Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2009 - 11:25

Ingram Micro anuncia bons resultados operacionais em 2008, apesar da crise

Vendas no ano fiscal encerrado em janeiro somaram US$ 34,36 bilhões, 2% a menos que em 2007, mas fluxo de caixa operacional foi superior a US$ 550 milhões .

A Ingram Micro Inc., maior distribuidora de tecnologia do mundo, anunciou recentemente seus resultados do quarto trimestre de 2008 e do ano fiscal encerrado em 3 de janeiro de 2009. As vendas anuais totalizaram US$ 34,36 bilhões – uma queda de 2% em comparação a 2007, enquanto no quarto trimestre atingiram US$ 8,68 bilhões, 13% a menos que o mesmo período do ano anterior (US$ 10,01 bilhões). A queda das vendas pode ser atribuída a moedas relativamente mais fracas, assim como uma demanda menor por conta do ambiente macroeconômico menos favorável. Apesar deste cenário, a companhia teve um bom desempenho. "Enquanto a economia continuava a nos desafiar no último trimestre, nosso foco em aumentar a margem bruta e reduzir gastos nos ajudou a entregar resultados operacionais sólidos," afirmou Gregory M. Spierkel, CEO da Ingram Micro Inc.

De acordo com William D. Humes, vice-presidente executivo e CFO da Ingram Micro Inc, o balanço geral da companhia é positivo. “Terminamos 2008 com receitas superiores aos débitos, enquanto o fluxo de caixa operacional foi de mais de US$ 550 milhões para o ano, um aumento significativo em relação aos aproximados US$ 330 milhões de 2007. Isso nos garante uma base forte para esse momento econômico incerto. A força financeira da Ingram Micro é uma escolha atrativa para os nossos parceiros revendedores, que demonstram cautela ao fazer negócios com concorrentes com pouca liquidez e poucas fontes de capital", comenta Humes

Do total de US$ 34,36 bilhões em vendas no ano fiscal 2008, a América do Norte contribuiu com US$ 14,19 bilhões (um aumento de 2% em relação ao ano anterior); a região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) com US$ 11,53 bilhões (uma queda de 7%, sendo que as moedas européias mais fortes tiveram um impacto positivo de cinco pontos percentuais em comparação ao ano anterior); a Ásia/Pacífico com US$ 6,9 bilhões (uma queda de 3% em relação a 2007); e a América Latina com US$ 1,73 bilhões (um aumento de 12% em relação ao ano anterior).

Como muitas outras companhias, a Ingram Micro viu sua capitalização de mercado se reduzir, em comparação a períodos anteriores, e ficar abaixo do valor registrado, principalmente por conta do ambiente macroeconômico em depressão e da volatilidade nos mercados equity. A empresa relatou uma perda operacional mundial para o ano fiscal de 2008 de US$ 332,2 milhões, incluindo encargos de US$ 742,6 milhões ou 2,16% do faturamento para amortização do ágio (impairment of goodwill), de acordo com o Statement of Financial Accounting Standards No. 142 (SFAS 142), no quarto trimestre. O lucro operacional não-GAAP (Generally Accepted Accounting Principles), excluindo tais encargos, foi de US$ 410.5 milhões, ou 1,19% do faturamento.

O balanço no final do ano foi de US$ 763 milhões, um aumento de US$ 184 milhões em comparação ao final de 2007. O débito total foi de US$ 478 milhões, US$ 45 milhões a menos, enquanto o débito para capitalização correspondeu a 15% contra os 13% no fim do ano anterior. Este aumento se deve ao valor patrimonial contábil mais baixo, resultante dos encargos de goodwill impairment.

Os resultados do último trimestre incluem encargos não monetários de US$ 742,6 milhões para goodwill impairment. Regionalmente, a América do Norte relatou uma perda operacional de US$ 179,5 milhões, incluindo os US$ 243,2 milhões de encargos de goodwill impairment. O lucro operacional não-GAAP (excluindo esses encargos) foi de US$ 63,7 milhões ou 1,68% do faturamento. O lucro operacional da EMEA foi de US$ 4,3 milhões, incluindo os US$ 24,1 milhões em encargos de goodwill impairment, ou US$ 28,4 milhões, excluindo esses encargos. A Ásia/Pacífico relatou uma perda operacional de US$ 444,1 milhões, incluindo US$ 475,3 milhões em encargos de goodwill impairment – o equivalente a um lucro operacional não-GAAP de US$ 31,2 milhões ou 2,1% do faturamento. A América Latina registrou um lucro operacional de US$ 21,5 milhões ou 4.74% do faturamento, incluindo um benefício de US$ 8,2 milhões relativos à liberação de uma parte das reservas fiscais comerciais sobre importações de software para o Brasil.

"Continuamos a fazer ajustes para aumentar nossa rentabilidade e estar bem posicionados no futuro. Fizemos um bom progresso com o nosso programa de redução de gastos, mas imaginamos que seja difícil reduzir gastos proporcionalmente ao declínio das vendas. Estamos adotando novas medidas neste primeiro semestre para acelerar este alinhamento, incluindo ações adicionais de reestruturação na Europa e na América do Norte”, comentou Spierkel, acrescentando que a companhia continuará em busca de oportunidades para aumentar sua margem bruta – tais como a melhoria de negócios não lucrativos e uma maior combinação de negócios de alta margem – para compensar as consequências das reduções de custos.

"Temos o necessário para continuar alcançando nossas metas – uma posição financeira forte, ótimas relações com revendedores e clientes, grande conhecimento de área e uma equipe eficiente. O futuro próximo será turbulento para a maioria das empresas, incluindo a Ingram Micro. Mas estamos confiantes que nosso tradicionalismo fiscal nos auxiliará a lidar com as dificuldades da recessão atual", conclui Spierkel.

Perfil da Ingram Micro Inc. – Líder mundial em vendas, marketing e logística para o setor de tecnologia e uma das empresas mais admiradas do mundo, segundo o ranking da revista Fortune, a Ingram Micro Inc. e suas subsidiárias atuam em mais de 100 países e distribuem mais de 280 mil produtos para mais de 165 mil revendas. Com sede em Santa Ana, Califórnia, e única distribuidora global de TI com operações na Ásia, a Ingram Micro Inc. registrou, em 2008, um resultado de US$ 34,36 bilhões em vendas globais. Líder também no Brasil, a empresa tem sede em São Paulo e conta com mais de 200 associados no país, trabalhando com uma rede composta por dez mil revendas, e distribuindo mais de quinze mil produtos de quase cinqüenta fabricantes – AMD, AOC, APC, Borland, Brother, CA, Canon, Canon/Elgin, Check Point, Cis, Cisco, Corel, ECS, Elite Group, EMC2, Enermax Imports, Epson, Genius, HP, IBM, Itaucom, Juniper, Kingston, Labtec, Lenovo, Lexmark, LG, Linksys, Logitech, Maxell, McAfee, Microsoft, Microsoft OEM, Motorola, MSI, Naxus, OKI, Oracle, Palm, Panda, Philips, Proview, RedHat, Samsung, SMC Network, Sonicwall, Sony, Sun, Symantec, TecnoWorld, TrendMicro, Urmet Daruma, ViewSonic, V7, Xerox e Zebra. | Site www.ingrammicro.com.br ou pelo telefone (11) 3677-5900.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira