Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2007 - 08:11

Série Brasiliana 2007 na Casa Rui Barbosa

Depois de uma ausência de mais de vinte anos, o duo Aldo Barbieri, flauta, e Achille Picchi, piano, volta ao Rio de Janeiro, desta vez apresentando obras da escola de composição de Camargo Guarnieri. Intérpretes consagrados da música erudita brasileira, Aldo Barbieri e Achille Picchi atuam juntos desde a década de 80. Picchi é um pianista de qualidades superlativas, como solista e camerista, além de ser compositor com diversos prêmios de composição. Barbieri é um importante intérprete e divulgador da música brasileira, flautista e regente, com atuação expressiva como camerista e músico de orquestra, tanto na Itália quanto no Brasil. Também vem se dedicando à divulgação do choro.

Ambos os intérpretes foram influenciados diretamente por Guarnieri. O pianista Achille Picchi foi aluno de composição do mestre, e o flautista Aldo Barbieri é o revisor oficial da obra para flauta do compositor. Além de instrumentistas, são regentes e musicólogos.

A Série Brasiliana 2007 da Academia Brasileira de Música, em seu concerto de abertura, presta uma homenagem ao compositor Camargo Guarnieri no centenário de seu nascimento. Um dos mais significativos compositores brasileiros, Guarnieri também se dedicou ao ensino, com expressivos resultados também nessa área. Por essa razão, o Duo Barbieri-Achille apresenta obras não só do próprio Guarnieri como também de seus alunos de composição – o que faz deste recital uma oportunidade rara de se ouvir obras de vários compositores com unidade estilística.

Este recital também presta uma homenagem ao compositor Osvaldo Lacerda, aluno de Guarnieri, que completa 80 anos em 2007.

Aldo Barbieri - Flautista, regente, musicólogo e semioticista, iniciou seus estudos de flauta com João Dias Carrasqueira, prosseguindo-os no Brasil com Wladimir Lattuada e na Itália com Dante Milozzi. Também no Brasil estudou regência coral com Marcos Julio Sergl. Diplomou-se em Regência em 1987 pela Unicamp, onde estudou com Henrique Gregori, Achille Picchi, Niza de Castro Tank e Almeida Prado. Residiu na Itália entre 1991 e 1997, onde se diplomou em flauta pelo Conservatório de Pesaro.

Desenvolve intensa atividade como solista e regente. Atuou sob a direção de Eleazar de Carvalho, Igor Sarmientos, Giovanni Momo, Ricardo Tacuchian, Benito Juarez e Camargo Guarnieri, à frente de orquestras como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), Orquestra de Concertos de São Paulo (OCSP), Orquestra Sinfônica de Campinas (OSMC), Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (BSESP), New World Young Orchestra (Brasil), Orquestra Sinfônica de Burgas (Bulgária) e Orchestra Regionale della Puglia (Itália) e com solistas como Ivan Mancinelli (marimba) e Dante Milozzi (flauta). Foi flautista da OCSP, da BSESP, da Orquestra Jovem da LBV (Brasil) e da Orchestra D. Alaleona (Itália); é flautista do Projeto Memoria da Ópera Brasileira.

É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e membro da Rede Interdisciplinar de Semiótica da Música (RISM).

Achille Picchi - Pianista, compositor, estudioso da música brasileira, nasceu na cidade de São Paulo, onde estudou com José Antonio Bezzan, piano, Camargo Guarnieri, composição, e Henrique Gregori, regência.

Com carreira extensa no Brasil e no Exterior, até o momento tem treze discos gravados. Mantém como grupo regular o Trio IMAGES, com Cecília Guida, violino, e Henrique Muller, viola, com o qual realiza concertos no Brasil e no exterior regularmente. Picchi é também compositor com obras estreadas, gravações e prêmios de composição no Brasil e no Exterior. Ganhou o primeiro prêmio no Iº Concurso Nacional Gilberto Mendes de composição.

Regente convidado de várias orquestras brasileiras, atuou na Sinfônica Jovem de Campinas, na Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, de Brasília, na Sinfônica Jovem de Brasília. Regente de ópera, foi regente do Teatro Municipal de São Paulo.

Achille Picchi também é pesquisador de música brasileira, com destaque para seus estudos e publicações sobre Carlos Gomes. Mestre e doutorando pela USP, foi professor de Composição, Teoria e História da Música Brasileira na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), disciplina que criou naquela Universidade. Atualmente, é professor de Composição e Análise no Instituto de Artes da Unesp, São Paulo.

Concerto de Abertura da Série Brasiliana 2007 (Duo Aldo Barbieri e Achille Picchi), 24 de abril de 2007 ( terça-feira),18h30; duração do concerto: 55m, no Auditório da Casa de Rui Barbosa. Rua São Clemente, 134. Botafogo. Telefone (21) 2221-0277 ( Academia Brasileira de Música) | Entrada franca | Acesso para deficientes, com lotação 200 lugares

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira