Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2009 - 08:15

Os perigos do herpes ocular

Quando não tratada corretamente, a doença pode causar até a perda do olho.

Durante o verão é muito comum o surgimento do herpes bucal, já que ficamos mais expostos ao sol, o que pode diminuir a imunidade. Entretanto, muitos não sabem que o vírus do herpes também pode se manifestar nos olhos e trazer conseqüências graves para a visão se não for tratado. “Quando a ceratite herpética, ou herpes ocular, não é tratado, pode ocorrer diminuição da capacidade visual, opacificação da córnea, deixando o olho branco, e até mesmo, perda do globo ocular”, alerta o oftalmologista Marco Canto, diretor da Clínica Canto.

Embora não seja muito conhecida e divulgada, até 5% das conjuntivites são, na verdade, causadas por vírus, entre eles a ceratite herpética. A transmissão desses vírus pode acontecer através do contato direto ou indireto com uma pessoa que está com alguma infecção aparente causada por eles. “O vírus também pode ser transmitido sexualmente, como no caso do herpes genital”, explica o oftalmologista.

Depois da contaminação, o vírus permanece sempre latente nos gânglios sensoriais da pessoa. “Fatores como infecções, febres, exposição solar demasiada, traumas, enfim, baixa imunidade, pode reativar o vírus, que migra através dos nervos para os tecidos, como lábios e córnea, caracterizando a infecção recorrente”, explica o oftalmologista. Os principais sintomas são: dor inicial seguida de desconforto, olho vermelho, perda da sensibilidade corneana e percepção visual além de muita sensibilidade à luz.

Tratamento e prevenção - A doença não tem cura, mas com tratamento adequado, as lesões causadas pelo vírus podem ser diminuídas. O tratamento inicia com antivirais tópicos e cuidados nos locais dos olhos e da pele acometidos pelas infecções. Caso haja agravamento da doença é necessário o uso de antivirais por via oral. “É fundamental o pronto reconhecimento e tratamento adequado para diminuir as lesões causadas. Quanto mais cedo o tratamento for instituído, melhores serão os resultados, entretanto, sempre há o risco da perda do globo ocular”, afirma o especialista.

Para quem já possui o vírus do herpes, não é possível prevenir a doença, mas, como lembra Marco Canto, os cuidados com a saúde, alimentação, exercícios físicos e bons hábitos de vida sempre diminuem a probabilidade da ocorrência. E caso ocorram o surgimento de quaisquer sintomas, é fundamental procurar um oftalmologista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira