Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2009 - 09:56

Hospitais investem em qualidade da gestão para enfrentar período de crise

Evento em Curitiba discutirá sobrevivência das instituições hospitalares por meio da gestão.

Os reflexos da crise mundial começam a bater à porta dos hospitais. Atentos às mudanças que já afetam parte das empresas brasileiras, administradores hospitalares apostam na qualidade da gestão para superar dificuldades. De acordo com o presidente da Associação Paranaense de Instituições Hospitalares (APIH), o médico Carlos Motta, os hospitais devem ter uma gestão atenta aos movimentos do mercado e profundo conhecimento das riquezas dos seus recursos. “Estar atento à movimentação do mercado é saber aproveitar as oportunidades e criar mecanismos de defesa para as ameaças. É necessário ter pessoas dentro do hospital voltadas para essa análise, caso contrário, corremos o risco de sucumbir frente às ameaças ou perder as oportunidades de crescimento”, afirma Motta.

Uma situação que já influencia o setor, segundo o presidente da APIH, é a comercialização de planos e seguros de saúde. “Atualmente as operadoras de plano de saúde estão focadas em comercializar planos e seguros de saúde empresarias. Assim sendo, toda crise que afeta a empregabilidade, diminui o número de pessoas com acesso à medicina privada. Quando essa massa de desempregados procura um plano de saúde individual se depara com valores incompatíveis com sua situação econômica do momento”, revela. De acordo com Motta, outro efeito que pode acabar ocorrendo é um aumento da população que procura o Sistema Único de Saúde (SUS), sobrecarregando-o.

De acordo com a diretora administrativa e financeira do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO), Everlise Chandoha, apesar da crise ainda não estar presente no hospital, a administração está em alerta. “Procuramos manter a empresa enxuta, estamos renegociando contratos com fornecedores, novos parcelamentos, para reduzir custos”, afirma a diretora. Ela explica que há mais um ano eles apostam no que chama de “inteligência administrativa”, administrando os recursos de maneira estratégica e aumentando as receitas de forma qualitativa e não apenas quantitativa.

Para Motta, uma das formas das instituições hospitalares privadas sobreviverem às crises é encontrar nichos de mercados. “Como a crise tem intensidade diferente, as atitudes para amenizar a crise são diferentes para cada hospital. A capacidade criativa da equipe gestora, os recursos do hospital, a capacidade de visualizar oportunidades que aparecem com a crise, são fatores decisivos para passarmos essa fase de grande turbulência”, completa.

Fórum - O 4° Fórum Paranaense de Gestão Hospitalar, promovido pela APIH, reúne nos dias 16 e 17 de abril, em Curitiba (PR), profissionais do setor para discutir o tema “Gestão como principal ferramenta para a sobrevivência dos hospitais”.

O Fórum traz este ano uma mesa redonda a respeito das relações entre hospitais e operadoras de saúde, que contará com representantes da APIH, da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), da Associação das Entidades Paranaenses de Autogestão em Saúde (Assepas), da Femipa e da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Paraná (Fehospar). Os participantes conhecerão ainda experiências bem sucedidas de diferentes regiões do país na gestão de hospitais.

De acordo com o gerente executivo da APIH, Paulo H. Becker, o Fórum já é considerado um dos mais importantes eventos de gestão do setor hospitalar e da saúde do Sul do país. A expectativa é de que 300 profissionais participem do encontro.

Workshops - Uma das novidades desta edição é a promoção de workshops paralelos aos dois dias de palestras. Os participantes poderão atualizar conhecimentos nas áreas de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Recursos Humanos, Faturamento e Recepção/Internação.

4º Fórum Paranaense de Gestão Hospitalar, dias 16 e 17 de abril de 2008, na Associação Médica do Paraná, R. Cândido Xavier, 575 – Água Verde – Curitiba – PR. Inscrições: Primar Eventos – (41) 3029.0987 – [email protected] | Programa completo no site www.apih.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira