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27/03/2009 - 10:01

Embraer atinge lucro líquido de R$ 428,8 milhões em 2008


A carteira de pedidos firmes da Embraer encerrou o 4T08 em US$ 20,9 bilhões, representando uma queda de 3,2% em relação ao trimestre anterior, já refletindo os impactos da crise econômica mundial iniciada em setembro de 2008. Nesse período, a Empresa vendeu 11 aeronaves comerciais, ou cerca de 10% do total de 112 novos pedidos assinados em 2008. A carteira de pedidos firmes de E-Jets acumulou o total de 876 pedidos firmes e 810 opções de compra.

São José dos Campos – A Embraer (Bovespa: EMBR3,NYSE: ERJ), empresa líder na fabricação de jatos comerciais com até 120 assentos, apresentou no quarto trimestre de 2008 (4T08) receita líquida de R$ 4.139,6 milhões e prejuízo líquido de R$ 40,6 milhões, correspondente a um prejuízo por ação de R$ 0,05607. No exercício de 2008 a receita líquida atingiu R$ 11.746,8 milhões e o lucro líquido R$ 428,8 milhões, o que corresponde a um lucro por ação de R$ 0,59247.

A empresa informa que o lucro líquido anual da Embraer em 2008 foi computado levando-se em consideração as novas práticas contábeis brasileiras, emitidas em linha com a convergência para as normas internacionais de contabilidade, principalmente no que se refere à Deliberação da CVM nº 534/08, que aprovou o Pronunciamento Técnico CPC 02 – Efeito das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis, estabelecendo o conceito da moeda funcional. Em conseqüência, a Empresa concluiu que o Dólar norte-americano é a sua moeda funcional e, para melhor entendimento, seus efeitos estão detalhados na nota explicativa 2 – Apresentação das Demonstrações Financeiras, que acompanha as Demonstrações Financeiras de 2008.

A Empresa optou por reapresentar as cifras comparativas de 2007 de acordo com as novas práticas contábeis.

De acordo com o relatório, o último trimestre de 2008, a Embraer ampliou o número de clientes na carteira de pedidos firmes de jatos da família Embraer 170/190 de E-Jets, com a venda de 11 aeronaves para a British Airways, do Reino Unido. A Empresa entregou os primeiros Embraer 190 para a KLM Cityhopper, da Holanda, e Embraer 195 para a Azul Linhas Aéreas, a primeira companhia aérea brasileira a operar um E-Jet. A Regional - Compagnie Aérienne Européene, subsidiária integral da Air France, recebeu o 500º Ejet produzido pela Embraer. As novas vendas de jatos executivos da família Phenom aumentaram o número de contratos firmes para mais de 800 aeronaves. O jato Phenom 100, da categoria entry level, obteve o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Federal Aviation Administration (FAA), autoridades de aviação civil do Brasil e dos Estados Unidos, e as duas primeiras unidades foram entregues. O Lineage 1000, jato da categoria ultra-large, recebeu no final do ano o Certificado de Tipo da ANAC e da European Aviation Safety Agency (EASA), além da Certificação de Tipo Suplementar (Supplemental Type Certificate – STC) da FAA.

No segmento de Defesa e Governo, a Embraer se destacou pela efetivação de mais um importante contrato de venda do Super Tucano na América Latina com a República Dominicana, além da venda de uma aeronave para o transporte de autoridades na Ásia, para o Royal Thai Army (Exército Tailandês). Em dezembro, foi assinado um aditivo contratual com a Força Aérea Brasileira (FAB) para o programa A-1M de modernização das aeronaves AMX.

A carteira de pedidos firmes da Embraer encerrou o 4T08 em US$ 20,9 bilhões, representando uma queda de 3,2% em relação ao trimestre anterior, já refletindo os impactos da crise econômica mundial iniciada em setembro de 2008. Nesse período, a Empresa vendeu 11 aeronaves comerciais, ou cerca de 10% do total de 112 novos pedidos assinados em 2008. A carteira de pedidos firmes de E-Jets acumulou o total de 876 pedidos firmes e 810 opções de compra.

No 4T08, a Embraer entregou 44 E-Jets para o segmento de Aviação Comercial e oito Legacy 600, dois Phenom 100 e um Embraer 175 para o segmento de Aviação Executiva, além de quatro jatos para o segmento de Defesa e Governo. Durante 2008, as entregas totalizaram 204 jatos e a Embraer cumpriu a meta estabelecida junto ao mercado e seus clientes.

A receita líquida da Embraer no 4T08 foi de R$ 4.139,6 milhões, comparada a R$ 3.298,5 milhões registrada no 4T07, representando um crescimento de 25,5%. No exercício 2008, a receita líquida totalizou R$ 11.746,8 milhões, 17,5% maior que os R$ 9.993,7 milhões do exercício de 2007.

A margem bruta de 20,1% apurada no 4T08 representa queda quando comparada à margem de 21,9% do 4T07, enquanto que no exercício de 2008, a margem bruta apurada foi de 20,5 %, valor estável em relação ao resultado de 2007.

As despesas operacionais somaram R$ 396,6 milhões no último trimestre, representando um crescimento de 17,7% em relação aos R$ 336,9 milhões apurados no 4T07. A margem operacional ficou em 10,5%, menor que os 11,7% do ultimo trimestre de 2007. No exercício de 2008, as despesas operacionais aumentaram 16,1%, totalizando R$ 1.294,6 milhões, ante aos R$ 1.114,7 milhões apurados em 2007. Assim, a margem operacional no exercício de 2008 foi de 9,5%, ligeiramente maior que a de 2007 (9,4%).

O resultado líquido do 4T08 foi negativo em R$ 40,6 milhões, com margem líquida negativa de 1,0%, apresentando queda quando comparado aos R$ 399,7 milhões e margem líquida de 12,1% do 4T07. O resultado líquido do exercício de 2008 apresentou queda de 63,8% em relação ao exercício anterior, diminuindo de R$ 1.185,2 milhões em 2007 para R$ 428,8 milhões em 2008, com margem líquida de 11,9% e 3,6%, respectivamente.v

Destaques de 2008 - No primeiro trimestre de 2008 (1T08), a Embraer firmou contrato de venda de 36 jatos Embraer 195 para a mais nova empresa aérea brasileira, a Azul Linhas Aéreas. A primeira aeronave Embraer 195 foi entregue para a companhia aérea em dezembro de 2008. A carteira de clientes da Embraer se diversificou ainda mais ao longo do ano. No 1T08, a Air Moldova, da Moldávia, e a empresa de leasing Jetscape, dos Estados Unidos, entraram para a lista de novos clientes. A Embraer também assinou novos contratos de venda com a Regional, subsidiária integral da Air France, EgyptAir, do Egito, Finnair, da Finlândia, e M1 Travel, do Líbano, além da norte-americana JetBlue, que confirmou três opções de compra e aumentou para 104 o total de aeronaves encomendadas.

No segundo trimestre de 2008, a Embraer assinou contratos de pedidos firmes com o ETA Star Group, de Dubai, e com a empresa brasileira TRIP Linhas Aéreas, que encomendou cinco jatos Embraer 175. No segmento de Defesa e Governo, a Empresa vendeu dois Embraer 190 para o Governo Brasileiro, aeronaves que serão utilizadas para o transporte de autoridades governamentais.

O segmento da Aviação Executiva da Embraer também obteve importantes conquistas em 2008. Em abril, a Embraer apresentou formalmente ao mercado os novos programas dos jatos executivos Embraer MSJ e Embraer MLJ. O Embraer MSJ, da categoria midsize, com alcance de 5.560 km (3.000 milhas náuticas), e o Embraer MLJ, da categoria midlight, com alcance de 4.260 km (2.300 milhas náuticas), estão posicionados entre o Legacy 600 e o Phenom 300 no portfólio de jatos executivos da Empresa e foram nomeados Legacy 500 e Legacy 450, respectivamente, em maio, durante a European Business Aircraft Conference and Exhibition (EBACE). Nas instalações da Unidade Gavião Peixoto, interior do Estado de São Paulo, a Embraer concluiu a montagem do primeiro jato Phenom 300. O primeiro vôo da aeronave ocorreu com sucesso no dia 29 de abril, inaugurando a campanha de testes em vôo.

Em maio, a Embraer anunciou um plano de investimento de aproximadamente US$ 50 milhões para a implantação de uma nova instalação nos Estados Unidos. A nova unidade, com área de aproximadamente 14 mil metros quadrados, será a sede das operações de aviação executiva da Empresa naquele país e abrigará uma linha de montagem final, a primeira da Embraer nos Estados Unidos, com capacidade de produzir os jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300, além de possuir cabine de pintura, centro de entregas e um customer design center destinado a auxiliar novos clientes na escolha de suas aeronaves.

No terceiro trimestre, destaque para a participação da Embraer na 46ª edição do tradicional Show Aéreo Farnborough, na Inglaterra. Nessa ocasião, a Empresa anunciou novas vendas de aeronaves para a Kun Peng Airlines, da China, Aeroméxico, nasair aviation, da Arábia Saudita, e NIKI, da Áustria, encerrando o trimestre com uma carteira de pedidos firmes recorde de US$ 21,6 milhões.

No quarto trimestre, a Embraer fechou contrato para 11 pedidos firmes de E-Jets com a British Airways, da Inglaterra, aeronaves que serão operadas pela BA CityFlyer. No mesmo período, a lista de novos operadores deu as boas-vindas à Virgin Nigeria, da Nigéria, JAL, do Japão, KLM cityhopper, da Holanda, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, e Arkia, de Israel, que se juntaram à Kun Peng e Grand China Express (controlada pelo Grupo Hainan), da China, Montenegro Airlines, da República de Montenegro, TACA, de El Salvador, Flybaboo, da Suíça, e nasair aviation, da Arábia Saudita, empresas que iniciaram em 2008 operações com o E-Jets da Embraer, família de jatos comerciais com capacidade de 70 a 122 assentos que teve a 500ª aeronave entregue à empresa francesa Regional, em dezembro.

O último trimestre de 2008 também foi marcado pela entrega dos dois primeiros jatos Phenom 100, da categoria entry level, e pela certificação do jato Lineage 1000, da categoria ultra-large. Com as novas vendas de jatos executivos da família Phenom, o número de contratos firmes ultrapassou 800 aeronaves. | www.embraer..com.br | • Acesse aqui a íntegra dos resultados da Embraer

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