Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2009 - 08:54

Comissão Julgadora Internacional escolhe vencedores do 2º Prêmio Allergan Latino-Americano de Oftalmologia

São Paulo - Dentre as diversas pesquisas recebidas, três especialistas Brasileiros e um Argentino, além de suas respectivas instituições, foram os vencedores do 2º Prêmio Allergan Latino-Americano de Oftalmologia. Os especialistas Dra. Liliana Maria Cruz e Dr. Sergio Teixeira, ambos da UNIFESP/EPM-SP, Dr. Fabian Lerner, da Facultad de Farmácia y Bioquímica/Universidad de Buenos Aires e Dr. Marcelo Hatanaka, da USP/HC-SP foram escolhidos pela Comissão Julgadora internacional.

As quatro pesquisas e suas respectivas instituições, nos dois temas propostos, Fatores de Risco e Diagnóstico, num total de 4 premiações, receberão 24 mil dólares. O autor principal do trabalho vencedor em cada um dos temas recebe um prêmio de US$ 4.000,00 e à sua respectiva instituição, é oferecido o mesmo valor. Para o 2º lugar de cada um dos temas, tanto o autor principal quanto sua instituição, o valor de US$ 2.000,00.

Todos os trabalhos foram submetidos a uma comissão julgadora internacional formada por especialistas da Espanha, Inglaterra e EUA. Sob a coordenação Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello, Professor Adjunto do Depto. de Oftalmologia da UNIFESP, os especialistas convidados Dr. Antonio Martinez, da Espanha, Dr. Clive Migdal, da Inglaterra e o norte-americano Dr. Theodore Krupin, analisaram os trabalhos utilizando os quesitos contribuição clinica (40%), originalidade (40%) e discussão (20%).

Na Categoria Diagnóstico, Liliana Maria Cruz, da UNIFESP/EPM-SP, Brasil foi a grande vencedora, com o título “Habilidade de ultrassonografia ocular com sonda de 10 e 20 MHZ e dos parâmetros morfológicos do OCT e HRT no diagnóstico de escavação papilar do disco óptico”. Ainda nesta categoria, o segundo lugar foi para Sergio Teixeira, da UNIFESP/EPM-SP, Brasil, com o título “Correlation between functional and anatomical damage in glaucoma patients”.

Na Categoria Fatores de Risco, o primeiro lugar foi para Fabian Lerner, da Facultad de Farmácia y Bioquímica/Universidad de Buenos Aires, Argentina, com o trabalho “Oxidative Stress and Glaucoma. Oxidative damage in the brain occurs early in a pressure-induced rat model of Glaucoma”. Marcelo Hatanaka, da USP/HC-SP, Brasil, venceu em segundo lugar na categoria Fatores de Risco, com o trabalho sob o título “Reproducibility of modified diurnal tension curve and water drinking test.

A Cerimônia de entrega dos Prêmios será realizada no Congresso da ARVO, no próximo dia 2 de Maio de 2009, em Fort Lauderdale, Florida, EUA. Os quatro ganhadores viajam com todas as despesas pagas, inclusive suas inscrições, pela Allergan, para receber o prêmio em nome do grupo e das instituições que representam.

A iniciativa do Prêmio é da Allergan e tem como objetivo incentivar a produção científica na América Latina, para prevenção da cegueira pelo glaucoma na região.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira