Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2009 - 11:19

Pré-estreia de “Mataram a Irmã Dorothy” no Espaço Cinema Nosso


No dia 02 de abril (quinta-feira), às 17h30, o Espaço Cinema Nosso faz a pré-estreia gratuita do documentário “Mataram a Irmã Dorothy” (They Killed Sister Dorothy, 2008), de Daniel Junge. Após a exibição do filme, haverá um debate com José Batista, advogado do caso Dorothy, e os produtores do documentário, Marcela Bourseau e Gustavo Gelmini.

Toda primeira quinta-feira do mês o Cinema Nosso, em parceria com o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes (Cesec) e a Justiça Global, exibe um filme sobre direitos humanos, seguido de debate, especialmente para militantes de direitos humanos e familiares de vítimas de chacinas. Os interessados devem fazer reserva de ingressos pelo telefone (21) 2505-3300.

O Cinema Nosso é uma organização sócio-cultural que utiliza a linguagem audiovisual (cinema, TV, animação e vídeo) para fortalecer a educação pública. A escola atende crianças, adolescentes e jovens de camadas populares e/ou estudantes da rede pública de ensino nos municípios do Rio de Janeiro e São Gonçalo. Nas oficinas realizadas pela instituição, os alunos são estimulados ao diálogo, à criação, à reflexão social e à comunicação entre diferentes classes sociais, uma vez que o Cinema Nosso tem como missão ampliar o universo cultural e contribuir no desenvolvimento do senso crítico de jovens e adolescentes, sendo patrocinado pelo Programa Desenvolvimento e Cidadânia - Petrobrás e Eletrobrás.

“Mataram a Irmã Dorothy” conta a trágica história da freira Dorothy Stang, assassinada aos 73 anos na Amazônia. Nascida em Ohio (EUA), irmã Dorothy mudou-se para o Brasil, onde passou a defender projetos de redistribuição de terras. Acabou atingida por seis tiros em 2005, após entrar em conflito com fazendeiros e grileiros. O filme mostra o trabalho da missionária na floresta brasileira e acompanha o julgamento de seus assassinos, que teve grande repercussão na mídia nacional e estrangeira. O filme foi produzido por Nigel Noble (diretor de “Os Carvoeiros”) e tem músicas originais de Bebel Gilberto e Pedro Bromfman. Na versão brasileira, é narrado pelo ator Wagner Moura.

Perfil do diretor Daniel Junge - Seu primeiro longa-metragem foi Chiefs, premiado em 2002, no Festival de Tribeca, como melhor documentário. Depois, filmou Reading your Rights e Big Blue Bear, para a rede de televisão australiana e regional PBS, vencedor do Emmy regional de melhor documentário cultural. Dirigiu também We Are Phamaly, Road Movie e Iron Ladies Of Liberia, sobre a primeira mulher presidente na África.

“Mataram Irmã Dorothy” (They Killed Sister Dorothy, 2008) + debate, dia 02 de abril (quinta-feira), às 17h30, Espaco Cinema Nosso (Rua do Rezende, 80 – Lapa, Rio de Janeiro (RJ). Reservas pelo telefone: (21) 2505-3300. Site: www.cinemanosso.org.br | Confira o trailer do filme (www.youtube.com/watch?v=RFVXtvNZpA4) e o site (www.theykilledsisterdorothy.com).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira