Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2009 - 11:45

Mercado de comerciais leves cresce 96,8% no primeiro bimestre de 2009

Concessionários que atuam no segmento venderam 2.119 unidades em janeiro e fevereiro deste ano.

Brasília – No primeiro bimestre de 2009, os concessionários do Distrito Federal comercializaram 16.365 veículos, o que representou um crescimento de 10,53% em relação ao mesmo período do ano passado. O bom resultado deve-se, de certa forma, à recuperação do segmento de comerciais leves, que abrange picapes, camionetes e utilitários em geral.

Dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do DF Sincodiv/DF) mostram que, nos dois primeiros meses do ano, foram vendidas 2.119 unidades desse tipo de automóvel, contra 1.077 na mesma época de 2008. O aumento nos emplacamentos foi de 96,8%. Apenas no segundo mês do ano, 1.090 carros foram comercializados, contra 532 em fevereiro de 2008.

De acordo com o diretor de Vendas do Sincodiv/DF, Hélio Aveiro, o aumento da demanda por utilitários ocorreu em função dos contratos com empresas públicas e privadas, que solicitam quantidades maiores. Para ele, a redução do Imposto de Produtos Industrializados (IPI) que incide nos veículos também contribuiu bastante para que isso ocorresse. “As empresas em contrato em andamento, aproveitaram o benefício para substituir a frota de veículos, o que ajudou na recuperação das vendas”, argumenta.

O presidente do Sincodiv/DF, Ricardo Lima, ressalta que a marca obtida nesse segmento é um sinal de que o brasileiro quer reagir à crise internacional. “O crescimento na comercialização de comerciais leves demonstra que o consumidor está lutando contra os efeitos negativos da crise por meio do trabalho, uma vez que muitos desses veículos são usados para o transporte de mercadorias”, considera.

Dentre os comerciais leves que mais foram vendidos em fevereiro, o Fiat Strada ocupa a primeira colocação do ranking. Os concessionários que trabalham com o veículo emplacaram 198 unidades, contra 126 em janeiro, o que significou uma alta de 57,1%, a maior do período. Apesar da queda de 15,8% nas vendas, o Ford EcoSport foi o segundo mais vendido no segundo mês do ano. Foram 117 carros, contra 139, ou seja, um recuo de 15,8%.

O Tracker, da GM, teve um desempenho melhor. As autorizadas que trabalham com esse veículo venderam 102 unidades, contra 67 em janeiro. O desempenho rendeu um incremento na comercialização de 52,23%. Ao contrário do Hyundai Tucson, que registrou queda de 6,9%. Foram 81 veículos vendidos em fevereiro, contra 87 no mês anterior. O GM S 10 manteve a média que o mantém entre os cinco carros da categoria mais vendidos no DF. Cinquenta e quatro unidades foram comercializadas, contra 56.

Sincodiv-DF – O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV/DF) é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.


Ranking dos modelos mais vendidos*(comerciais leves):

Fevereiro/2009............................................. Janeiro/2009

1º- Fiat Strada – 198 unidades...................... 126 unidades

2º- Ford Eco Sport – 117 unidades................ 139 unidades

3º- GM Tracker - 102 unidades....................... 67 unidades

4º- Hyundai Tucson – 81 unidades................... 87 unidades

5º - GM S10 – 54 unidades.................................56 unidades

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira