Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2009 - 11:05

Cyrela Brazil Realty anuncia resultados do 4T08 e aposta no crescimento do segmento econômico para 2009

Apesar da desaceleração do setor, empresa teve um ano positivo e aumentou consideravelmente sua participação no mercado com a Living.

A Cyrela Brazil Realty, maior incorporadora do país, anunciou hoje seus resultados financeiros referentes ao 4º trimestre de 2008. A receita líquida obteve um crescimento de 56,2%, totalizando R$ 2.667,05 milhões, em 2008. O EBTIDA alcançou os R$ 535,9 milhões, 37,2% maior que no ano anterior. O grande destaque do período foi o marco de 18 mil unidades lançadas nos segmentos econômico e super econômico pela Living.

As vendas contratadas somaram R$ 4.612,3 milhões, representando um aumento de 5% em relação a 2007. Do total no ano, 5,8% foram representadas por empreendimentos lançados no 4T08 (33,5% no 4T07), 11,9% foram referentes a lançamentos no 3T08 (27,8% no 3T07), 35,7% referentes a empreendimentos do 2T08 (12,7% no 2T07), 12,7% ao 1T08 (4,2% no 4T07), e 33,9% representam unidades lançadas em períodos anteriores.

No último trimestre do ano, a Cyrela Brazil Realty lançou 16 empreendimentos que somam R$ 856,5 milhões. A velocidade média de vendas de lançamentos foi de 31,5% para o trimestre e de 63,1% para os doze meses acumulados. A despeito da grande desaceleração do mercado ocorrida a partir de setembro, a Cyrela encerrou o ano com R$ 4.827,4 milhões em lançamentos, representando uma redução de 10,5% em relação a 2007.

No período, o volume de vendas alcançou R$ 566,1 milhões, volume 74,8% inferior aos R$ 2.246,6 milhões de vendas contratadas no 4T07. Essa queda foi causada pelas incertezas trazidas pela situação econômica mundial. Desde o início da crise, a Cyrela adotou maior cautela em relação a novos lançamentos e alguns empreendimentos tiveram seus lançamentos postergados visando preservar o fluxo de caixa da Companhia.

Apesar dos contratempos, 2008 foi um ano muito positivo para a Cyrela. O primeiro semestre foi marcado por lançamentos e vendas que atingiram marcas históricas. Em maio, a empresa atravessou fronteiras nacionais e fez o primeiro lançamento na Argentina, por meio da parceria com a IRSA. Outros movimentos estratégicos foram realizados e, em junho, estabeleceram uma joint-venture com a Construtora Líder, tradicional construtora e incorporadora de Minas Gerais e Distrito Federal, criando a CL Empreendimentos Imobiliários S.A. Em julho, foi criada uma nova joint-venture com a Lucio Empreendimentos e Participações, resultando na Lucio Brazil Real Estate S.A., para fortalecer a atuação na Grande São Paulo.

"Um dos pontos fortes da Cyrela é a capacidade de acelerar e desacelerar rapidamente. Desde o início da crise, nossas atitudes foram marcadas pela prudência. Optamos por lançar somente produtos que se mostravam líquidos, com financiamento a construção já contratado, mantendo sempre um controle rígido do caixa e, assim, garantindo que a Cyrela se mantenha sólida ao final desse ciclo. Acreditamos que estamos muito bem posicionados para atravessar este momento desafiador", explica Luis Largman, diretor de RI da Cyrela Brazil Realty.

No 4T08, a empresa completou a aquisição de 10 terrenos, cujas negociações foram iniciadas antes da crise, que somam 471,6 mil de m², com VGV potencial de R$ 1.386,7 milhões. No final do 4T08, o estoque de terrenos somava 11,2 milhões de m² de área útil comercializável com potencial de vendas total de R$ 34,6 bilhões, considerando as joint-ventures e parcerias. Do estoque, 80% foram adquiridos através de sistema de permuta, sem a necessidade de desembolso de caixa.

Plano Habitacional - O Governo Federal está adotando uma série de medidas, tanto no campo monetário quanto no fiscal, para fomentar a atividade econômica interna. A mais importante para o setor é o Plano Habitacional, anunciado na última quarta-feira. Esse programa pretende impulsionar o crescimento do setor de construção civil fazendo frente ao déficit habitacional lançando um milhão de residências em dois anos. Pela primeira vez, o Governo Federal contatou a iniciativa privada para desenvolver um programa consistente com as necessidades do setor, considerando modalidades de financiamento acessíveis a grande parte da população e com processos e custos reduzidos.

"Em 2009, manteremos os mesmos mandamentos: prudência e conservadorismo. No entanto, estamos absolutamente preparados para aproveitar os incentivos trazidos pelo Plano Habitacional. Hoje a Living representa 30% do portfólio da Cyrela, pretendemos atingir 50% com o novo pacote do governo", completa Largman.

Perfil da Cyrela Brazil Realty 0 A Cyrela Brazil Realty S.A. Empreendimentos e Participações é a maior empresa do mercado imobiliário brasileiro na incorporação de empreendimentos residenciais, está presente em 17 estados brasileiros e Argentina. Seus lançamentos no ano de 2008 totalizaram R$ 4,8 bilhões, consolidando sua liderança nos principais mercados. A Cyrela integra o Novo Mercado da Bovespa e é negociada com código CYRE3.| Site: www.cyrela.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira