos excepcionais subiu para 14 % (12,8%).

O segmento Engineering Plastics, que combina todas as atividades com polímeros da LANXESS, registrou ainda uma melhoria em 2006. Embora as vendas tenham caído 1,7%, indo para EUR 1,71 (2005: EUR 1,74) bilhões por causa do desinvestimento da unidade de negócio Fibers que estava enfrentando perdas, o segmento viu as receitas em EBITDA antes dos excepcionais aumentarem 56,1%, indo para EUR 103 (2005: EUR 66) milhões, graças aos aumentos nos preços de venda e aos esforços de reestruturação. A margem EBITDA antes dos excepcionais melhorou visivelmente, indo para 6% (3,8%). As unidades de negócio do segmento sentiram os efeitos positivos dos aumentos de preço, que resultaram do aumento nos custos da matéria prima e da energia. A unidade de negócio Lustran Polymers continuou a sua estratégia de crescimento orientada para o valor, deliberadamente desistindo do negócio não lucrativo. A unidade de negócio Semi-Crystalline Products conseguiu um alto nível de utilização da capacidade durante todo o ano, com contribuições de mais receitas vinda das capacidades adicionais na China.

O segmento Chemical Intermediates, com seus precursores e intermediários químicos, novamente registrou um forte desempenho em receita. As vendas permaneceram conforme planejado em EUR 1,53 (2005: EUR 1,54) bilhões. As unidades de negócio Inorganic Pigments e Basic Chemicals aumentaram seus preços para repassar os aumentos nos custos de matéria prima e energia. Graças à melhoria clara nas receitas da unidade de negócio Saltigo, a EBITDA antes dos excepcionais do segmento subiu 16,1%, indo para EUR 245 (2005: EUR 211) milhões, resultando em uma margem de 16% (13,7%).

Os ajustes no portfólio deixaram sua marca no segmento Performance Chemicals, que tem uma ampla gama de atividades voltadas para o usuário no campo de produtos químicos funcionais e de processo. As vendas caíram 8,3% devido às mudanças no portfólio, indo para EUR 1,81 bilhões. Ajustadas para o desinvestimento na unidade de negócio Papel e na Subsidiária RheinChemie iSL, as vendas subiram ligeiramente, ou seja, 1,7%. Em todas as unidades de negócio, exceto a de Rubber Chemicals, os preços foram aumentados ou mantidos no nível do ano anterior. As vendas nas unidades de negócio Material Protection Products e Leather desenvolveram-se bem. A EBITDA antes dos excepcionais aumentou 3,8% em relação ao ano anterior, indo para EUR 220 (2005: EUR 212) milhões. A margem aumentou 1,4 ponto percentuais, indo para 12,1% (10,7%).

Entre 2004 e 2006, a LANXESS conseguiu reduzir a proporção dos ganhos com vendas com uma margem EBITDA antes dos excepcionais de menos de 5%, de aproximadamente 40% para aproximadamente 20%. O Grupo vai continuar rigorosamente neste caminho com o objetivo de não ter na receita de nenhum dos negócios uma margem EBITDA abaixo de 5% até 2009.

Resultados do quarto trimestre de 2006 - No quarto trimestre de 2006 as vendas caíram 7%, indo para EUR 1,67 (2005: EUR 1,79) bilhões devido aos efeitos do portfólio e do câmbio. O EBITDA antes dos excepcionais cresceu para EUR 105 (2005: EUR 89) milhões. O EBIT melhorou, indo para EUR 39 (menos 111) milhões. *As receitas no ano anterior foram retidas pelas significativas cargas da reestruturação.

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