Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2009 - 11:30

A saúde da mulher nos dias de hoje

A medicina tem progressivamente compreendido como as mulheres são especiais. Anteriormente tratadas sob os parâmetros dos pacientes homens, agora são compreendidas nas suas peculiaridades médicas.

Nas últimas duas décadas, o sucesso profissional das mulheres concedeu a elas um espaço definitivo no mercado de trabalho. Porém, as atribuições do lar e os cuidados com os filhos permaneceram sob suas responsabilidades.

Essa somatória de atividades provoca, muitas vezes, uma sobrecarga de estresse que não permite que a mulher pense nela mesma e sinaliza uma nova abordagem sobre as pacientes.

Uma das atitudes mais importantes para uma mulher manter-se saudável é consultar seu ginecologista anualmente, ou na regularidade definida por este profissional. A prevenção dos tumores do aparelho reprodutor feminino não é possível sem a avaliação e os exames complementares solicitados nessas consultas.

Porém, a manutenção do estado de saúde das mulheres precisa ser precedida de várias medidas e hábitos de vida que se adicionam aos cuidados anteriores.

Ao contrário do que se imagina, estatísticas americanas demonstram que as doenças cardíacas compõem a principal causa de morte nas mulheres. Segundo o CDC (Center of Disease Control and Prevention), 52,6 % das mortes ocasionadas por doenças cardíacas ocorrem nas mulheres.

São mães, irmãs, avós e esposas que tem suas vidas perdidas em função das doenças cardiovasculares. Felizmente, são doenças absolutamente passiveis de prevenção e é um novo desafio tratarmos o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres desse século.

Uma avaliação médica deve ser conduzida com bastante atenção à entrevista médica, na qual devemos buscar a identificação das carências de hábitos que consideramos adequados.

A atenção multidisciplinar às mulheres deve incluir consultas com nutricionistas e até fisioterapeutas. As pacientes que praticam atividade física muitas vezes se beneficiam de acompanhamento nutricional adequado e avaliação fisioterápica para encontrarem a orientação correta para que possam atingir seus objetivos nas academias.

Exames complementares de rotina, como testes cardiológicos e laboratoriais, auxiliam na identificação de alterações e conferem segurança para uma rotina saudável de exercícios. Hábitos de vida saudáveis podem prevenir as doenças cardiovasculares e evitar a progressão de patologias já instaladas.

Por isso, não fume, e caso já fume, esforce-se e pare. O tabagismo é uma causa importante para o desenvolvimento de acidentes vasculares cerebrais e da hipertensão arterial, para citar apenas dois exemplos.

Além disso, exercite-se, mexa-se, inclua uma rotina de atividades físicas na sua vida. Praticar trinta minutos de exercícios, diariamente, ajuda a reduzir o desenvolvimento das placas nas artérias, auxiliando, também, no controle do peso corporal, pois mantém o tônus muscular, aumenta a massa magra e reduz a massa gorda.

Como complemento, adote uma dieta saudável. Alimentação balanceada composta, fundamentalmente, por grãos, carnes magras, vegetais, frutas e doses moderadas de carboidratos, resumem uma dieta capaz de produzir um corpo saudável. A individualização da dieta feita por uma profissional nutricionista traz resultados ainda melhores.

Com estes simples cuidados, as mulheres podem, tranquilamente, festejar o seu dia que seus corações estarão preparados para qualquer emoção.

. Por: Dr. Rodrigo Alexandre Camargo, médico fisiologista e Coordenador do programa Check-Up Wellness do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira