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26/03/2009 - 11:51

Varejo lucra 400% com a venda da carne suína

Associação dos Suinocultores Mineiros defende baixa nos preços para o consumidor.

A suinocultura do estado e Minas Gerais começou o ano de 2009 com forte queda nos preços de venda de seu produto. O quilo do suíno vivo comercializado a R$ 3,15 em novembro de 2008 caiu para R$ 2,20 em março deste ano.

A queda de valores que atingiu fortemente o produtor alcançando prejuízos em torno de R$100 a cada animal de 115 quilos, não chegou à mesa do consumidor. A arroba da carne suína entra nos frigorífico com o custo de 41 reais 88% mais barata que a arroba bovina que tem o custo de R$77,00.

No entanto a diferença de custo entre as carnes, nem a queda de valores enfrentada pelos produtores de suínos não chegou a mesa consumidor mineiro. “O lombo suíno equivale ao Contra filé bovino, no quesito corte, o preço do primeiro é de R$ 9,50 frente a R$ 13,50 do corte de boi, como podemos perceber a diferença de valores é alta comentou Daniel Furtado, proprietário de casa de carne e consultor de cotes. "Mesmo com a diferença de cerca de 80% no valor da arroba bovina frente a suína, a carne do animal não chega ao dia a dia do consumidor com a mesa diferença de preços" explicou o presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg).

O mark up da produção suína chega a 400% já que o valor de produção é de cerca de R$ 2,50 e está sendo vendida a R$ 2,20, com prejuízo de 30 centavos para o produtor por quilo comercializado, o frigorífico repassa a R$ 3,40 o quilo da carcaça e o varejo vende a cerca de R$ 10 o quilo. “Seria interessante que o varejo reduzisse sua margem de lucro, o que implicaria no aumento do consumo. O produtor poderia diminuir seu prejuízo, e não haveria perda para o varejo e frigoríficos, pois continuariam a ganhar no volume” comentou José Arnaldo Cardoso Penna, vice presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg).

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