Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2009 - 09:00

Guilherme Stüssi-Neves assume presidência da AHK-Rio

Advogado ficará à frente da instituição pelos próximos dois anos.

O advogado Guilherme Stüssi-neves assumiu no dia 24 de março (terça-feira), a presidência da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-Rio). O novo presidente encontra uma instituição sólida e, que ao longo de seus 92 anos de atuação no Estado, conquistou um papel de destaque no intermédio das relações entre Brasil e Alemanha.

Sob o comando do também advogado Gabriel Leonardos, à frente da AHK-Rio desde 2005, a Câmara passou por uma grande reestruturação, que possibilitou, entre outras coisas, o aumento de 100% do número de associados, que atualmente é de 215 organizações. O período marcou também o início da atuação da AHK-Rio na área de petróleo e gás, com a participação em eventos de players alemães ainda não presentes aqui.

Um dos fatos de maior relevância na gestão de Leonardos foi o investimento de 4,5 bilhões dólares no estado, feito pela Thyssenkrupp CSA. A vinda da gigante de aço para o Rio de Janeiro foi um atestado de qualidade e credibilidade ao Rio, e que teve a AHK-Rio como um dos principais incentivadores. Esse investimento atraiu várias outras empresas alemãs e ressaltou as vantagens do Rio como pólo de logística.

Vale destacar ainda a organização da viagem da comitiva do governador Sérgio Cabral para Alemanha, que já rendeu frutos, como acordos de cooperação entre instituições de ensino alemãs e brasileiras, entre outros. Foram de 8 a 10 encontros por dia no país europeu, onde a delegação ficou por cinco dias, percorrendo cinco cidades. A área de logística também foi destaque nos últimos anos, com a realização da 1ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha, com a discussão de autoridades brasileiras e alemãs em torno do assunto, que terá continuidade em 2009 com a organização do segundo encontro.

"Apesar do Rio de Janeiro não ser um estado tradicionalmente industrial, a Alemanha já percebeu o seu valor, com grandes indústrias instaladas aqui, como Volkswagen Caminhões e Ônibus, Laboratórios B.Braun e ThyssenKrupp. È isso que queremos. Mostrá-los que além de ser o melhor lugar para se morar - apesar dos últimos acontecimentos de violência - , o Rio também pode ser o melhor lugar para se trabalhar", ressalta Guilherme Stüssi-Neves, novo presidente da AHK-Rio.

A posse de Stüssi-Neves foi comemorada com um almoço, no prédio da Firjan, no Centro do Rio, que contou com a presença do Corregedor do Tribunal de Justiça, o Desembargador Roberto Wider; do secretário de Fazenda do Rio de Janeiro, Joaquim Levy; do secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes; do Cônsul Geral da Alemanha, Ermann Erath; e do empresário Eike Batista, acompanhado de seu pai Eliezer Batista, presidente de Honra da AHK-RJ, entre outros empresários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira