Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2007 - 08:02

Mercado de impressão digital deve receber aporte de R$ 60 milhões nos próximos dois anos

É o que revela pesquisa do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), coordenada pelo Grupo Empresarial de Impressão Digital (GE-DIGI) da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (Abigraf-SP).

A pesquisa, realizada com 916 gráficas, sendo 204 digitais e 712 convencionais (que ainda não possuem máquinas de produção digital), revela que o mercado de impressão digital no país está em franco crescimento.

Dentre as gráficas convencionais, 35% estão realizando ou planejam realizar investimentos em seu parque fabril entre os anos de 2007 e 2008. O montante deve atingir R$ 190 milhões, sendo que 9% (R$ 17 milhões) direcionados à área de impressão digital. Este valor, se somado aos investimentos que as gráficas digitais pesquisadas declararam para o mesmo período, poderá superar a casa dos R$ 60 milhões.

Segundo o Departamento de Estudos Econômicos da Abigraf (Decon), a receita de vendas das empresas consultadas do GE-DIGI cresceu 10,6% em 2006, ante ao ano anterior. Para 2007, a expectativa é que a receita tenha um incremento de 15,3%. O nível de emprego no segmento não subiu à mesma proporção que a receita de vendas. Em 2006, as empresas informaram ter havido aumento médio no número de contratações de 4,1% em relação ao ano anterior. Para 2007, espera-se que o emprego cresça 4,4%.

As empresas apontaram alguns fatores que influenciarão positivamente as atividades deste ano, em destaque as novas tecnologias, o aumento da demanda por impressão digital, as atividades do GE-DIGI de fomento ao segmento, o aumento de investimento em marketing de relacionamento das empresas e a necessidade de impressão em tiragens menores, além dos fatores diretamente relacionados ao segmento. Algumas empresas acreditam que o controle da inflação, o maior desenvolvimento econômico interno impulsionado por medidas governamentais e o otimismo da economia mundial também serão fatores positivos para o resultado em 2007.

Os fatores negativos que poderão influenciar as atividades no período são: Lei Cidade Limpa, que trará novos concorrentes advindos do segmento de sinalização, o excesso da concorrência, a deterioração das margens de lucro e a falta de crédito ao setor produtivo. Política econômica, tributos elevados e dificuldade de alianças políticas para aprovação de projetos para o desenvolvimento foram outros fatores citados que poderão influenciar negativamente os resultados das empresas de impressão digital em 2007.

Impressão Digital - A Impressão digital começou a tomar vulto na década de 90. Em 1993, na feira internacional IPEX, na Inglaterra, foram apresentados os primeiros sistemas digitais de impressão em policromia. Nos anos seguintes, nas edições de 1995 e 2000 da Drupa – maior feira do setor gráfico do planeta, realizada a cada quatro anos em Düsseldorf, na Alemanha – a nova tecnologia seria a grande estrela.

A digitalização do processo de pré-impressão criou a possibilidade única de produção dentro da rede, integrando todas as fases da cadeia gráfica. A automação do fluxo de trabalho foi expandida, objetivando a inclusão dos sistemas de desenvolvimento digital, desde a fase da pré-impressão até a de acabamento.

Para o coordenador do GE-DIGI, Flávio Medeiros, ainda há desconhecimento, desconfiança e medo em relação à impressão digital. “Para implantar a tecnologia digital em uma empresa é preciso mais do que investimento em tecnologia. É imprescindível promover uma ruptura e criar novos conceitos de parceria com fornecedores e clientes”, destaca.

O empresário ressalta, ainda, que o produto gráfico digital não é um concorrente do offset. “A impressão digital complementa e amplia as possibilidades do processo offset. Saber usá-la é o desafio de amor e ódio que tomou conta da indústria gráfica. Além disso, mudança é sinônimo de sobrevivência. E hoje isso é uma obrigação do dia-a-dia das empresas”. |www.abigraf.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira