Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2007 - 07:37

IBGE abre inscrições de 30 de março a 13 de abril

O Instituto Brasileiro de Geográfia e Estatística (IBGE) vai contratar em caráter temporário para um ano, com prorrogação para mais o período de outro ano. No total são três mil vagas para quem tem formação em Nível Médio, são 163 vagas para o Estado do Rio de Janeiro, distribuídas por diversos municípios. O interesse pelo processo seletivo costuma ser grande. O último concurso do IBGE para o cargo atraiu 7.021 candidatos só do Rio de Janeiro.

O candidato deve ter concluído o Ensino Médio, e ter mínimo de 18 anos de idade. Quem for contratado vai receber vencimentos de R$ 600, por uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. O agente temporário tem direito ainda a auxílios transporte e alimentação, férias e 13º. As inscrições custam R$ 15 e vão de 30 de março até 13 de abril, e poderão ser feitas nas agências credenciadas dos Correios e pelo site www.cesgranrio.org.br.

A primeira recomendação é rever exames. Alguns sites baixam o conteúdo gratuitamente, como www.academiadoconcurso.com.br e www.pciconcursos.com.br.

O exame, terá duração de quatro horas, está marcado para o dia 27 de maio. Serão eliminados da seleção os candidatos que não acertarem, pelo menos, uma questão de cada tema e 30% do total da prova.

Os novos agentes de pesquisa e mapeamento do IBGE vão identificar alterações na divisão político-administrativa do País , localizar e mapear seus acidentes geográficos e visitar domicílios e empresas .

O que vai selecionar os candidatos: Língua Portuguesa — A prova do IBGE traz o mesmo conteúdo de exames anteriores e de seleções como Transpetro e Casa da Moeda. Na última seleção do IBGE, em relação à interpretação, foi pedido texto narrativo. O candidato dava um depoimento sobre o cargo. Houve questões sobre significação de palavras (sinônimos e antônimos). A banca exige o emprego correto dos verbos, voz ativa e passiva, regência e concordância. É interessante estudar os verbos irregulares.

Raciocínio Lógico — É importante entender valores lógicos das proposições simples e compostas (uso dos conectivos “e” e “ou”, bem como das disjunções “se, então” e “se, somente se”). Negação de frases compostas por esses conectivos e disjunções, bem como o tópico Equivalência Lógica são bastante cobrados pelos principais concursos. Um estudo sobre seqüências de números e formas numéricas deve ser feito. É importante rever Aritmética, Álgebra e Geometria.

Conhecimentos Gerais e Geografia — O Nível de dificuldade é médio, mas há muitos temas. Os mais prováveis são: Globalização; demografia; conflitos mundiais; produção de etanol, biodiesel, fontes renováveis; Reforma Agrária e movimentos no campo; exploração mineral no Brasil (auto-suficiência); grandes domínios climato-botânicos; problemas ambientais; avanços técnico-científicos; literatura; e artes. Jornais e revistas semanais são boas fontes de conhecimento.

Informática — O programa é básico de provas em níveis Médio e Superior. O ideal é que o candidato tenha prática, esteja ambientado. A dica é rever provas cobradas pela mesma banca; cada uma tem seu estilo. É um conteúdo voltado ao usuário de informática, mas também tem um recorte técnico, porque aborda Periféricos e Componentes. A prova cobra noções gerais de utilização da Internet: como enviar e-mails, anexar programas, navegação na web etc.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira