Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Projeto cultural em Teresópolis completa 12 anos


Grandioso. O adjetivo descreve com precisão o concerto da Banda Sinfônica e Coral da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, atração do Projeto Música na Matriz dia 5 de novembro. A mais antiga em atuação no Estado do Rio de Janeiro, com 143 anos de atividades, a Banda Sinfônica Euterpe Friburguense foi escolhida especialmente para a comemoração do Dia da Cultura e dos 12 anos do Projeto Música na Matriz. Evento marcados por homenagens e muita música classe na Matriz de Santa Teresa que já se transformou em autêntico espaço cultural, não só por sua beleza arquitetônica, tradição e localização, mas especialmente por suas qualidades acústicas, que vêm favorecendo, há mais de uma década, a apresentação de dezenas de corais, quintetos, orquestras e grupos clássicos, parceiros importantes na disseminação da Cultura em Teresópolis”, relembra a secretária de Cultura Lisemara Guedes.

Sob a regência do maestro Nelson José da Silva Neto, 31 instrumentistas e 58 cantores da Banda Sinfônica e Coral da Sociedade Musical Euterpe Friburguense apresentaram, na primeira parte do programa, temas consagrados da Música Popular Brasileira: “Carinhoso” (Pixinguinha), “Manhã de Carnaval” (Luiz Bonfá), “Eu sei que vou te amar” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), “Melodia Sentimental” (Villa-Lobos), “Ave-Maria no morro” (Herivelto Martins), entre outros.

A segunda parte do programa foi dedicada aos clássicos da ópera e da música erudita: “Ave Verum” (Mozart), “Al Shlosha D’varim” (Naplan), “Va pensiero” (Verdi), “Nessum dorma” (Puccini), “Exodus” (Gold), “La Traviatta” (Verdi) e “Hallelujah” (Haendel). O jovem tenor Ágni de Souza, regente do Coral, encantou a platéia com sua interpretação da bela e difícil ária “Nessum dorma”, de Puccini, e, quase que transformada em orquestra sinfônica, a banda executou o majestoso “Hallelujah”, do oratório “O Messias”, de Haendel, num final apoteótico que provocou um intenso e prolongado aplauso da platéia entusiasmada.

A empresária Sandra Viveiros gostou do concerto que homenageou o Dia da Cultura. “É maravilhoso saber que ainda existem instituições que cultivam a música erudita. A Prefeitura de Teresópolis é um exemplo não só para o poder público como para a iniciativa privada”, avalia. . Crédito da foto: Alexandre Costa / Prefeitura Teresópolis

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira