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28/03/2009 - 09:27

J. Macêdo Terceiriza Gestão de Rede e Telecom

Grupo repassa à Dígitro os serviços de monitoramento, supervisão e garantia de performance da sede em Fortaleza e mais 18 locais remotos espalhados pelo País.

O Grupo J. Macêdo, com forte atuação nos segmentos de agroindústria, eletromecânica e indústria de transformação, decidiu confiar à Dígitro Tecnologia todo o trabalho de gerenciamento e supervisão dos seus sistemas de rede e telecomunicações.

Largamente conhecido como fabricante da área de alimentos e detentor de grandes marcas de sucesso, como Dona Benta, Petybon, Sol, Brandini e Boa Sorte, além de atuar em outros segmentos, o Grupo J. Macedo já vinha tradicionalmente utilizando tecnologias da Dígitro em suas redes de voz e dados.

Agora, o Grupo resolveu partir para a terceirização destes serviços, com a contratação da Dígitro Service. A Dígitro Service é uma unidade da Dígitro com foco em monitoramento, supervisão e garantia da performance da estrutura de TI e de Telecomunicações. A divisão apóia empresas cujo “core-business” nada tem a ver com estas atividades, mas que necessitam de grande eficiência e redução de custos nessas áreas.

Com o apoio em tempo integral da Dígitro Service, o Grupo J. Macêdo está conseguindo garantir um total controle do funcionamento e do desempenho de suas comunicações integradas. E ainda vem usufruindo de considerável redução dos “budgets” de assistência técnica e suporte, além de ampliar significativamente o índice de disponibilidade dos serviços.

Através da Dígitro Service, o Grpou também deixa de precisar manter grandes equipes próprias de técnicos especializados e não precisa desviar a atenção dos gestores para questões que não fazem parte da cadeia de construção de lucro de suas diversas empresas.

“Desde sua contratação, a Dígitro Service ficou responsável por nos garantir todas as funcionalidades necessárias nas nossas estruturas de comunicação, mas o acompanhamento dos serviços e controle dos seus resultados continua sendo uma prerrogativa nossa. Para tanto, contamos com relatórios periódicos que a Dígitro Service apresenta”, afirma o Gerente de Infraestrutura, Gérson Vendrametto.

O executivo relata que o grupo já tinha a necessidade de melhorar o monitoramento da sua rede e aumentar a pró-atividade em seus serviços de telefonia.

“Antigamente, para resolver um problema, o suporte local precisava entrar em contato com os desenvolvedores de soluções ou com o fornecedor de link. Além da freqüente demora e dos desencontros de atendimento, o acompanhamento contínuo desses processos era muito custoso”, assinala Vendrametto. Hoje, a Dígitro Service utiliza ferramentas e equipes específicas para o monitoramento da rede. Quando se localiza uma falha, abre-se imediatamente um chamado e este tipo de ocorrência é solucionado rapidamente. “Logo que algo fora do comum é detectado, a Dígitro não só nos avisa do problema, mas também nos informa que providências estão sendo tomadas para resolvê-lo, detalhando diagnósticos, previsões de correção das falhas, informações sobre pessoal envolvido no atendimento, etc”, coloca o gerente. O grupo recebe também relatórios com o resumo de todos os chamados abertos no período e todas as ocorrências registradas nos equipamentos e nos processos.

A Dígitro Service atende todas as plataformas da J. Macêdo, em nível nacional, e monitora atualmente 18 sites remotos, além do site central localizado em Fortaleza, abrangendo 50 roteadores de tráfego de redes, sendo alguns fabricados pela própria Dígitro e outros de terceiros.

A Dígitro Service passou também a controlar os Acordos de Nível de Serviço (SLA) do Grupo, garantindo que os serviços contratados com outros fornecedores sejam cumpridos conforme acordado em contrato. Além disso, realiza o gerenciamento de performance da plataforma, incluindo os indicadores de custo e a gestão do TCO (Custo Total de Propriedade) e análises sobre o ciclo de vida dos ativos de comunicação da J. Macêdo.

“Uma grande vantagem do novo modelo está no uso de alarmes pelo pessoal da Dígitro Service, que alertam imediatamente para falhas localizadas e acionam os serviços capazes de impedir que estas falhas se alastrem. Assim, as eventuais falhas da rede de dados e de telefonia já não causam o mesmo transtorno que ocasionavam até antes da contratação do serviço”, completa Vendrametto.

Já para o Gerente da Dígitro Service, Marcos Pinho Horn, o desafio diário de sua equipe é achar a equação exata entre a redução máxima de custos e o ganho de eficiência. "Além de nos adiantar aos problemas, o ideal é que o nosso trabalho aconteça de forma discreta e quase silenciosa. A ordem é não perturbar os funcionários da J. Macêdo para que eles possam realmente se concentrar no seu trabalho”, conclui o gerente.

Perfil da Dígitro:Fundada em 1977, em Santa Catarina, a Dígitro logo se destacou como modelo de empresa de alta tecnologia, desenvolvendo para as operadoras de telefonia brasileira alguns itens de infra-estrutura antes integralmente importados. Com a abertura do mercado para concorrentes internacionais, a empresa não apenas sobreviveu, como obteve sucessivas taxas de crescimento nos últimos anos. A empresa avançou de forma expressiva sobre o segmento corporativo e de provedores de serviços. O volume de negócios fechados, em 2007, atingiu a marca de R$ 108 milhões, registrando um crescimento de 30% em relação a 2006. Além disso, a Dígitro é a primeira empresa brasileira e a segunda da América Latina a conquistar a TL 9000, certificação específica para a área de telecomunicações que estabelece parâmetros mundiais, inclusive com medição comparativa, sobre as melhores práticas do setor. (www.digitro.com).

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