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26/03/2009 - 09:44

Mercado de automação comercial movimenta 1,2 bilhões no país

São Paulo - Com cerca de 2 milhões de estabelecimentos que, juntos empregam 25 milhões de pessoas, o mercado varejista e atacadista nacional é um dos setores que mais deve consumir tecnologia nos próximos anos. Esta é a previsão de Antônio Di Gianni, presidente da AFRAC - Associação Brasileira de Automação Comercial - que, junto com o IDETI, realiza na cidade de São Paulo nos dias 7, 8 e 9 de abril o AUTOCOM, principal evento de automação comercial para o mercado varejista e atacadista da América.

De acordo com o executivo, o mercado de automação no Brasil movimenta 1,2 bilhões de reais atualmente. O setor é beneficiado pela legislação brasileira que implementa normas e medidas em favor da automatização dos estabelecimentos. "Em 2008, por exemplo, com a implantação da Nota Fiscal Paulista, a venda de impressoras fiscais teve aumento de até 30% em relação ao ano de 2007".

SOHO ainda tem investimento tímido - Para o executivo, na contramão da regulamentação, a principal barreira para a ampliação dos investimentos em automação é observada no SOHO, já que a falta de conscientização para os benefícios da prática acabam inibindo investimentos. "Existe uma pequena parcela de empresas que buscam automação para melhorar processos de gestão, reduzir as fraudes e conferir mais transparência ao negócio, mas a grande maioria automatiza apenas para se adequar à legislação", explica Di Gianni.

O custo alto da tecnologia acaba sendo a principal justificativa das empresas de pequeno e médio porte para barrar as novidades. No entanto, de acordo com Di Gianni, a durabilidade faz com que o investimento seja rapidamente absorvido pela empresa. "Ao contrário da maioria dos produtos de informática pessoal, as soluções de automação são desenvolvidas para durar muitos anos, inclusive com validade para homologação. As linhas de crédito oferecidas pelo BNDS também podem ajudar na compra destes produtos em 36 vezes com juros saudáveis".

Legislação beneficia empresas nacionais - Nos últimos anos, cerca de xxx medidas em favor da automatização foram aprovadas pelo governo. Tais medidas, além de garantir mais transparência no processo de gestão e agilidade nas transações comerciais, garantem que fornecedoras nacionais de equipamentos continuem no mercado. Isso porque como a legislação é específica do País, fabricantes globais teriam um custo muito alto para lançar um produto que servisse apenas ao mercado brasileiro. Com isso, hoje cerca de 80% dos fabricantes de soluções para automação que atuam internamente são empresas 100% nacionais.

Autocom - Realizado pelo IDETI e AFRAC - Associação Brasileira de Automação Comercial, o Autocom tem como objetivo apresentar aos comércios varejista e atacadista as novidades e o uso de novas tecnologias em TI na feira e congresso que acontecem em paralelo. O Congresso conta com uma completa programação e terá especialistas do mercado falando sobre legislação, tendências e cases de automação comercial.

Já a feira contará com a participação de 140 empresas, entre fabricantes de hardware, software houses e fornecedores de serviços, suprimentos e soluções para o comércio. Para 2009, os organizadores esperam receber 10 mil participantes. Entre eles distribuidores, representantes dos comércios varejista e atacadista, profissionais de tecnologia da informação, representantes, desenvolvedores, entre outros.

Expositores: BNDES, Casa Magalhães, Totvs, CDC Brasil Distribuidora, Ciashop, Compex, Companytec, Daruma, Dataregis, DN Automação, Elgin, Epson, Fourth Technology, Gertec, Get Net, GZ Sistemas, Ingram Micro, Interway do Brasil, Itautec, ITM Marketing LTDA, Mapa Brasil, Maxprint, Metrologic, Motorola Enterprise Mobility Business, Naxos Tecnologia, NovaComm Tecnologia, Òtium2, Pro Micro Software, Regispel, RMZNET Informática, Rysys, Scan Brasil, Smak Tecnologia, SonSun, Top Line Systems, Total Controle Informática, Urano, WBA Gestão, Wiscon e Yanco Taiwan.

Promoção e Realização: AFRAC - Associação Brasileira de Automação Comercial e IDETI, empresa especializada em eventos de tecnologia da informação

Patrocinadores: VCP Votorantim, Maxprint, Premium, PSI Tecnologia, Bematech, Google e Totvs.

Apoio oficial: Aberimest - Associação Brasileira de Empresas e Profissionais das Telecomunicações | ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software | Abranet - Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet | ABRAT - Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação | ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados | Fecomercio | BRISA - Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação Câmara de Comércio e Indústria Brasil – China | Sincovaga - Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo | Sindipan - Sindicato das Ind. de Panificação e Confeitaria do Estado de São Paulo - Sindlojas/SP - Sindicato dos Lojistas \ Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações

Autocom Exposição, dias 7,8 e 9 de abril de 2009, no Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569 - 4º e 5º andares - Cerqueira Cesar. Informações: (11) 5531-3899 ramais 244/220 ou www.autocom2009.com.br

Congresso, das 14h às 18h30. Investimento do Congresso:Por dia: R$100,00.Pacote 3 dias: R$200,00.Inscrições: www.autocom2009.com.br/inscricao. || Exposição, das 14h às 21h. Entrada gratuita

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