Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2007 - 07:19

91% das PMEs ainda não investem em storage

Zelar pelo banco de dados e ter agilidade na troca de informações da empresa não são práticas comuns para pequenos e médios empresários. De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pela consultoria IDC, cerca de 91% dessas companhias investem pouco ou nada em dispositivos de storage. Essa situação continua a acontecer mesmo com o crescimento do serviço de armazenamento de dados em 2006 e as inúmeras opções de dispositivos encontrados no mercado atualmente.

A consultoria divulgou também uma pesquisa sobre a receita de storage no 3° trimestre de 2006, que foi 10,7% maior que o mesmo período de 2005; as vendas de sistema de replicação do serviço – uma forte tendência para o mercado, de acordo com a consultoria – cresceram 22,5%; e 30,8% foi a taxa de crescimento anual do segmento de hierarquização de storage.

De acordo com Paulo Navarro, diretor da SODIC Telemática, - empresa do Grupo SODIC, que atua na área de integração e fornecimento de sistemas de armazenamento e segurança de dados, além serviços especializados e terceirização-, o baixo investimento no armazenamento de dados pelos empresários das PMEs ocorre devido à falta de cultura e consequentemente a pouca divulgação e acesso à informação.

“Os grandes distribuidores e fabricantes têm absoluto interesse em manter o assunto ‘storage’ como se fosse uma caixa preta, justificando assim altos preços de equipamentos, contratos de manutenção e upgrades, pois assim conseguem manter uma alta margem de lucratividade no segmento de storage systems”, afirma o Navarro. Atualmente, a empresa tem 35% de seu faturamento anual graças à venda de produtos e serviços prestados ao mercado SMB.

A partir de 1995, as empresas criaram a cultura de aquisição de servidores e hoje em dia é comum ver pequenas empresas com até cinco servidores. “Com isso, torna-se necessário um planejamento para armazenamento, gerenciamento e backup da informação”, avalia o executivo.

Para ele, adotar um sistema de storage, inicialmente, significa uma mudança de patamar de tecnologia para a empresa e, portanto uma quebra de cultura. “A virtualização de discos sequer é compreendida entre os técnicos das PMEs e portanto seus inúmeros benefícios são ignorados”, aponta. “Dentre os benefícios podemos citar unificação do armazenamento, otimização de espaços, facilidade de gerenciamento, alta disponibilidade dos dados, redução de time-out – uma vez que os servidores passam a conter somente o Sistema Operacional e Aplicativos -, desempenho, velocidade no backup, recuperação de dados imediatamente e retorno em tempo real”. O trabalho da empresa é ajudar o cliente desde a especificação até a venda e no pós-venda com a manutenção, upgrade, suporte, treinamentos on demand e terceirização.

Navarro explica ainda que existem sistemas de armazenamento de dados de diversas tecnologias e tipos de conectividade, justamente para adequação aos ambientes de pequeno, médio e grande porte. Entre as principais, ele destaca o FC-FC, FC-FC/SATA, FC-SATA, iSCSI-SATA, DAS-SCSI. “Podemos afirmar, por exemplo, que custa mais barato hoje fazer backup em discos em detrimento a fitas (LTO3), bastante conhecidas no mercado”, completa.

Investir em fornecimento de storage para esse tipo de empresa é um grande negócio para quem atua na área, já que se trata de um mercado estimado em US$ 45 bilhões, mundialmente, para 2007.

Perfil da SODIC - Fundado em 1944, o Grupo SODIC é controlador de três empresas no segmento de tecnologia da informação: a SODIC Distribuidora, que atende fabricantes, integradores de soluções e VARs; a SODIC Telemática, que atua como integrador de soluções nas 100 maiores contas do país e a Netstructure, que atua na área de Datacenter, provedor de Internet, serviços especializados e terceirização. Tem como principais parceiros as marcas Emulex, Qlogic, Brocade, McData, ]Imperative, Kingston, Adaptec, Segate, Watchguard, Packeteer, iQstor e Infortrend, entre outras grandes empresas que atuam no setor. E em sua carteira de clientes, grandes empresas como: Telefônica, Gerdau, Nextel, TIM, Telemar, Votorantim, e também os Bancos: Real, Banespa – Santander, Itaú, BankBoston, Unibanco, Bradesco entre outras. | www.sodic.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira