Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2009 - 09:52

Casa da Arte de Educar comemora dez anos de existência com lançamento do “Caderno Arte de Educar Meio Ambiente: uma experiência compartilhada”


Como as comunidades estão pensando o meio ambiente? Quais os desafios de trabalhar este tema com crianças e jovens moradores de favelas? Quais são as soluções sugeridas por essa população, o que pensam e entendem sobre desenvolvimento sustentável, atrelando este foco ao currículo escolar e as tecnologias simples e criativas? Não seriam os moradores destas comunidades criadores de “outras ciências”? Respostas para essas questões é o que pretende oferecer o Caderno Arte de Educar Meio Ambiente: Uma experiência compartilhada entre escolas, Museu de Ciências da Terra e Casa da Arte de Educar.

O lançamento do Caderno será no dia 30 de março, a partir de 12h, na Biblioteca Nacional. E faz parte da comemoração de dez anos de existência da ONG Casa das Artes, que a partir de agora passa a se chamar “Casa da Arte de Educar”. Durante o evento haverá apresentação de vídeo sobre o trabalho realizado e uma mesa de abertura composta por André Lazaro(MEC/Secad), Ildeu de Castro(MCT), Paulo Brum(Minc), Muniz Sodré(BN), Diógenes Campos(Museu de Ciência da Terra) e Julio Daniel Zaráte(UERJ/OBA). E contará com participação especial do cordelista Edmilson Santinni. O Caderno, financiado pelo Programa Parceiros em Ação do Banco Santander e com apoio do Criança Esperança, estará disponível gratuitamente na internet, através do site www.artedeeducar.org.br .

“Nós, educadores da Casa da Arte de Educar no Morro dos Macacos e na Mangueira, sempre nos questionamos no sentido de como nosso trabalho pode contribuir para a diminuição da distância entre o que o país produz na área científica e o interesse de nossos alunos quanto às carreiras e pesquisas relativas ao assunto. Quais são as invenções e inventores responsáveis por uma cultura de meio ambiente diferenciada? Neste caderno apresentamos o caminho que percorremos a partir dessas indagações. Ele é parte constitutiva de nossa prática, um instrumento de diálogo com a sociedade, que tem a pretensão de manter vivo um espaço de reflexão”, afirma Sueli de Lima, Coordenadora Geral da ONG.

O trabalho realizado pela Casa da Arte de Educar se insere no campo da educação não-formal, modalidade que vem ocupando espaço significativo no Brasil através de diversos trabalhos desenvolvidos pela sociedade civil. A perspectiva adotada neste Caderno é a da necessidade de uma composição de estratégias e alternativas pedagógicas para repensar o modo de funcionamento das instituições educativas, a fim de fazê-las aderir à lógica da inclusão e formação integral de crianças e adolescentes.

“Nossa metodologia busca a ampliação do conceito de aprendizagem. Entendemos que é necessário reunir os saberes e práticas escolares aos saberes comunitários, presentes em nossas vidas. A educação de qualidade surge da nossa capacidade de integração de conhecimentos e trocas. E este Caderno que organizamos foi a maneira que encontramos para que mais pessoas tenham acesso a essas práticas”, conclui Sueli.

Casa da Arte de Educar – 10 Anos Educando para a Vida - Foi fundada há dez anos por profissionais ligados à educação e cultura, oriundos de universidades e comunidades populares cariocas. Tem como objetivo desenvolver projetos na área de educação e cultura,capazes de garantir a conclusão do ensino fundamental e médio de crianças e jovens moradores dessas comunidades. Atualmente a formação de todos os alunos é composta de trabalhos em cinco Núcleos de Pesquisa: Artísticas, de Memória, para Escola, de Educação Urbana e Educação para o Meio Ambiente.

A Casa da Arte de Educar também conta com o apoio do Ministério da Educação/SECAD, Ministério da Cultura, Instituto Desiderata, Sul América Seguros, Sulacap, Faperj, UERJ, Fundição Progresso, Sociedade Brasileira de Psicanálise, Atelier da Imagem e Giovanni FCB. Saiba mais em www.artedeeducar.org.br .

. [ Lançamento do Caderno Arte de Educar Meio Ambiente: uma experiência compartilhada entre escolas, Museu de Ciências da Terra e Casa da Arte de Educar, dia 30 de março (segunda-feira), às 12 horas, na Fundação Biblioteca Nacional – Espaço Cultural Eliseu Visconti – Auditório Machado de Assis (Rua México, S/No – Centro do Rio de Janeiro – Acesso pelo jardim). * Participação: André Lazaro(MEC/Secad), Ildeu de Castro(MCT), Paulo Brum(Minc), Munia Sodré(BN), Diógenes Campos(Museu de Ciência da Terra) e Julio Daniel Zaráte(UERJ/OBA). Apresentação especial do cordelista Edmilson Santinni ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira