Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2009 - 10:33

Light convida moradores do Santa Marta para reunião

Tema do encontro será o Plano de Atuação da empresa na comunidade.

A Light apresentará no dia 28 de março (sábado), para os moradores do Santa Marta, o Plano de Atuação da empresa na comunidade, que consistirá na modernização de toda a rede de distribuição de energia elétrica, do sistema de medição de consumo das moradias e de atividades sociais e educacionais. O Plano vai beneficiar as 1,6 mil famílias residentes na localidade. A empresa investirá R$ 2,1 milhões com recursos próprios e as obras deverão estar concluídas no fim de junho.

A atuação da Light no local é em parceria com os Governos Federal, Estadual e Municipal e a primeira etapa do seu Plano de Atuação para melhorias no fornecimento de energia elétrica na região já foi concluída. Nesta nova etapa, a companhia de energia instalará 34 transformadores (o triplo do já existente), 30 km de cabos de baixa tensão e a medição do consumo individual das moradias e da rede de iluminação pública, através de um moderno sistema de medição. Além disso, está prevista a regularização das ligações das casas, com base em levantamento sócio-econômico, registro das condições dos imóveis, da carga elétrica (eletrodomésticos), do tipo de utilização (residencial, comercial) e identificação do responsável pela ligação.

Paralelamente às obras de modernização da rede e do sistema de medição, a Light vai desenvolver o Programa Comunidade Eficiente, projeto que promove a cidadania e responsabilidade social associadas à prestação dos serviços de energia elétrica. O programa servirá não só para mostrar como é possível usar a energia de maneira racional, mas também permitirá ao cliente se adequar ao consumo dentro dos limites do beneficio da tarifa social. A Lightdistribuirá cartilhas com dicas de segurança em rede elétrica, dará orientações para redução de consumo através de medidas de economia e mudanças de hábito, substituirá eletrodomésticos obsoletos (chuveiros, geladeiras e lâmpadas) e vai reformar instalações elétricas domiciliares, após a inspeção das moradias.

Faturamento das contas - A companhia adotará uma política comercial diferenciada, de acordo com a capacidade de pagamento dos consumidores da área. Será adotado um plano de faturamento escalonado, pelo valor de até 80 kWh, na tarifa social, para as ligações residenciais (80 kWh), durante os seis primeiros meses do período de transição, e aumento gradual de até 20kWh, a cada dois meses, até chegar ao consumo real.

A primeira leitura de todos os novos medidores instalados acontecerá em julho e a primeira conta chegará aos clientes em agosto. Durante os seis meses seguintes, o valor da conta será o mesmo.

Tecnologia aplicada ao projeto- Dadas as especificidades da área, a Light precisou adotar tecnologias adaptadas para este projeto. É o caso, por exemplo, dos postes que serão instalados em determinados pontos. Devido aos acessos íngremes e estreitos, é impossível utilizar os postes convencionais de concreto. Para driblar essas dificuldades, a Light vai instalar 68 unidades de um novo tipo de poste em material polimérico, modulado, mais resistente e mais leve, que é montado no próprio local de instalação. Além disso, esse tipo de poste tem vida útil maior que os atuais postes de madeira. A rede, construída com cabos isolados e trançados, oferece maior segurança, tanto do ponto de vista de sua manipulação para uso indevido quanto contra intempéries e outros agentes externos.

Um novo sistema de medição eletrônico será implantado, assim como o adotado em 2008 na Barra da Tijuca, São Conrado, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. Ele vai possibilitar o monitoramento remoto do consumo e manuseio indevido do medidor e da rede, além de sinalizar anormalidades no fornecimento, como oscilações de tensão e falta de energia.

Ação conjunta - Para desenvolver o trabalho no Santa Marta, cumprindo desta forma o cronograma previsto para as obras, a Light conta com o apoio fundamental da Associação de Moradores da comunidade. A empresa tem conversado com a entidade, a fim de esclarecer todo o projeto, seus benefícios, características técnicas e processo de faturamento das contas. A Associação, por sua vez, tem ajudado no relacionamento com os moradores e na disseminação das informações sobre a atuação da Light.

. [ Dia 28 de março de 2009, as 10 horas, no Quadra da Escola de Samba do Morro Santa Marta, Rio].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira