Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2009 - 11:36

Instituto Arte das Américas será representado pela historiadora Marilia Andrès, no fórum teórico da X Bienal de Havana

Em 02 de abril, terça-feira, às 15horas, no Museu Nacional de Belas Artes de Havana. Realização: X Bienal de Havana. Contatos: IAA: Fernando Pedro e Marilia Andrés (31) 3491-2001. Site: www.comarte.com.

A historiadora Marilia Andrés Ribeiro vai participar do Fórum Teórico da Bienal de Havana, que será realizado entre 31 de março e 3 de abril, no Museu de Belas Artes de Havana. O Fórum discutirá a questão da Integração e Resistência na Era Global e terá a participação de pesquisadores e curadores de Cuba, Brasil, México, Espanha, Canadá, Chile e EUA.

A X Bienal de Havana será realizada entre 27 de março e 27 de abril de 2009 e reunirá artistas contemporâneos da América Latina, Caribe, África, Ásia e Oriente Médio. Participarão também artistas da América do Norte, Europa e Austrália. As obras, projetos e performances serão apresentados nas edificações coloniais do Centro Histórico e também nas ruas e praças da cidade de Havana. Os artistas convidados apresentarão trabalhos que discutem a problemática de integração e resistência no mundo globalizado, tema da Bienal. Em comemoração aos 25 anos de fundação a Bienal prestará homenagem a alguns artistas que contribuíram para o desenvolvimento de expressões locais em diversas regiões do planeta, tais como: Leon Ferrari, Fernell Franco, Sue Williamson, Wifred Lam e Raúl Martinez.

Marília Andrés Ribeiro apresentará no Fórum Teórico a comunicação Diálogos entre o Local e o Global na Arte Contemporânea Brasileira, onde mostra a importância do diálogo entre artistas, curadores e historiadores para a construção da história da arte contemporânea na Américas. Discute ainda as questões da expansão do campo artístico, do hibridismo e da mestiçagem na arte contemporânea, focalizando a poética de três artistas brasileiros - Hélio Oiticica, Ivã Volpi e Jorge dos Anjos - artistas que ressignificam a cultura popular brasileira dentro do contexto contemporâneo.

O intercambio entre o IAA e Cuba existe desde a fundação do Instituto no ano 2000, quando foram convidados para participar nos Fóruns já realizados. Segundo o presidente do Instituto, o historiador e editor Fernando Pedro da Silva, é fundamental manter e ampliar os debates culturais nas Américas. No evento em Cuba o IAA apresentará as três Revistas do Instituto Arte das Américas e continuará o intercâmbio cultural iniciado com Cuba, através da participação de Ibis Hernandez Abascal, Nelson Herrera Isla e Hilda Maria Rodrigues Henríquez nos Fóruns organizados pelo IAA em Belo Horizonte. Até o momento o Instituto Arte das Américas, sediado em Belo Horizonte, organizou três Fóruns temáticos: Intercâmbios Culturais (2003); Arte e Ensino (2004) e Arte Pública (2006), contando com a participação de pesquisadores, curadores e artistas provenientes de vários países das Américas: Cuba, Canadá, México, Argentina, EUA e Brasil. O Instituto pretende continuar as ações neste ano, incentivando projetos comunitários como o Circuito da Cerâmica e o Circuito da Pedra Sabão e promovendo o IV Fórum Arte das Américas centrado na temática Expansão: novas possibilidades da imagem.

As Revistas do Instituto Arte das Américas, que apresentam os textos dos participantes dos três Fóruns, podem ser encontradas na sede do Instituto, localizada na Av. Guarapari 464, Pampulha, Belo Horizonte, Cep: (31) 560-300, telefax (31) 34912001, e-mail: [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira