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26/03/2009 - 10:41

Livro mostra como desenvolver um planejamento de comunicação eficaz

Neste guia abrangente, as empresas encontrarão uma orientação segura para pensar a comunicação de forma multidisciplinar e para tomar decisões acertadas.

Em tempos de crise, a palavra de ordem é "planejar”. Nas empresas essa determinação pode significar a diferença entre permanecer ou não no mercado. Por isso, a cobrança sobre os profissionais que atuam nas áreas de propaganda e comunicação tem sido tão intensa. Mas qual o melhor caminho quando a audiência está fragmentada (na TV, na Internet, no rádio, nos jornais)? O que fazer se os consumidores mudaram seus hábitos por causa das inovações tecnológicas? No livro Planejamento de comunicação integrada - Manual de sobrevivência para as organizações do século XXI (144 p., R$ 32,20), lançamento da Summus Editorial, Luciene R. Vasconcelos oferece orientação segura para pensar a comunicação de forma integrada e multidisciplinar. Mais do que ditar regras e conceitos, ela mostra que é preciso conhecer, entender e praticar os conceitos que envolvem um planejamento de comunicação eficaz. O lançamento acontece no dia 2 de abril (quinta-feira), das 19h às 22h, na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731), no piso térreo.

De forma simples e estruturada, Luciene mostra um caminho seguro para os profissionais do setor e empresários envolvidos no planejamento. O objetivo é colocá-los em sintonia com tudo o que acontece dentro da empresa para agregar força à busca dos objetivos corporativos. Para trilhar o caminho, ela apresenta uma ampla visão da área de marketing nos dias atuais, destaca as transformações sofridas e posiciona as ferramentas do composto de comunicação dentro do marketing mix, permitindo entender a complexa função do planejamento de comunicação nas empresas.

"Em sala de aula, quando se pergunta qual a função do planejamento de comunicação, muitas vezes os alunos respondem: vender mais. Porém, gerar vendas é apenas um das possibilidades de objetivos a serem solucionados com um correto planejamento de comunicação”, explica a autora. Segundo ela, tornar algo conhecido, ganhar a simpatia do público para uma causa, informar, criar uma imagem positiva para uma empresa, fidelizar clientes, estimular a experimentação, incentivar bons hábitos na população e até mesmo não vender em determinado momento também são objetivos que podem ser buscados com um bom planejamento.

Atualmente, o planejamento de comunicação tem múltiplos meios de atingir o público-alvo. A constante evolução da tecnologia e as mudanças nas preferências, nas necessidades e nos hábitos diários dos consumidores, entretanto, deixam um alerta: é preciso atualização constante. "O mundo muda, as tecnologias mudam, o consumidor muda”, observa Luciene.

No livro, Luciene reúne os mais atuais conceitos da comunicação integrada de marketing, que apontam, há décadas, a importância de pensar a comunicação de forma multidisciplinar. Para exemplificar , apresenta "cases” de sucesso e diversos exercícios práticos.

Ela também ensina alguns passos essenciais para atingir o retorno desejado. "O primeiro passo é diagnosticar e ter completo entendimento do problema a ser enfrentado”, afirma. Em seguida, é necessário abandonar velhos paradigmas, ser flexível às mudanças e determinar os objetivos de mercado e da comunicação, estimando, por exemplo, o que realmente se deseja em relação à lucratividade, retornos etc.

"Planejar a comunicação é muito mais do que escolher o que vai ser dito em uma campanha e fazer propaganda em jornais e revistas. É analisar e diagnosticar corretamente um problema específico e encontrar uma solução estratégica, potencializando o mercado em estudo por meio das mais variadas ferramentas do composto de comunicação, incluindo as tradicionais: propaganda, marketing promocional, relações públicas, marketing direto e força de vendas; e as inovadoras: folhetos, buzzmarketing e marketing viral”, diz a autora.

A autora - Luciene Ricciotti Vasconcelos graduou-se com menção honrosa em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). É pós-graduada em Comunicação de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Trabalhou como profissional de criação e planejamento em empresas e agências de destaque nacional. Professora universitária, leciona as matérias Marketing Internacional, Planejamento de Comunicação e Mercadologia.

Atua, desde 2000, como consultora de comunicação e marketing. É autora de Mark-Óbvio (Summus, 1998), destinado ao incentivo da aplicação do marketing em micro e pequenas empresas. Ministra palestras e dá treinamentos. Foi colunista da TV Alphaville e é colaboradora, editora e cronista de diversas publicações empresariais e culturais. Mantém o site com apoio ao professor, textos complementares, agenda de palestras e contatos: www.comunicacaointegrada.net.

Título: Planejamento de comunicação integrada – Manual de sobrevivência para as organizações do século XXI | Autora: Luciene Ricciotti Vasconcelos| Editora: Summus Editorial,ISBN: 978.85.323-0519-0 | 144 páginas | Preço: R$ 32,20 | Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890 | Site: www.summus.com.br

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