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26/03/2009 - 10:12

CONCAIS S/A recebe certificação inédita


Certificação pela ISO 9001:2000 garante qualidade nos serviços prestados.

O Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – CONCAIS – foi recomendado pelos auditores da Bureau Veritas a receber a certificação NBR ISO 9001:2000, norma internacional que define os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade. Isso confere ao CONCAIS o título de primeiro terminal marítimo de passageiros do Brasil a receber essa certificação.

“O CONCAIS sempre trabalhou pela excelência de seus procedimentos, por isso a importância da certificação pela ISO 9001:2000. Dessa forma, fica transparente ao mercado, a todas as armadoras e operadoras, prestadores de serviços e fornecedores do terminal, que estamos preparados para atendê-los, oficialmente”, explica o diretor de operações do CONCAIS, Flávio Brancato.

Foram dois anos de levantamento de dados e implantações de procedimentos até a certificação, que contou com o auxílio da empresa de consultoria Isotec. De acordo com a consultora responsável, Cilene Nunes Ferreira Marguerito, o CONCAIS já possuía todos os quesitos necessários para a certificação, como os setores de manutenção, prestação de serviços, limpeza e controle de qualidade. Os procedimentos, no entanto, não eram padronizados. “Hoje, após o estabelecimento da sistemática de trabalho, todo o planejamento operacional e a operação em si possuem diversas planilhas de controles organizadas e rastreáveis, o que facilita a gestão”, explica a consultora.

Receber o certificado da ISO 9001:2000 significa que a empresa passa a trabalhar sob processos integrados, com pessoas mais capacitadas e treinadas com foco nos objetivos da empresa e voltadas para a satisfação do cliente, com base em oito princípios de gestão da qualidade.

“Desde o início das operações do terminal, em 1998, sempre realizamos reuniões com as armadoras para uma avaliação. Alguns pontos eram resolvidos durante a temporada e outros - que dependiam de investimentos - eram resolvidos no período da sazonalidade, quando não temos navios. Dessa forma, já atendíamos a dois princípios de gestão: o foco no cliente e melhora contínua”, diz Brancato.

Compromisso com a qualidade e segurança - Pioneiro em termos de know how de operações marítimas de passageiros, o Terminal Marítimo de Passageiros já obedece rigorosamente todas as normas do ISPS Code – Código Internacional Para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias –, estabelecido e assinado por 166 nações integrantes da Organização Marítima Internacional (IMO).

Terminal da Adonai recebe certificação ISO 9001: Certificado garante a melhor qualidade de gerenciamento do mercado - Ter clientes cada vez mais satisfeitos - esse é o objetivo da Adonai Terminal de Líquidos. E a certificação da NBR ISO 9001:2000 abre o ano como uma prova de que essa meta já é realidade no dia-a-dia da Adonai. Esse sistema de qualidade garante que a empresa está em condições de gerir seus negócios de acordo com a melhor técnica disponível.

“Ser certificado corresponde a estar apto a atender todas as necessidades do cliente e fornecer um serviço de qualidade”, explica o gerente operacional da empresa, Eduardo Lima. Para a Adonai, constitui também mais transparência: sendo certificada, o cliente tem a certeza de que todos os processos são confiáveis – sejam operacionais, de aquisição de mercadorias ou administrativos. É um diferencial reconhecido mundialmente e já aplicado por mais de 350 mil empresas em todo o planeta.

Essa qualidade se traduz em um código de confiança entre as empresas, conforme conta o gerente operacional: “Só de mostrar que a empresa tem certificação, a Adonai já se torna um fornecedor qualificado para os clientes, sem nenhuma restrição ou necessidade de auditoria”.

Foram 16 meses de trabalho intenso para obter a certificação, analisando ponto a ponto, até se adequar a todos os requisitos de qualidade. Entre os princípios de gestão exigidos pela ISO 9001 está o “foco no cliente”, “liderança”, “envolvimento das pessoas” e a “melhoria contínua” da empresa. Ao final, foi feita uma auditoria e o Inmetro certificou a empresa, seguindo as normas mundiais.

Mais garantias para o cliente - Os próximos passos agora fazem parte de um projeto de gestão integrada: receber certificação também nas áreas de meio ambiente (NBR ISO 14001:2004) e de segurança e saúde ocupacional (OHSAS 18001:2007). A Adonai já se prepara, com o objetivo de estar certificada até o final do ano.

A empresa possui também a certificação internacional do Chemicals Distribution Institute - Terminals (CDI-T), que tem sede na Inglaterra e atuação mundial, o que conferirá ao terminal competitividade em nível global. Além disso, é filiada à Associação Brasileira de Terminais de Líquidos (ABTL) e participa do Programa Integrado de Emergência (PIE). Conta ainda com os serviços de uma empresa de preservação ambiental.

Adonai S/A - Terminal de Armazenagem de Líquidos, fica na Margem Esquerda do Porto Organizado de Santos – Área de Tanques S/N.º - Ilha Barnabé – Caixa Postal 450 | 1010-970 Santos – SP.

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