Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2009 - 09:53

BR 22 BOB N Remix BOB N expõe nos três andares do MAM-Rio


Um caleidoscópio? Um espaço de celebração antropofágica? Uma boate? “Um acontecimento”, define Bob N que “remixou” pinturas do modernismo brasileiro para criar a exposição “Br 22 Bob N Remix”, a partir de 31 de março, no segundo andar do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM-Rio). O artista também ocupa o hall da entrada com a série de fotografias “FUIT HIC” e interfere nos painéis da exposição permanente do museu, no terceiro pavimento.

Bob N utilizou manipulação digital - adulterando pinturas emblemáticas da Semana de 22 com elementos das próprias obras - e imprimiu o resultado em plástico corrugado, cobrindo paredes, chão e teto da instalação “Pindorama Lounge”. A intenção foi, ao mesmo tempo, assimilar e embaralhar a herança modernista entranhada na memória visual dos visitantes. “Digeri os ideais da Semana de Arte Moderna, como a busca pela identidade nacional, e dispersei em nossas experiências atuais”, explica ele.

De “O vendedor de frutas”, de Tarsila do Amaral, por exemplo, Bob N recortou, entre outras figuras, a igrejinha ao fundo, a qual rearrumou, multiplicou e reagrupou formando imagens completamente novas, como as estrelas que brilham no céu “sampleado” da “Paisagem de Itapuã”, de Pancetti – primeira aquisição da Coleção Gilberto Chateaubriand. As laranjas da obra de Tarsila também foram “remixadas” para homenagear Chateaubriand, que mantém, com suas plantações da fruta, a principal coleção de arte moderna e contemporânea do país – em regime de comodato ao MAM Rio, há 15 anos.

Não à toa, todos os quadros citados pelo artista (incluindo trabalhos de Di Cavalcanti e Anita Malfatti) integram a exposição permanente da instituição. E para saber quais são, basta subir um lance de escada e procurar as criativas molduras desenvolvidas por Bob N para essas pinturas, construindo um diálogo direto com a instalação. “O ponto de partida foi essa coleção, grande referência na minha formação artística, por isso, fiz questão de dar o crédito as fontes”, explica Bob N, reforçando que a exposição é um espaço de celebração ao MAM como um lugar vivo. Para completar o tom de festa, convocou os efeitos luminosos de Maneco Quinderé e as batidas do coletivo La Rica - Sistema de Som Ambulante.

O projeto, que dá continuidade ao trabalho do artista de incorporar “acontecimentos” a partir de situações do próprio lugar da exposição, como já realizado em 2007, no MAC Nitéroi e na Gentil Carioca, ainda conta com a colaboração do artista Alessandro Sartore e do artista e intelectual Pedro França. Segundo França, “Bob N atua como um DJ ou como um agenciador, manipulando e deslocando os agentes vivos que constroem sua obra: música, público, cor, espaço, comida, história da arte. Seus eventos são espaços provisórios, ilhas efêmeras fundadas pelo artista usados pelo público. Assim sendo, qualquer lugar é lugar, e qualquer hora é hora.”

As cinco fotografias, produzidas entre 2001 e 2007, expostas no hall, também pertencem ao acervo do museu. Intitulada, “FUIT HIC”, que significa esteve presente, em latim – em alusão ao trabalho Casal Arnolfini, do flamengo Jan van Eyck, de 1434 - a série reúne fotos em que o artista aparece como personagem.

“BR 22 BOB N Remix”, Bob N, de 1º de abril até 14 de junho de 2009, de terça à sexta, das 12h às 18h, aso sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h, no MAM Rio, Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ).1º andar – “FUIT HIC” - fotografias | 2º andar – instalação “Pindorama Lounge”| 3º andar – intervenção nos painéis das obras apropriadas da exposição permanente.

A bilheteria fecha 30 min antes do término do horário de visitação. Tarifas: R$ 8,00 (estudantes maiores de 12 anos e pessoas com mais de 60 anos pagam meia). Amigos do MAM, crianças até 12 anos e funcionários das empresas mantenedoras (com identificação funcional). Entrada gratuita com um acompanhante. Aos domingos ingresso família, para até cinco pessoas, R$8,00. Estacionamento pago no local 7h às 22h, telefone (21) 2240-4944. Site do espaço: www.mamrio.com.br *Acesso para portadores de necessidades especiais. Produção: Belvedere.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira