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25/03/2009 - 08:19

Vencedores do Prêmio Primus Inter Pares são conhecidos em evento promovido pela Assintecal


O público lotou o espaço do NH Hall no dia 23 de março (segunda-feira), durante a entrega do Prêmio Primus Inter Pares Assintecal/Braskem e o tradicional Jantar Anual da associação. A apresentadora Cristina Ranzolin foi a mestre de cerimônias

Uma noite de grandes emoções marcou a cerimônia de entrega da edição 2009 do Prêmio Primus Inter Pares Assintecal/Braskem, realizada durante o Jantar Anual da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos). Dez empresas foram reconhecidas por suas iniciativas nas áreas de Inovação Tecnológica, Exportação, Responsabilidade Social, uso da Marca by Brasil e Imprensa. A solenidade, realizada no NH Hall Espaço de Eventos em Novo Hamburgo (RS), contou com a presença do prefeito Tarcisio Zimmermann e representantes do Governo do Estado, juntamente com representantes de diversas instituições públicas e privadas.

O presidente da Assintecal, Luis Cláudio Amaral, saudou os participantes do encontro e ressaltou a importância de uma cerimônia dedicada ao reconhecimento das empresas que se caracterizam por apresentar soluções criativas e inovadoras e que tenham contribuído para melhoria dos resultados e fortalecimento do setor. Também aproveitou para dar as boas-vindas aos profissionais e compradores internacionais que participam da FIMEC (Feira Internacional de Couros, Químicos, Componentes e Acessórios, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes), uma das principais feiras da indústria calçadista.

Para o prefeito Tarcisio Zimmermann, a premiação reflete o desempenho e a competência dos trabalhadores, com foco no desenvolvimento da inovação tecnológica do setor. “Hoje, a grande vitória para cada empresa representa sua capacidade de manter a criatividade e o desenvolvimento de novos produtos”, salientou. “Esperamos que a nossa cidade seja um grande celeiro da tecnologia e inovação, e que nossa energia seja capaz de superar todas as dificuldades”, declarou otimista o prefeito, às vésperas da Fimec. O gerente da Braskem, Almir Cotias, lembrou da importância do incentivo as ações que têm como base de seu planejamento, o conceito de sustentabilidade e aprimoramento, a pró-atividade nos processos de desenvolvimento de produtos e parcerias com entidades de pesquisas.

A edição deste ano contou com mais de 75 inscritos, os quais foram avaliadas por uma comissão especializada, que considerou um produto, processo ou ação desenvolvida em 2008, que tenha se destacado por oferecer melhoria dos resultados da entidade e fortalecimento da posição competitiva no mercado ou por sua adequação aos interesses da sociedade.

Competência reconhecida - Nesta edição, o grande diferencial foi à classificação das empresas nas categorias Micro e Pequeno Porte (até 99 funcionários) e Médio e Grande Porte (acima de 99 funcionários), que ampliou as possibilidades de participação e premiações das empresas e eliminou as disparidades.

Entre os premiados na categoria Inovação Tecnológica - Design, o diretor da empresa Casquinha Enfeites para Calçados Ltda, Jairo de Andrade, dedicou o troféu a todas as empresas que não se deixam abater pelo cenário de crise e contribuem para impulsionar o País através da criatividade. Já na categoria Responsabilidade Social, o presidente do Conselho de Administração da Artecola Indústrias Químicas, Renato Kunst, ressaltou que o prêmio reflete o trabalho desenvolvido pela organização, que elaborou um produto exclusivo no Brasil, eliminando o isocianato no processo de colagem na produção calçadista. “Acreditamos que o crescimento econômico está vinculado ao respeito pelo meio ambiente e pela responsabilidade social”, explicou.

Emocionado pela segunda premiação, o gerente de pesquisa e desenvolvimento da empresa Prisma, Nei Domingues, ressaltou a importância do reconhecimento e da união de esforços entre as empresas de componentes e a indústria calçadista. “Muitas vezes o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias acaba ficando no anonimato. Esta é uma oportunidade para mostrarmos nossa capacidade de inovação”, observou. A divulgação do trabalho oportunizado pelo Prêmio também foi apontada pela diretora da empresa Extramold Jomo, Andréa Mohreach Escudeiro, como uma ótima oportunidade. “É um momento de mostrar que fazemos a diferença”, disse. A Extramold Jomo desenvolveu um novo conceito em reaproveitamento de sobras e resíduos de eva dublado, que permitiu otimizar as variáveis de todo o processo.

Além do troféu Primus Inter Pares, todas as empresas premiadas terão seus cases divulgados nos principais jornais de polos calçadistas do País. Com exceção do vencedor da categoria Imprensa, para o qual foi entregue um prêmio no valor de R$ 3 mil.

Os vencedores.: Exportação: Maria Auxiliadora Stocco Confecções (SP) – MPE – “Crescimento das Vendas no Mercado Interno Graças à Exportação”. | Mould Indústria de Matrizes Ltda (RS) – MGE – “A tecnologia nunca esteve tão próxima a uma ciência exata”.

Inovação Tecnológica – Tecnologia: Ecológica Indústria e Comércio de Produtos de Látex Ltda (SP) – MPE – “Couro Ecológico Vegetal” | Prisma Compostos Termoplásticos Ltda (RS) – MGE – “Desenvolvendo as palmilhas das futuras gerações”.

Inovação Tecnológica – Design: Casquinha Enfeites para Calçados Ltda (RS) – MPE – “Processo 2000” | Extramold Jomo Indústria de Plásticos Ltda (RS) – MGE – “Um novo conceito em ecomateriais”

Responsabilidade Social: Alfasul Comércio de Fivelas Ltda (SP) – MPE – “Boa vontade e responsabilidade social geram mais do que lucros. Geram leveza e pró-atividade” | Artecola Indústrias Químicas Ltda (RS) – MGE – “Responsabilidade Social e Sustentabilidade – O exemplo Artecol 2023”

Marca by Brasil: Dublauto Gaúcha Indústria e Comércio de Componentes para Calçados Ltda (RS) – “Divulgação da Marca by Brasil no mercado interno e externo”

Imprensa: Leandro Brixius - Jornal do Comércio (RS) – “Desafio agora é produzir mais e poluir menos”

Comemoração personalizada - O Jantar Anual da Assintecal, evento de boas-vindas e de confraternização entre os empresários para o início da FIMEC, foi marcada por muitas surpresas. Com o tema 25 anos da Assintecal, o espaço foi organizado com lounges temáticos representando as bodas de cada 5 anos de atividade da associação, compartilhando com os convidados sua trajetória.

Para saudar os participantes do Projeto Comprador, desenvolvido pela Assintecal com o apoio da Apex-Brasil, a associação contou com o apoio de um convidado muito especial: o ex-jogador e comentarista esportivo da Rede Globo, Paulo Roberto Falcão. Com a proposta de oferecer uma lembrança do país e de um dos seus principais atributos, Falcão fez a entrega de camisetas da Seleção Brasileira de Futebol personalizadas aos 20 empresários internacionais, representantes da Argentina, Colômbia, Chile, México, Peru, EUA, Guatemala, Bolívia, Tailândia e Índia.

O Jantar Anual Assintecal tem o patrocínio da Couromoda, Francal, Fenac, Puras do Brasil, Transduarte, Gol – Linhas Aéreas Inteligentes, Blue Tree Porto Alegre, Factory Beer e Eurolatina Turismo.

Perfil da Assintecal: A ASsintecal - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, foi fundada em 08 de junho de 1983, com o objetivo principal de integrar as empresas brasileiras de componentes, ampliando a competitividade do segmento com ações que beneficiem toda a cadeia coureiro-calçadista. Esse esforço é traduzido em ações que valorizam o produto final brasileiro.

Com matriz em Novo Hamburgo (RS), além de sucursal em São Paulo (SP) e escritórios de atendimento em Franca (SP), Jaú (SP) e Birigui (SP), a Assintecal atua no setor de componentes, que reúne 2.368 empresas em todo o Brasil, sendo 44,7% delas no Rio Grande do Sul e 38,6% em São Paulo. Ao todo, 340 são associadas à entidade, representando 85% da produção do segmento. A Assintecal atua através de quatro áreas principais: Representação e Ações Conjuntas, Promoção e Apoio a Negócios, Informações Estratégicas e Fortalecimento da Imagem do Setor.

Para alcançar bom nível de internacionalização, além do incremento das exportações e aumento da base exportadora, a Assintecal trabalha com foco na agregação de valor aos produtos. Para isso, são necessárias ações que proporcionem sustentabilidade e valor agregado, além das atividades de promoção comercial. Com esta visão, a Assintecal e seus parceiros desenvolvem trabalhos prioritariamente voltados à inovação tecnológica e ao design. Os principais parceiros da Assintecal são APEX-Brasil, SEBRAE Nacional, SEBRAE SP, SEBRAE RS, SEBRAE MG, SEBRAEs Regionais, FINEP, ABDI, CNPQ e Ministério do Turismo.

Por meio do trabalho da entidade e das empresas, o couro e os calçados nacionais passam a apresentar um grande diferencial: o uso de componentes de qualidade, desenvolvendo, assim, não só a participação no mercado interno, mas o reconhecimento internacional.

Marca By Brasil: Dentro do Programa Setorial Integrado, desenvolvido junto à Apex-Brasil, foi criada a marca by Brasil, que desde janeiro de 2000 identifica os produtos brasileiros no exterior. O selo agrega credibilidade aos componentes brasileiros e é utilizado pela Assintecal nos mercados onde atua, nos acordos de cooperação que possui com outros países e nas feiras que participa em todo o mundo. O by Brasil representa a qualidade dos nossos produtos, o comprometimento de nossas empresas e a certeza de bons negócios. Ele ajuda a abrir portas e, aliado às marcas das empresas, representa um grande diferencial competitivo.

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