Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2007 - 08:21

Iveco cria centro de desenvolvimento de veículos no Brasil


Renato Mastrobuono comandará equipe de 35 profissionais no País, baseado em Minas, centro atenderá mercados de toda a América Latina, a empresa vai ampliar oferta de “soluções vocacionais” para seus clientes.

A Iveco vai criar um novo centro de engenharia de produto em Minas Gerais, com a responsabilidade de coordenar o desenvolvimento de veículos da marca para toda a América Latina. Os investimentos somam R$ 30 milhões em equipamentos, sistemas, pessoal e treinamento. O centro de engenharia entrará em operação em dois meses e terá ligação direta com o setor de desenvolvimento de produto da Iveco italiana, localizado em Turim. A atual área de engenharia da empresa em Córdoba, na Argentina, passará a trabalhar integrada ao centro brasileiro.

Para comandar a nova atividade, a Iveco contratou Renato Mastrobuono, profissional com 40 anos de experiência no setor automotivo nacional, 30 dos quais no setor de caminhões. Como novo diretor de desenvolvimento de produto, ele terá sob seu comando uma equipe de cerca de 35 profissionais no país (entre engenheiros, projetistas e técnicos), contratados preferencialmente em Minas Gerais.

“A chegada de Renato Mastrobuono faz parte do processo de fortalecimento da equipe Iveco no Brasil. Sob sua condução, a área de desenvolvimento de produto trabalhará cada vez mais voltada para o cliente, que é o elemento fundamental de nossa estratégia na América Latina e, em especial, no Brasil, onde pretendemos pisar fundo no acelerador a partir de agora”, explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America, que assumiu o cargo em janeiro.

Como linha de trabalho, Mastrobuono pretende estender ao máximo o conceito das “soluções vocacionais”, com atenção para as mais variadas necessidades dos clientes. “Os transportadores operam hoje muito focados e precisam de veículos cada vez mais específicos. Vamos oferecer a eles produtos que aumentem sua competitividade e eficiência em seus ramos de atuação”, informa Renato Mastrobuono. “Para cada vocação do transporte, um caminhão diferente, especial”.

Ponto de partida é o acervo tecnológico da Iveco mundial - O novo centro de engenharia vai se beneficiar do vasto acervo de produtos e tecnologias da Iveco, uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus do mundo. A Iveco mundial desenvolve e produz uma linha completa de caminhões leves, médios, pesados, off-road, extra-pesados, veículos para aplicações especiais, veículos “heavy-duty”, ônibus urbanos e rodoviários, além de ampla gama de motores diesel e a gás, com potência variável entre 50cv e 2.400 cv.

“Tal portfolio nos dá grandes oportunidades para ampliar nossa gama de produtos nos mercados latino-americanos, otimizando-os de acordo com as necessidades dos clientes da região, levando em conta questões como clima, condições das estradas, qualidade do combustível, legislação ambiental e de transporte”, diz o diretor do Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco. “Vamos partir do global para o local, e isso requer grande intimidade entre a montadora e o cliente”, explica Mastrobuono.

A estrutura será enxuta: um centro de engenharia atenderá a duas “plataformas”, uma de veículos leves e outra dos médio-pesados, cobrindo assim todo o leque que vai de 3,5 a 74 toneladas de PBTC. As plataformas trabalharão a partir de informações recebidas das áreas de vendas, marketing, pós-venda, compras, processos, logística, manufatura, finanças e qualidade. “Essa proximidade com o mercado e as demais áreas da empresa garante o foco na necessidade do cliente, aumenta a rapidez de resposta e corta custos de desenvolvimento e produção”, comenta ele.

O Centro de Desenvolvimento da Iveco terá dois escritórios em Minas. A área relativa ao marketing de produto, especificação técnica e homologação será instalada em Nova Lima (MG), onde fica a sede da Iveco. As atividades de design, engenharia, construção de protótipos e testes serão realizadas na fábrica de Sete Lagoas (MG). Ambos os escritórios trabalharão conectados por sistemas de telecomunicações e de informática de última geração, que também interligarão esse pólo de desenvolvimento brasileiro com a Itália e com o centro de engenharia em Córdoba, na Argentina.

No médio e longo prazos, Mastrobuono espera acumular informações importantes para realizar outro importante trabalho. “Com nossa experiência local, tenho certeza que vamos contribuir bastante no desenvolvimento dos futuros produtos mundiais da Iveco”, informa. “Uma área em que podemos com certeza colaborar é a dos biocombustíveis. Outra é no desenvolvimento de componentes heavy-duty, em função das condições da infra-estrutura da região”.

Ciclo de desenvolvimento será encurtado para um ano - Segundo o diretor de desenvolvimento, porém, o enfoque imediato será dado ao mercado brasileiro, o maior, mais importante e o mais competitivo da região. Embora a Iveco venha expandindo constantemente sua gama de produtos no país (oito novos modelos foram lançados nos últimos meses), ainda existem segmentos importantes onde a empresa tem presença pequena ou não está presente. “Como na Europa, a Iveco vai ser uma produtora full range no Brasil”, diz Mastrobuono.

As contratações dos profissionais para montar a equipe de Mastrobuono já começaram. Em dois meses, segundo ele, os trabalhos já estarão em ritmo acelerado. “Será possível entregar à produção novos modelos e versões em apenas 12 meses, até um pouco menos”, informa Mastrobuono. “Os primeiros resultados mais concretos deste novo time chegarão ao mercado já a partir da metade de 2008”.

Quem é Renato Mastrobuono - Nascido em São Paulo há 61 anos, Renato Mastrobuono é físico e administrador de empresas. Ao longo de quatro décadas de trabalho desenvolveu uma invejável carreira no setor automotivo brasileiro. Em sua experiência constam passagens por empresas como Willys, Ford, GM e Chrysler. Trabalhou por 30 anos na Volkswagen, ocupando cargos de chefia em áreas como Qualidade, Engenharia e Produto. Antes de entrar para a Iveco, ocupava o cargo de diretor de desenvolvimento de produto e qualidade da VW Caminhões. Renato Mastrobuono é casado e tem três filhas.

Perfil da Iveco - A Iveco projeta, constrói e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, ônibus urbano e interurbano e veículos especiais para aplicações anti-incêndio, fora-de-estrada e para defesa e proteção civil. Com seus 24.500 funcionários, a Iveco produz em 27 fábricas em 16 países do mundo, com tecnologia de excelência desenvolvida em cinco centros de pesquisa. Além da Europa, a empresa está presente na China, Rússia, Turquia, Austrália, Brasil, Argentina e África do Sul. Mais de 4.600 pontos de assistência em mais de 100 países garantem o suporte em todas as áreas geográficas onde existe um veículo Iveco trabalhando. | Foto: Renato Mastrobuono

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira