Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2009 - 09:19

Você tem fome de quê?

Há pessoas que tem fome de trabalho. O ritmo de vida moderno faz com que tenhamos menos tempo para pararmos, sentarmos e apreciarmos uma refeição. Engolimos rapidamente a comida ou a substituímos por um lanche. Como se 20 minutos dispensados para o descanso e reposição das energias, fossem atrapalhar todo o resto do dia.

Estamos expostos cotidianamente a uma série de propagandas de produtos alimentícios e fast-food que, pela “praticidade”, se tornam mais tentadores que ingerirmos os nutrientes que nosso organismo necessita.

Aos poucos, os hábitos alimentares contemporâneos se modificam, pela necessidade de cada indivíduo em seu ambiente de trabalho. Assim, dorme-se pouco, come-se errado e rápido, toma-se mais café e refrigerante indiscriminadamente e o corpo vai se “autodestruindo” gradativamente, até instalar-se alguma doença mais séria.

Isso não é tudo. Há pessoas que têm fome de cultuar o corpo, ou seja, vivem para serem bonitas e magras, a qualquer custo. Essas pessoas não se alimentam de forma saudável, não diversificam a alimentação e vivem a ilusão de que o consumo de alimentos lights e diets as mantém lindas e belas.

A busca pela perfeição se tornou uma preocupação geral que atinge as mais diferentes classes sociais, faixas etárias e setores da sociedade em geral. Revistas e jornais dedicam cada vez mais espaço para as novidades no setor de cosméticos, alimentos diet e light e cirurgia plástica. Na televisão, mulheres com o corpo esculturalmente perfeitos surgem durante toda programação e nos intervalos comerciais, “vendendo” fórmulas de sucesso. Isso gera um esquecimento de que nada adianta ser belo, se não há saúde.

O bem-estar físico constitui apenas uma parte do que deveria ser um projeto mais amplo de busca pela saúde integral. O lado espiritual, o social e o psicológico também devem ser contemplados; isto significa que o corpo, a mente e o espírito devem se manter em equilíbrio, pois esta é a condição essencial para a saúde total.

Cada vez mais estamos condicionados a nos alimentar de forma errada - fast foods, enlatados, alimentos prontos – distante dos prazeres e vantagens que os alimentos naturais podem proporcionar. Por isso é tão importante refletir sobre as reais necessidades do nosso corpo e as interferências que sofremos nas escolhas dos alimentos e mudar de verdade em nome de uma vida mais saudável e prazerosa.

. Por: Juliana Trevilini Garcia, nutricionista e orienta Grupo de Reeducação Alimentar na Clínica Contato.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira