Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2009 - 11:07

Outward Bound Brasil realiza projeto voltado à melhoria de escolas públicas

São Paulo - Maior instituição de educação experiencial ao ar livre no mundo, a Outward Bound Brasil (OBB) lança um projeto voltado às escolas públicas e redes de ensino. Trata-se do “Tripulantes da Escola”, que tem como objetivo somar esforços para promover melhorias na instituição de ensino e na integração entre os atores da comunidade escolar.

Enquanto busca parceiros para a implementação do projeto integral, a OBB vem aplicando alguns elementos do programa e atingindo resultados positivos. Em dezembro de 2008, por exemplo, a organização realizou uma experiência diferente na Escola Estadual Dr. Genésio Candido Pereira, em São Bento do Sapucaí, pequena cidade no interior de São Paulo. Os instrutores da OBB organizaram um encontro de quatro dias com 45 professores, funcionários e a direção da escola para desenvolver dinâmicas e reflexões em sala de aula e, posteriormente, ao ar livre, envolvendo o tema Eficácia de Grupo e Relações Humanas.

Para completar o programa, foram realizadas expedições de cinco dias com três grupos de alunos da mesma escola, com o objetivo de desenvolver habilidades para o trabalho em equipe, a valorização do meio-ambiente e a percepção do potencial pessoal de contribuição.

“Embora tenha sido uma intervenção localizada, com uma fração do conteúdo do programa, a experiência demonstrou o impacto positivo que o ‘Tripulantes da Escola’ pode trazer ao ambiente escolar e ao seu entorno”, conta o superintendente da OBB, Hélder Madeira. “O próximo passo é fechar parcerias com patrocinadores para estender todo o programa, que tem duração prevista de 12 meses, a escolas em áreas vulneráveis”, completa ele.

Ao longo desses doze meses, uma equipe de instrutores da OBB trabalhará atividades experienciais dentro e fora da escola, utilizando ciclos de ação e reflexão para promover o aprendizado de conceitos, habilidades e atitudes. Os instrutores também acompanharão semanalmente a equipe de gestores para garantir a aplicação dos aprendizados e conceitos vivenciados durante os cursos.

O programa envolve estudantes, docentes, gestores e pais de alunos, pois, para a OBB, todos na escola são tripulantes do mesmo barco e devem assumir sua parcela de responsabilidade na construção de um ambiente escolar saudável, seguro e que promova o aprendizado.

Histórico de sucesso - Há cerca de 15 anos a Outward Bound passou a estender a instituições de educação formal, principalmente nos Estados Unidos, sua experiência de várias décadas com programas experienciais na natureza. Os mesmos princípios que inspiraram a metodologia no ambiente ao ar livre, que torna a Outward Bound referência mundial nesta área, passaram a ser aplicados no meio escolar com resultados significativos no desempenho dos alunos, na formação do caráter, na melhoria das práticas pedagógicas e no fortalecimento de uma cultura escolar positiva.

A Outward Bound Brasil (OBB), além dos cursos na natureza que vem desenvolvendo no país desde 2000, também começa a estender o alcance de seus programas, buscando formas de contribuir para a melhoria da educação formal, levando em conta as peculiaridades nacionais. Com o “Tripulantes da Escola”, a OBB espera gerar impacto imediato tanto na escola quanto em seu entorno.

Estrutura do programa.: O programa “Tripulantes da Escola”, completo envolve sete fases diferentes:- Pré-lançamento | - Avaliação Marco Zero, no qual são entrevistados gestores, professores, alunos e pais para poder traçar um perfil da escola, seus principais problemas, e assim desenhar o melhor programa para a instituição | - Cursos - que promovam desenvolvimento profissional e pessoal, desenvolvimento de competências para gestão de pessoas e equipe, liderança e capacidade de enfrentar desafios, entre outros | - Transferência de conhecimentos | - Ideias na Prática | - Avaliação| - Finalização.

Programa Ação Social - Além do “Tripulantes na Escola”, a OBB já desenvolve há seis anos o Programa de Ação Social, voltado para adolescentes de baixa renda, de 15 a 18 anos. Como etapa central do programa, os jovens embarcam em uma expedição de dez dias por uma região remota, onde aprendem a trabalhar em equipe ao vencerem desafios na natureza. Depois de cada curso, que ocorre nas férias de janeiro e julho, a OBB faz o acompanhamento para garantir que o conhecimento e as habilidades adquiridas durante o curso sejam transferidas para o dia-a-dia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira