Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2009 - 11:35

Emigração espanhola em imagens


Exposição realizada pelo Instituto Cervantes reúne fotos e cartazes da andança espanhola pelo mundo a partir do século 19 na Casa de Espanha.

O gosto pela aventura firmou o caráter da nação espanhola como um país de emigrantes. A própria formação do Estado coincide com a chegada de Colombo à América, dando início a um intenso fluxo transoceânico para as colônias do Novo Mundo. Durante a segunda metade do século 19, a emigração espanhola atingiu seu ápice principalmente para Argentina, Cuba, México, Venezuela e Brasil. Importantes registros fotográficos do périplo espanhol podem ser conferidos na exposição “Memória Gráfica da Emigração Espanhola”, aberta ao público entre 28 de março a 26 de abril na Casa de Espanha, no Rio de Janeiro, de 9h. a 18h, de segunda a domingo, com entrada gratuita.

Realizada pelo Instituto Cervantes em parceria com Dirección General de la Ciudadanía en el Exterior, a Embaixada da Espanha e a Casa de Espanha, a mostra reúne 98 fotografias e sete cartazes de diferentes períodos históricos acompanhados por textos em português contextualizando as imagens. O material gráfico é um registro precioso da travessia dos emigrantes a bordo de navios para os novos destinos além-mar, assim como da vida social e das práticas de trabalho dos espanhóis em seus novos lares.

Durante a segunda metade do século 19, o processo emigratório aumentou de forma considerável. Segundo os dados disponíveis, 709 mil espanhóis deixaram seu país de origem para aventurar-se em terras estrangeiras entre 1884 e 2001. Os picos da diáspora concentram-se em três ciclos: no final do século 19, no regência de Dona Maria Cristina, na guerra contra Cuba e nos períodos das duas grandes guerras mundiais. Para o Brasil, a maior parte dos emigrantes veio da região da Galícia, favorecidos pela proximidade do idioma galego com o português.

A primeira parte da exposição enfoca as penosas viagens para o exterior e inclui 31 reproduções fotográficas e dois cartazes em que se sobressaem as fotos em estações de trem e em portos espanhóis, sempre abarrotados. O aspecto humano é, sem dúvida, o que mais chama a atenção. A dor dos momentos de despedida, as longas filas de embarque, a religiosidade do povo dão o tom da exposição, que recorda ainda o colaboracionismo espanhol com a Alemanha nazista em imagens de forte impacto.

A segunda etapa da mostra traz o cotidiano dos emigrantes em seus novos destinos em 36 fotos. São imagens corriqueiras em diversas cidades do mundo - de Buenos Aires a Havana - ambientadas em cafés, teatros e nos locais de trabalho. A mostra, que já passou por São Paulo, seguirá após a temporada carioca para Salvador.

Memória Gráfica da Emigração Espanhola, de 28 de março a 26 de abril, das 9h às 18h, na Casa de Espanha do Rio de Janeiro - Rua Vitório da Costa – 254 – Humaitá – Rio de Janeiro (RJ). Telefone: (21) 2536-3150. Entrada gratuita.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira