Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2009 - 11:27

Ecobags de plástico: leves, seguras, elegantes e ecológicas

As sacolas ecológicas – também conhecidas como ecobags – estão na moda. Desde que se iniciaram campanhas para a conscientização sobre o uso responsável das sacolas plásticas, as ecobags ganharam espaço como alternativa ambientalmente adequada às necessidades cotidianas no transporte das compras. E, quando confeccionadas com plásticos, constituem-se numa opção que combina leveza, segurança, versatilidade, estilo, durabilidade e sustentabilidade.

Essas ecobags já se encontram nos supermercados. Elas são ecologicamente corretas por serem retornáveis e 100% recicláveis. A ráfia, o Nãotecido (o chamado TNT), o polipropileno, até mesmo o PET reciclado são variedades de plásticos que têm sido muito usadas na confecção dessas sacolas. Isso porque os plásticos levam vantagem sobre outros tipos de material: são higiênicos, fáceis de limpar - utiliza-se o mínimo de água, evitam contaminações de resíduos das compras e são impermeáveis, além de oferecerem diversas possibilidades de design e impressão.

A moda das ecobags se intensificou quando o uso excessivo das sacolinhas plásticas distribuídas pelo varejo começou a ser questionado. Ainda assim, as sacolinhas, quando utilizadas de forma consciente, tornaram-se indispensáveis à vida moderna. Uma pesquisa Ibope, realizada em outubro de 2007 com 600 mulheres das classes B, C e D, revelou que 100% usam a embalagem para o descarte do lixo doméstico. Além disso, elas listaram mais de 40 aplicações para as sacolas plásticas (guardar o guarda-chuva molhado na bolsa, as roupas sujas e os calçados na mala de viagem, entre outras).

Dessa forma, saber usar as sacolinhas plásticas de forma consciente, o que significa descartá-las corretamente (facilitando sua coleta seletiva) ou reutilizando-as, é a melhor solução. E esse uso responsável está intimamente ligado à qualidade do produto. Se forem resistentes, não precisam ser colocadas uma dentro da outra para carregar compras mais pesadas. Atenta a isso, a indústria tem trabalhado intensamente para que as sacolas sejam produzidas dentro de normas e adotadas pelos supermercados.

Em maio, foi lançado o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, uma iniciativa conjunta da Plastivida, do Instituto Nacional do Plástico e da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis, com as entidades de supermercados do país. O programa, que já chegou a São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Bahia e Pernambuco, conta com o compromisso dos supermercados na distribuição de sacolas fabricadas dentro das normas de qualidade e conscientiza a população sobre seu uso racional. Utilizadas adequadamente, as sacolinhas de supermercado otimizam suas várias funções, as quais já incorporadas ao cotidiano das pessoas.

Para definir quando é melhor utilizar uma sacolinha ou uma ecobag de plástico, faça como a Plastivida: guie-se pela aplicação do conceito dos 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. As opções de sacolas são variadas para cada aplicação. O importante é que sejam usadas com responsabilidade e que, na hora de seu descarte, esse seja feito adequadamente.

O Programa de Qualidade também confeccionou uma ecobag de plástico, não para comercializá-la, mas para demonstrar aos formadores de opinião, aos legisladores e ao público em geral as vantagens e a beleza do produto confeccionado com esse material.

Se cada um deve colaborar para a preservação do planeta, por que não fazê-lo com racionalidade, durabilidade e elegância? Ecobag de plástico. Compre esta idéia.

. Por: Francisco de Assis Esmeraldo, engº químico, presidente da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP, do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da FIRJAN (RJ) e do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Embalagens (ABRE).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira