Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2009 - 09:43

BASF e GTZ unem forças em Aliança Estratégica

Parceria público-privada consiste em reduzir a deficiência de vitamina ª Iniciativa SAFO (Aliança Estratégica para a Implementação de Aditivos Nutricionais no Óleo e em outros Alimentos Básicos) promove o debate para adotar medidas que amenizem as condições de subnutrição humana na América do Sul.

A BASF, em parceria com a GTZ (Agência Alemã para a Cooperação Técnica) e o CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), realizou o II Fórum Regional de Food Fortification (Fortificação de Alimentos), com o objetivo de fomentar a discussão de medidas para amenizar as condições de subnutrição humana na América do Sul. O encontro aconteceu no dia 26 de março de 2009, no auditório do CIESP, em São Paulo.

O Fórum procurou disseminar o conhecimento e alavancar parcerias entre as indústrias do setor de alimentos e outras instituições. Dessa forma, possibilita à população menos favorecida o acesso a nutrientes essenciais para o desenvolvimento do ser humano. Nesse contexto, o negócio de nutrição humana da BASF contribui ao prover soluções químicas para a fortificação de alimentos básicos.

A implementação de matérias-primas nutricionais nos alimentos constitui o método mais indicado para assegurar o balanceamento alimentar com quantidades adequadas de vitamina A. Dessa forma, os alimentos básicos de produção local, como óleo, farinha, arroz e açúcar, passam a representar uma solução eficiente em termos de custo para a prevenção da deficiência vitamina A em grupos populacionais que carecem dessa substância.

“A BASF está engajada no combate às doenças relacionadas à deficiência de vitamina A no público infantil, buscando oportunidades de parcerias juntamente com a GTZ para a fortificação de alimentos. Dessa forma, acordos de cooperação com entidades e empresas para estabelecer sistemas de entrega sustentáveis, que integrem a vitamina A aos programas de saúde materna e infantil nos países em desenvolvimento, fazem parte de nossa estratégia. Assim, contribuímos para a saúde, o desenvolvimento e a prosperidade econômica de populações no mundo todo”, ressalta Maurício Capelossi, Cordenador de Food Fortification da BASF para a América do Sul.

O papel da GTZ nesta parceria público-privada está baseado em experiências de resultados com diálogos e implementação de padrões relacionados a rotulagem e processos regulatórios envolvendo a fortificação de alimentos. Para Vitor Seravalli, consultor da GTZ no Brasil, este é mais um passo no diálogo com todos os públicos de relacionamento das entidades. “Este workshop foi uma grande oportunidade para o diálogo com stakeholders e definição de ações em uma área de grande importância para o país. Atualmente, já existem iniciativas relacionadas a fortificação de alimentos, contudo, este evento foi uma excelente oportunidade para utilizar todo potencial de parcerias entre os diversos setores: público, privado e a sociedade civil”.

Este tipo de fórum já ocorreu em países como Tanzânia e Camboja, com resultados expressivos na implementação de estratégias para a fortificação de alimentos. A partir dessa experiência, visualizou-se um grande potencial em abordar o tema no Brasil e Bolívia, trazendo a discussão para os diversos setores produtivos. Essa abordagem inclui ONGs como as internacionais GAIN (Aliança Mundial para Melhor Nutrição), PATH (Programa para Tecnologia em Saúde) e OPS (Organização Panamericana de Saúde, órgão das Nações Unidas), governos e organizações internacionais como UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), WFP (Programa de Alimentação Mundial) e GTZ.

Aliança estratégica é modelo de responsabilidade social - A Aliança Estratégica para a Implementação de Aditivos Nutricionais no Óleo e em outros Alimentos Básicos (SAFO) é uma parceria público-privada entre a GTZ e a BASF. Consiste em reduzir a deficiência de vitamina A por meio de projetos sustentáveis, beneficiando mundialmente 100 milhões de pessoas em risco de desnutrição de micronutrientes. “Fortificação de alimentos é uma das principais contribuições da BASF para a superação do desafio de suprir a deficiência de vitamina A em populações carentes”, reforça Maurício Capelossi.

Por meio de soluções de produtos, assistência técnica, capacidades científicas e iniciativas com organizações acadêmicas e de interesse público, a BASF, como apoio de parceiros, participa de programas de mesma natureza em mais de 30 países em desenvolvimento, prestando auxílio a produtores locais, ao setor público e à sociedade civil na redução de deficiências de vitaminas e minerais.

Problemática da desnutrição - Globalmente, a desnutrição ocupa a segunda posição entre os maiores desafios das Metas do Milênio das Organizações das Nações Unidas, que objetivam a eliminação das Deficiências de Vitaminas e Minerais até 2015, de acordo com o “Copenhagen Consensus Rating” (2004). Este desafio tem como oportunidade o fornecimento de micronutrientes para a população mais pobre. As deficiências nutricionais, ou desnutrição, são amplamente encontradas nos países em desenvolvimento. As consequências são devastadoras. A comparação de crianças com deficiência nutricional com outras bem nutridas revelam nas primeiras um grau considerável de crescimento debilitado, doenças mais graves e um risco maior de mortalidade ou baixo desempenho na escola. Crianças mal nutridas na fase de desenvolvimento podem se tornar adultas com baixo desempenho intelectual. As formas mais frequentes de desnutrição estão relacionadas à falta de energia e proteína, além de deficiência de micronutrientes, como vitamina A, ferro e iodo. Outros micronutrientes considerados importantes são os complexos de vitamina B, vitamina C e zinco.

Vitamina A - Entre os benefícios sociais do consumo de Vitamina A estão a redução na mortalidade de bebês e crianças, doenças infantis menos severas (por exemplo, sarampo e diarréia), melhor crescimento e desenvolvimento, melhor capacidade de aprendizado e frequência às aulas. Em mulheres grávidas: verifica-se diminuição do risco por anemia, por exemplo, e maior resistência às infecções. | www.food-fortification.com

Perfil da BASF - A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. Como uma parceira confiável, a BASF ajuda seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF conta com aproximadamente 97.000 colaboradores e contabilizou suas vendas em mais de 62 bilhões de euros em 2008. As ações da BASF são atualmente negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). | www.basf.com.

- As vendas na América do Sul totalizaram aproximadamente €2.99 bilhões de euros em 2008 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás). Na América do Sul, a BASF contava com mais de 5.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2008. | www.basf.com.br

GTZ - Como um órgão Federal Alemão de cooperação técnica internacional dedicado ao desenvolvimento sustentável com operações mundiais, a Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (GTZ) GmbH, atua como parceira do Governo Alemão na conquista dos objetivos de sua política de desenvolvimento. A organização disponibiliza soluções viáveis, prospectivas para fins de desenvolvimento político, econômico, ambiental e social no mundo globalizado. A partir da realização de atividades sob condições difíceis, a GTZ promove reformas e processos de mudanças complexos. Seu objetivo corporativo visa melhorar as condições de vida das pessoas em ambiente sustentável. PPP- Parcerias Público-privada – são parcerias em Acordo de Desenvolvimento com o setor privado. Desde 1999, a GTZ já realizou mais de 1.000 projetos em parceria com empresas privadas em nome do Ministério Federal da Alemanha para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (“BMZ”) em mais de 70 países recém-industrializados e em desenvolvimento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira