Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2009 - 09:43

Unibes luta por justiça social e busca garantir dignidade e respeito às vítimas do holocausto

O Centro de Suporte e Ajuda, no Brasil, atende 419 sobreviventes.

Já se passaram mais de 70 anos e até hoje vítimas do nazismo sofrem conseqüências de tudo o que ocorreu durante o Holocausto. A tentativa de reconstruir a vida, muitas vezes começando do zero, não foi bem sucedida para todos. Buscando sempre justiça social e auxiliar os mais necessitados, a UNIBES - União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social, desde 2004, celebrou parceria com a Jewish Material Claims - USA e passou a atender, nacionalmente, os sobreviventes do Holocausto, repassando-lhes verbas de governos europeus para programas indenizatórios, temporários e comprometendo-se a assisti-los para que possam ter um final de vida com dignidade e respeito.

Durante seis anos de guerra, aproximadamente seis milhões de judeus foram assassinados, o que representava cerca de um terço do povo naquela época. Desde 1951, a organização Jewish Material Claims abraça a causa e luta pelos direitos dos sobreviventes através de parcerias com países pelo mundo todo. O objetivo é fazer os países reconhecerem a tragédia que foi o Holocausto e concordarem que estas pessoas vítimas do preconceito merecem ser indenizadas e apoiadas nos últimos anos de vida.

Segundo João Batista, gestor do departamento do Serviço Social da Unibes, a entidade é o Centro de Suporte e Ajuda brasileiro e auxilia 419 sobreviventes, sendo 356 pessoas em São Paulo, 62 no Rio de Janeiro e uma em Santa Catarina. Só no ano de 2008, mais de 757 mil reais foram repassados para as vítimas, que devem comprovar os gastos com saúde e dificuldade financeira.

Para se inscrever no programa as pessoas devem entrar em contato com Guita Rabinovici ou Sr. João Batista Adduci, pelo telefone no (11) 3311-7300, para receber informações sobre a documentação e o preenchimento do formulário específico para a inscrição. Após será marcada entrevista na entidade ou a domicílio, caso a pessoa esteja acamada. Se o interessado residir em outra cidade o contato será realizado por telefone e correio.

Depois de se inscrever as pessoas devem apresentar toda documentação necessária e o relato dos acontecimentos. As solicitações serão submetidas ao “Comitê dos Sobreviventes do Holocausto”, da Unibes, para a devida aprovação. Os membros desta comissão são sobreviventes de países como Alemanha, Áustria e Hungria em conjunto com vice-presidentes e diretores da entidade, assim como pessoas de vasto conhecimento sobre os fatos ocorridos e geografia européia da época.

Programas Indenizatórios para 2009: Fundo AHSEAP – Governo da Áustria (só para austríacos) | Fundo ICHEIC – Governo alemão (europeus em geral e alemães) | Fundo GG – Governo alemão (europeus em geral e alemães) | Fundo HGT – Governo da Hungria (trem de ouro húngaro) | Fundo S.O. – Successor Organization (europeus em geral e alemães) .

Unibes [ www.unibes.org.br ] - A Unibes - União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social - trabalha há mais de 93 anos com promoção humana. O objetivo principal da entidade é trazer qualidade de vida para as pessoas através de programas sociais, educacionais, culturais e de saúde. Dentro das seis unidades existentes, mais de sete mil pessoas são atendidas por ano.

Preocupada em auxiliar as famílias carentes como um todo, as crianças fazem aulas de judô, balé, artes, música, além de ter reforço escolar. Já os jovens participam de cursos de capacitação profissional cujo índice de empregabilidade chega a 65%. Os idosos recebem cuidados e atenção e mantêm uma vida ativa através de jogos, pinturas e dança.

Além disso, o serviço oferecido pela farmácia garante remédio gratuito aos mais necessitados e o bazar proporciona produtos de qualidade e com ótimo preço. Dar oportunidade e ajudar a formar cidadãos conscientes é a base de todas as atividades realizadas pela organização.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira