Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2009 - 09:38

Doenças de pele – inimigo nada oculto

Além dos sintomas visíveis, como manchas esbranquiçadas e vermelhidão, o constrangimento causado pelas lesões pode gerar graves traumas psicológicos.

Vitiligo, psoríase e rosácea estão entre as principais doenças da pele. Os sintomas visíveis variam entre o surgimento de manchas esbranquiçadas, ressecamento excessivo da pele ou forte vermelhidão, mas o mais grave dos traumas é o psicológico. Por afetarem partes muito visíveis do corpo, como rosto e mãos, essas lesões podem abalar emocionalmente as pessoas, devido ao grande constrangimento que causam.

Há relatos de pacientes que sentem vergonha de comparecer a eventos sociais ou a locais públicos – uma privação que resulta de uma baixa considerável da auto-estima e que pode gerar graves traumas psicológicos. Ainda não se sabe ao certo a causa das inflamações, mas especula-se que possa estar relacionada ao sistema imunológico; a mudanças de temperatura, ou, como em muitos casos, stress ou traumas emocionais. As doenças da pele atingem cerca de 2% da população mundial e não distinguem sexo, raça ou idade.

Uma solução que tem sido bastante utilizada atualmente é o laser Excimer, também conhecido como XTrac,. Indicado principalmente para lesões menores e localizadas, o laser é rápido, indolor, não apresenta queimaduras e os resultados têm se mostrado bastante satisfatórios.

“A técnica consiste na aplicação do laser nas células inflamatórias, chamadas de linfócitos T, presentes na pele alterada, que resultam no aparecimento das lesões”, esclarece a dermatologista Patrícia Ávila Fabrini. “No caso da psoríase, por exemplo, pode haver remissão de até dois anos e, em pacientes com vitiligo, as lesões podem pigmentar definitivamente. Mas o principal é o fato de as lesões não voltarem a aparecer”, completa a dermatologista. O número de sessões necessárias para que se tenha um resultado satisfatório varia de acordo com o paciente.

O XTrac é o mesmo laser utilizado em cirurgias de correção da miopia e não apresenta efeitos colaterais ou contra-indicações ao tratamento. Até então, no Brasil, os tratamentos existentes se resumiam a combinações de medicamentos diversos, conjugados com exposição a raios ultravioleta, ou à aplicação tópica de corticóides, variando de acordo com a proporção das lesões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira