Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2009 - 09:35

Cresce Brasil no Ceará recebe ministro da Previdência para falar sobre mercado de trabalho liberal

Seminário apresenta o novo panorama do trabalhista após a crise econômica e as tendências dos mercado para profissionais liberais.

Especialistas se reúnem, no dia 27 de março (sexta-feira), no Ceará, para discutir sobre as tendências do mercado de trabalho para profissionais liberais. Realizado na UFC (Universidade Federal do Ceará), a partir das 8h, o evento contará com a participação do ministro da previdência social, José Barroso Pimentel e outros profissionais da área econômica e sindical. Durante a programação, os palestrantes vão apresentar o novo cenário do emprego após a crise econômica mundial. Os painéis fazem parte do Seminário Cresce Brasil, organizado pela FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) e Senge-CE, com apoio da CNTU (Confederação Nacional dos trabalhadores liberais universitários regulamentados).

Durante o evento, o ministro vai apresentar as inovações, avanços e perspectivas da Previdência Social Brasileira. Também participam do debate, o vice-diretor da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), José Roberto Cardoso, e o cientista político, João Guilherme Vargas Netto, com os temas “A crise financeira e o mercado de trabalho dos profissionais liberais” e “Atuação dos profissionais liberais no sistema social sindical”.

Para o professor José Roberto Barroso, mesmo diante de um quadro otimista apresentado pelo Ministério do Trabalho na semana passada, com crescimento de contratações com carteiras assinadas, a crise deixará sequelas devido às perspectivas de desemprego a curto e médio prazo. “Um exemplo das notícias diárias de demissões foi o caso da Embraer que cortou cerca de 20% do seu quadro de funcionários, o que equivale a 4.200 profissionais demitidos. Destes, cerca de 300 são engenheiros”, afirma o professor José Roberto Cardoso.

Somadas ao desemprego, outras mudanças estruturais contribuirão para a mudança da realidade trabalhista, como o aumento de terceirizados e profissionais liberais. De acordo com Cardoso, as contratações informais são uma problemática antiga, antecessoras à crise financeira, que ganha mais força no atual cenário econômico. “Este é um problema crônico em nosso país, causado pelos altos encargos cobrados dos profissionais liberais. A partir de agora, com a crise, essa realidade estará mais latente. Não podemos ignorar que esse momento traz certa insegurança por parte dos empregadores em arriscar no investimento de profissionais efetivos”, explica.

Diante das previsões para o novo cenário do mercado de trabalho, o professor Cardoso defende a criação de programas que incentivem o profissional liberal a investir na previdência social ou que garantam ao empregador menores custos com profissionais efetivados. “Com o novo quadro de mercado de trabalho se configurando, a saída para proteção dos profissionais, liberais e registrados, está em promover uma reforma tributária que dilua as taxas da empregabilidade”, destaca.

Tendências do mercado para os profissionais liberais, no dia 27 de março, das 8h às 13h, no Auditório Pamplona do Centro de Tecnologia da UFC (Universidade Federal do Ceará), Campus do Pici, bloco 712, Fortaleza, Ceará.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira