Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2009 - 10:06

Quem foi Gentileza?

José Datrino, nascido em 11 de abril de 1917, natural de Cafelândia, interior de São Paulo, é esse cavaleiro andante, em plena cidade contemporânea, a conduzir seu estandarte cheio de apliques, metendo-se pelos lugares a levar sua palavra.

Gentileza era um caminhante incansável que estendeu sua presença a vários bairros do Rio de Janeiro, às cidades da baixada fluminense, a Niterói e São Gonçalo.

Entre Rio e Niterói, Gentileza consagrou-se como o "pregador da lancha" que liga as duas cidades pelo mar; era conhecido de todos naquela travessia. Conhecido também dos médicos do hospital psiquiátrico de Jurujuba (Niterói) para onde foi levado inúmeras vezes pelas autoridades policiais. Gentileza foi ainda um viajante pelo país inteiro, deixando mensagens por todos os lugares que passou, marcando-se por seu verbo e por sua visualidade. A partir dos anos 80, ele empreende uma nova fase. Inicia os escritos de 55 pilastras do viaduto do Caju, no Rio de Janeiro.

A grafia e os signos, já presentes em seu estandarte e em placas que realizava, inscrevem-se agora na própria cidade, transformando pilastras em tábuas de seus ensinamentos. É neste momento que o Profeta apresenta com toda ênfase sua denúncia às condições do mundo e à ameaça que incide sobre a Natureza: o "CAPETA-CAPITAL" no mundo contemporâneo é a re-atualização do mal concreto que assola a humanidade. Mas os escritos do Profeta nos indicam também sua alternativa. É em seu próprio desígnio - gentileza - que se encontra a chave de um Princípio re-orientador do mundo. Para tal, Gentileza lança mão de uma simbologia religiosa que desperta a atenção pelos signos dos quais se vale e pelo acréscimo de letras nas palavras. Essa forma singular de apresentar-se marca a apropriação de uma simbologia trinitária e quaternária que Gentileza desenvolve em sua linguagem:

"O UNIVVVERRSSO" é a criação conjunta de F/P/E (Pai, Filho, Espírito) em VVV e duplamente participação em RR e SS.

Assim como o AMORRR ao qual ele sempre se referia: "amor material se escreve com um R, amor universal se escreve com três R: um R do Pai, um R do Filho, um R do Espírito Santo - AMORRR".

Esta mesma marcação aparece em F/P/E/N, incorporando um quarto termo (N) "SSENHORRA" em sua visão religiosa.

Para o Profeta, todos estes termos manifestam gentileza, reafirmando a extensão de sua simbologia. Em última instância, a eficácia de sua alternativa recolhe sua força do alcance de seu próprio desígnio e daquilo que este é capaz de promover: "GENTILEZA GERA GENTILEZA", nos convoca o Profeta proclamando um princípio ético e divino no mundo.

Gentileza era muito atento aos acontecimentos públicos: concentrações populares, comícios e passeatas eram sempre um motivo para que o Profeta pudesse levar sua mensagem às pessoas. Uma dessas últimas ocasiões foi a ECO 92, no Rio de Janeiro, onde ele conclama as nações e os presidentes ao uso da gentileza.

A partir de 1993, sua saúde fragiliza-se. Após uma queda, que lhe ocasionou uma fratura na perna, o Profeta já não possuía mais a mesma disposição que o levava sem restrição a todos os lugares. No início de 1996, retorna a Mirandópolis em São Paulo, próximo a sua cidade natal, onde vem a falecer no dia 29 de maio, aos 79 anos.

E o que isto tem a ver com nosso dia –a- dia?

Quem sabe, em tempos de reconstrução de um novo modelo financeiro e bancário possamos re-introduzir neles alguns valores perdidos ao longo do tempo e formularmos finalmente nossa Crença, a de que a relação com nossos Clientes somente será profícua na medida em que as necessidades não venham a afetar ou ferir valores e princípios, de forma recíproca.

Em outras palavras se tornaria absolutamente indispensável haver o reconhecimento e aceitação biunívoca dos valores que professamos e dos que vivemos.

. Por: Valmir Mondejar | [email protected] | www.ercltda.com.br | ww.administradores.com.br/valmir_mondeja

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira